Como todos sabem, o Boletim Salesiano é uma revista que foi fundada por Dom Bosco em 1877 e que tem como objetivo divulgar a espiritualidade salesiana e, ao mesmo tempo, o bem que se faz na Família Salesiana.
No ano passado, na reunião continental dos diretores do Boletim Salesiano da América, foi tomada a decisão de começarmos a divulgar em todos os Boletins latino-americanos um determinado assunto comum. Assim, na presente edição do BS Brasil, começamos a publicar assuntos relacionados ao Plano do Sexênio do Reitor-mor. O primeiro artigo trata da Identidade Carismática dos Salesianos de Dom Bosco e foi escrito pelo padre Luís Timossi, do Centro Salesiano de Formação Permanente América, de Quito, Equador. O Reitor-mor diz que “este sexênio deverá distinguir-se por um grande trabalho para crescer na profundidade carismática, na identidade salesiana, em todas as etapas da vida, com um empenho sério em cada inspetoria, em cada comunidade, até poder dizer como Dom Bosco: ‘Prometi a Deus que até o meu último suspiro seria em favor dos meus queridos jovens pobres’”. E o padre Luís afirma que “o carisma é como um prisma que revela a riqueza de cores que contém o feixe de luz que o atravessa. O Amor de Deus, Jesus e seu Evangelho, ao passarem pelo coração de Dom Bosco, se refletem em facetas deslumbrantes e características inconfundíveis. Revelam o mais profundo e belo da sua pessoa: sua ‘identidade’”.
O Papa Francisco, na sua mensagem para a Quaresma deste ano, nos diz que “a caridade, vivida seguindo as pegadas de Cristo na atenção e compaixão por cada pessoa, é a mais alta expressão da nossa fé e da nossa esperança”. Isso foi vivido intensamente por Dom Bosco no Oratório de Valdocco. Veja o artigo do padre Osmar Bezutte, que nos recorda como nosso Pai e Mestre fazia para manter gratuitamente os alunos do internato de Turim. Era o triunfo da caridade.
Hoje, a Rede Salesiana de Ação Social, através da União pela Vida, promove “campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, brinquedos e roupas em apoio às famílias atendidas, pois, especialmente por causa da pandemia, muitos perderam o emprego e se viram sem condições de prover o básico para seus filhos, por vezes, encontrando nas instituições salesianas a única fonte de alimentação”. Na sua última encíclica, Todos irmãos, o Papa nos chama atenção para o valor da pessoa humana, afirma o padre Agnaldo Soares Lima no seu artigo sobre esta mesma encíclica, ao tratar da Ação Social dos salesianos e salesianas no Brasil.
Também chamamos atenção dos leitores para o artigo especial deste Boletim que trata da nova configuração das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, “dentro de uma nova estrutura de animação capaz de responder aos apelos da missão educativo-evangelizadora na atualidade”.
Iniciamos o tempo da Quaresma deste ano. O Papa Francisco recorda-nos que “o jejum, a oração e a esmola – tal como são apresentados por Jesus na sua pregação – são as condições para a nossa conversão e sua expressão. O caminho da pobreza e da privação (o jejum), a atenção e os gestos de amor pelo homem ferido (a esmola) e o diálogo filial com o Pai (a oração) permitem-nos encarnar uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa”.
Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil