As Missões Salesianas, da Procuradoria Missionária Salesiana de News Rochelle, EUA, enviaram a Varsóvia, na Polônia, alguns contêineres com ajuda humanitária destinados à Ucrânia. Os contêineres foram recolhidos e transportados para a Ucrânia pela Procuradoria Missionária Salesiana de Varsóvia.
O primeiro contêiner, com suprimentos médicos (4.532,92 kg), chegou a Leópolis no dia 8 de setembro e foi transferido para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora de Rito Oriental - Irmãs Salesianas da Ucrânia. Parte do material foi enviado à comunidade salesiana de Zhytomyr. Os produtos médicos são destinados a hospitais locais e pessoas necessitadas.
O segundo contêiner (com 19.627,85 kg de arroz) chegou a Leópolis no dia 21 de setembro e foi recebido pelas comunidades locais - Salesianos greco-católicos e irmãs salesianas - e pela comunidade salesiana de Zhytomyr. O alimento é destinado aos moradores carentes das cidades e vilarejos do Leste da Ucrânia, onde a ajuda é mais necessária.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Foi realizado nos dias 28 de setembro a 2 de outubro, em Turim, Itália, o Congresso Internacional de Obras e Serviços Sociais Salesianos (OSSS). Coordenado pelo Âmbito da Pastoral Juvenil Salesiana, o evento reuniu cerca de 300 participantes, leigos e consagrados, das 91 circunscrições salesianas presentes em 134 países.
Da Inspetoria Salesiana de São Paulo participam os padres Agnaldo Soares Lima, delegado inspetorial da Família Salesiana, e Rafael Galvão, responsável pelas animações vocacional e missionária, além da leiga Glaziela Solfa, animadora de Ação Social.
A abertura do Congresso Internacional ocorreu no Teatro Grande Valdocco, pelo padre Miguel Ángel García, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil Salesiana e promotor do congresso.
As atividades de quinta-feira, 29 de setembro, tiveram início com a reflexão do cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo metropolitano de Tegucigalpa e coordenador do Conselho de Cardeais sobre a Doutrina Social da Igreja, sobre os desafios dos Salesianos em trabalharem com a área de assistência social. No painel de boas práticas deste dia, o padre Agnaldo Soares Lima apresentou aos participantes o trabalho desenvolvido pelo Circo Social de Itaquera, administrado pela Obra Social Dom Bosco.
Fonte: Jenniffer Silva – Inspetoria Salesiana de São Paulo
No dia 25 de setembro, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália, o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, presidiu a santa missa pelo envio missionário de 19 Salesianos de Dom Bosco (SDB) e nove Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Seis SDB não receberam o ‘visto’ em tempo. Para os Salesianos, foi a 153ª Expedição Missionária; para as Salesianas, a 145ª.
Em sua homilia, padre Fernández Artime reforçou que se deve aos missionários se hoje o carisma salesiano está em todo o mundo. “O nosso modo de viver juntos, em comunidade, de todos os lugares do mundo, é uma palavra profética”, explicou. O sucessor de Dom Bosco retomou em seguida o diálogo tido na véspera com os neomissionários: “Hoje o olhar missionário não pode, claro, ser o mesmo dos tempos de Dom Bosco: não vamos ensinar aos que não sabem. Vamos ao invés partilhar a vida, oferecendo o que nós somos e, seguramente, recebendo muito mais do que possamos oferecer”.
Após a profissão de fé, prosseguiu-se com o solene envio e a entrega das ‘cruzes missionárias’: pelo Reitor-mor aos Salesianos e pela irmã Ruth del Pilar, conselheira geral para as Missões, às missionárias, em nome da Madre-geral, irmã Chiara Cazzuola, que não pôde estar presente.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
O evento “A Economia de Francisco” foi realizado de 22 a 24 de setembro, em Assis, Itália, com a presença de mais de mil jovens economistas, empreendedores, inovadores e promotores de mudanças, de mais de 100 países. Leann D’Souza e Denzil Prato, ambos indianos, participaram do evento, como representantes da “Don Bosco Green Alliance”.
O ponto alto do último dia foi a presença do Papa Francisco entre os jovens. Dirigindo-se a eles o Papa declarou: "Uma nova economia, inspirada por Francisco de Assis, hoje pode e deve ser uma economia amiga da terra, uma economia de paz. Trata-se de transformar uma economia que mata em uma economia da vida, em todas as suas dimensões”.
O evento mundial foi encerrado com a assinatura do Pacto da Economia de Francisco, também assinado pelo Papa. Esta declaração conclusiva, composta por 12 princípios específicos, começa afirmando que: “Nós, jovens economistas, empreendedores e promotores de mudanças, chamados aqui a Assis de todo o mundo, conscientes da responsabilidade que grava sobre a nossa geração, nos comprometemos, hoje, individualmente e todos juntos, a dedicar nossas vidas para que a economia de hoje e de amanhã se torne uma economia do Evangelho”.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
No dia 3 de setembro, a Inspetoria São Tomé Apóstolo de Chennai realizou a solene celebração do centenário de presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Índia.
Os espaços do Campus do Auxilium de Katpadi acolheram a Madre-geral do Instituto das FMA, irmã Chiara Cazzuola, a conselheira da Pastoral Juvenil, irmã Runita Borja, a conselheira das Missões, irmã Ruth del Pilar Mora, o Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, as inspetoras das sete inspetorias indianas e representantes da Família Salesiana, que marcaram presença no evento.
O Reitor-mor presidiu a celebração eucarística do centenário para um auditório com, aproximadamente, mil pessoas. Na homilia, ele recomendou a fidelidade ao carisma, em particular para com as jovens mais pobres, porque “o segundo centenário será devido à fidelidade de quem está presente hoje”. A mensagem da irmã Chiara Cazzuola caracterizou-se por uma profunda gratidão pelas FMA missionárias pioneiras e pela centralidade da missão educativa salesiana a serviço das meninas, mulheres e crianças pobres das obras na Índia.
Fonte: Portal das FMA
O Brasil sediou de 14 a 16 de setembro o Encontro das Rádios Salesianas das Américas, no Instituto Teológico Pio XI, na cidade de São Paulo. O evento contou com a presença de 15 participantes, representando emissoras dos seguintes países: El Salvador, República Dominicana, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil.
O encontro marca a renovação do setor rádio américas (Cone Sul e Interamérica), seguindo a prioridade número 3 da proposta programática do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, para o sexênio: viver o “Sacramento salesiano da presença”, priorizando a rádio a serviço da missão salesiana: os jovens.
O grupo assumiu também a proposta do Pacto Educativo Global, especialmente nos compromissos: a pessoa no centro do processo educativo, promoção da mulher e cuidado com a casa comum.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS