Educação

istock / Sasiistock

“Auxiliadora continuará realizando grandes milagres por meio de vós”

Com informações: Ir. Adair Sberga, FMA, e ANS

Cerca de 300 pessoas se reuniram em Roma, na Casa Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), para participar do Congresso Internacional de Educação “A contribuição das FMA à educação (1872-2022): percursos, desafios e perspectivas”. Outras 1.500 acompanharam virtualmente o evento, realizado nos dias 25 a 30 de setembro. O Congresso integrou as iniciativas pelas comemorações dos 150 anos de fundação do Instituto das FMA e foi organizado pela Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium.

Além das religiosas brasileiras que participaram do evento presencialmente ou de forma on-line, o Brasil salesiano também foi representado nas mesas de debates pela irmã Adair Aparecida Sberga, Gerente Executiva da Editora Edebê, 1ª Diretora Vice-Presidente da ANEC e membro do Conselho Editorial do Boletim Salesiano – Brasil, que desenvolveu o tema: “Da presença às presenças: os recursos educativos da comunidade”. Ir. Adair salientou que o Congresso foi uma oportunidade para rever o percurso, a expansão e os processos educacionais desenvolvido pelo Instituto nestes 150 anos de história, como também constatar como o Sistema Preventivo vem sendo vivenciado na prática nos 97 países onde a Congregação está presente, além de refletir sobre como os desafios foram superados de forma corajosa e empreendedora pelas Irmãs, nos mais variados contextos, e projetar linhas de ação para os novos futuros”.

istock / Sasiistock
No 150º aniversário do Instituto, estou convencido de que a Auxiliadora continuará realizando grandes milagres por vosso intermédio”.

Memória e futuro
Aliando a memória a um renovado compromisso com o futuro, o evento entrelaçou diversos registros: o histórico, que destacou o compromisso de gerações de educadores que, nos cinco continentes, se dedicaram à juventude; o pedagógico, em que foram levantadas perguntas sobre qual formação garantir para ficar à altura das exigências juvenis; e o horizonte vivencial, com a apresentação de duas pesquisas exploratórias que investigaram respectivamente a vivência das FMA em 150 anos de história e como alguns núcleos do Sistema Preventivo são pensados na atualidade.

O Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, presidiu a celebração eucarística de encerramento do Congresso, no dia 30 de setembro. Na homilia, ele destacou o caminho dos 150 anos de vida do Instituto das FMA e afirmou: “A história está cheia de milagres educativos, de realidades em que o amor curou tantas vidas, onde chegastes a transformar cidades, aldeias, espaços e famílias… No 150º aniversário do Instituto, estou convencido de que a Auxiliadora continuará realizando grandes milagres por vosso intermédio”.

istock / Sasiistock

Na sessão conclusiva, a Madre-geral das FMA, irmã Chiara Cazzuola, reiterou que a conferência “não foi apenas um evento celebrativo como ponto de chegada de uma longa e cuidadosa preparação”, mas um “ponto de partida para um novo caminho em nome da responsabilidade para com os jovens que nos são confiados, para com os nossos fundadores, para com a Igreja e a sociedade em que estamos inseridas, nos vários contextos geográficos e culturais”.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil