O Papa Francisco, em sua carta encíclica ‘Laudato Sì’, refere-se ao cuidado da Casa Comum, que a todos acolhe e que todos partilhamos. O Papa exprime sua preocupação com o nosso planeta, pela exploração inconsiderada dos recursos que a natureza oferece e, sobretudo, faz um apelo para que haja união de todos na busca de um desenvolvimento sustentável e integral.
Uma das maneiras de promover o processo transformador é o engajamento em práticas que levem à sustentabilidade por meio do potencial uso de recursos de diversos ecossistemas, com o mínimo de prejuízo para a sua sustentação, sendo fundamental para a construção e formação de um sistema integrado. Isso significa concretizar processos formativos e educativos que permitam o equilíbrio entre o desenvolvimento e a conservação do meio ambiente, enfatizando a conservação dos ecossistemas naturais, a biodiversidade e a utilização racional dos recursos naturais.
Compreender o papel da sociedade diante de uma construção sustentável requer a valorização do indivíduo em seu direito à vida, de modo que a proposta de sustentabilidade aponte para o futuro, propondo um conceito mais integrador, que possa criar uma nova relação com nossa Casa Comum.
Dessa forma, é necessário estabelecer uma reflexão sobre esse processo, pois as questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade estão institucionalizadas diante de uma situação de adversidade, não apenas localmente, mas de maneira globalizada, e há importância em convergir estratégias, soluções ou mudanças que possam engajar ações que correspondem, de forma efetiva, no planejamento da preservação ou recuperação do meio ambiente.
Logo, o grande desafio de enfrentar a problemática ambiental é tomar consciência socioambiental que compreenda a resolução de uma crise ecológica em que vivemos para além das ações individuais, ou seja, que se torne um projeto de sociedade, e que abrigue, primordialmente, a sustentabilidade num plano comum.
O exemplo do LEAS
O Colégio Salesiano Itajaí vem desenvolvendo atividades que têm a preservação do meio ambiente como uma das suas principais pautas e que envolvem seus educandos como atuantes no processo formativo.
Um dos exemplos é o Projeto do Laboratório de Educação Ambiental do Salesiano (LEAS), criado no ano 2000, que desde então, por meio de ações coletivas, busca mobilizar a comunidade educativa à educação ambiental, voltada para a preservação do nosso bem maior que é o nosso planeta, nossa Casa Comum, realizando atividades que mostrem como a sustentabilidade diz respeito à forma como fazemos uso de todos os bens e recursos naturais e que sejamos conscientes da importância da garantia da vida em um ambiente equilibrado. As atividades possibilitam aos educandos o convívio com a natureza, fazendo com que se tornem responsáveis e se dediquem a tornar o ambiente um local onde todos possam viver a natureza em equilíbrio.
As ações engajadas nesse projeto permitem a todos os educandos participantes conhecerem os elementos da natureza e as suas interações no meio ambiente, seja por meio de trilhas ecológicas, atividades de reflorestamento, técnicas de observação de animais para estudos, exploração dos sentidos, horta educativa, construção de brinquedos com materiais recicláveis, projetos de reconhecimento ambiental ou gincanas.
Aliança Verde Dom Bosco
Em 2020, o Colégio Salesiano Itajaí tornou-se membro da “Don Bosco Green Alliance” (Aliança Verde Dom Bosco), um coletivo internacional de jovens das instituições da Família Salesiana de Dom Bosco que contribuem para a ação, o pensamento e a política ambiental global, tendo como missão criar um ambiente que seja seguro e que cuide de toda a vida no planeta, enquanto se constrói uma nova geração de cidadãos e líderes comprometidos com o meio ambiente.
Projeto Contraturno
Outro projeto importante e que vem trabalhando o cuidado com o meio ambiente é o Projeto Contraturno, que atende crianças do Colégio Salesiano Itajaí e Balneário Camboriú. No projeto, realizam-se oficinas sobre horta educativa e educação ambiental, nas quais as crianças têm total interação com todos os elementos envolvidos. Por meio dessa contextualização, as crianças passam a observar e vivenciar diversos fatores que podem acontecer num ambiente comum e a sua implicação na natureza, possibilitando a elas momentos reflexão e socialização sobre o que foi vivenciado, incentivando-as a tematizar soluções para uma adversidade apresentada, contribuindo para todo o processo de aprendizagem.
Tanto as atividades realizadas pelo Laboratório de Educação Ambiental do Salesiano, como as oficinas de horta educativa e educação ambiental do Projeto Contraturno são realizadas no Espaço Verde do Colégio Salesiano Itajaí, uma área de propriedade da inspetoria inserida em meio à Mata Atlântica. Trata-se de um local que desperta o interesse e aguça a curiosidade dos educando para a realização das atividades e que, naturalmente, favorece a educação ambiental, por meio das práticas que possibilitam a eles o desenvolvimento de habilidades que valorizam o cuidado, o respeito e a interação entre o homem e o meio ambiente.
Dessa forma, acredita-se que cada participante da prática passa a ser um multiplicador dessa experiência, fortalecendo ainda mais ações para a preservação do meio ambiente e da nossa Casa Comum, promovendo a união a favor do desenvolvimento sustentável e integral para todos, permitindo que a natureza e os seres vivos se preservem em harmonia.
A Profa. Dra. Ana Elisa de Godoy Beltrame é professora do Colégio Salesiano Itajaí e Balneário Camboriú.