Internacional

Uma causa sem fronteiras

Com informações: Portal FMA e Agência Info Salesiana – ANS
A comunidade salesiana internacional também tem organizado uma série de iniciativas em favor do cuidado com a Casa Comum. Entre os inúmeros exemplos, destacamos aqui os mais recentes que englobam desde a coleta de lixo até um projeto de formação em agricultura orgânica e sustentável.

Campanha "Grow Bosco"
O Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, iniciou, no dia 2 de março, na Inspetoria Salesiana São José, em Hyderabad, na Índia, a campanha de plantio de árvores “Grow Bosco”, que visa conscientizar e promover a causa da carta encíclica “Laudato Sì”. Entre os objetivos da campanha estão: promover a sustentabilidade econômica das famílias da província de Hyderabad, gerando renda com as árvores frutíferas, aumentar a cobertura verde por meio do plantio de árvores feito por pessoas da comunidade e reduzir a emissão de carbono.

Nesta fase inicial, a meta é plantar 10 mil árvores, mas nos próximos anos a campanha pretende assentar um total de 100 mil árvores. O nome da campanha “Grow Bosco” tem suas raízes na palavra Bosco, que em italiano significa ‘bosque’, ‘mata’. Logo, Grow Bosco significa “cultivar bosque”.

Coleta de garrafas plásticas
Em fevereiro, a Comunidade do Pós-Noviciado Salesiano Sagrado Coração de Jesus, de Sunter, Norte de Jacarta, na Indonésia, assinou um acordo de cooperação para a gestão dos resíduos de garrafas de plástico com a “Plastic Bank Indonesia” - trata-se de uma organização que colabora na promoção da “Laudato Sì” por meio da coleta e reciclagem de plástico e sua transformação em fundos sociais para comunidades.

Desde então, o Pós-Noviciado e a população da região começaram a recolher garrafas plásticas de forma regular. Além disso, foi construído um depósito para garrafas plásticas (e não plásticas) e dois salesianos ficaram responsáveis por organizar os materiais. Eles tiram as tampas, separam as embalagens recicláveis e as achatam para que possam ser armazenadas em sacos. Graças a este trabalho, dois lotes de garrafas plásticas já foram entregues à equipe do Plastic Bank.

“Dom Bosco ama o meio ambiente”
Os Ex-alunos de Dom Bosco de Timor-Leste promoveram, no dia 21 de janeiro, a iniciativa “Dom Bosco ama o meio ambiente”, que consistiu na coleta de lixo em dois locais da cidade de Díli: na praia, em frente da igreja paroquial de Motael, e na praia de Bidau Santa Ana, também em Motael. A iniciativa, realizada em preparação à festa de São João Bosco, contou com a participação de membros da Família Salesiana de Díli, dos alunos das escolas dirigidas pelas Filhas de Maria Auxiliadora e pelos Salesianos de Dom Bosco e, também, dos jovens das casas de formação (FMA e SDB) e voluntários.

As operações de limpeza do ambiente são realizadas como contribuição na redução do aquecimento global. Essas atividades também sustentam as iniciativas da Don Bosco Green Alliance internacional, lançada em 2018 pelas instituições da Família Salesiana.

Agricultura orgânica e sustentável
A Escola Técnica Dom Bosco de Gatenga, eme Ruanda, lançou um projeto de formação profissional em agricultura orgânica e sustentável. A proposta visa promover uma agricultura moderna que possa tornar a comunidade autossuficiente em termos de alimentos, ajudar os alunos a adquirir conhecimentos práticos em agricultura orgânica e preservar o meio ambiente.

Os salesianos de Gatenga constataram a necessidade do programa após a pandemia. Eles acreditam que seu desenvolvimento ajudará a melhorar a alimentação das comunidades vizinhas e, também, dos alunos que fazem as refeições na escola. O programa abrange a proteção do meio ambiente, a formação dos jovens e o apoio aos agricultores em situação de vulnerabilidade, na busca por trabalho após a conclusão dos estudos.

O projeto, que ainda está em fase piloto, foi possível graças ao Escritório de Planejamento e Desenvolvimento (PDO, em inglês) da Visitadoria São Carlos Lwanga, da África Grandes Lagos, e aos financiamentos provenientes da Itália Salesiana.

Encontro Nacional REALSA México
Nos dias 10 a 12 de março, mais de 130 estudantes das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Salesianos de Dom Bosco do México participaram do Encontro Nacional dos Representantes dos Estudantes Salesianos (REALSA) em Camohmila, Morelos. A iniciativa, organizada pela Equipe Nacional de Educação Salesiana (ENES) em Camohmila, teve o intuito de levar os jovens a refletirem e crescerem como Líderes Guardiões da Criação.

Ao longo do encontro, cuja acolhida inicial foi realizada pela irmã Margarita Chavarría, inspetora das FMA, foram promovidas diversas atividades, palestras e oficinas sobre ecologia integral, conversão ecológica e o cuidado com a criação.

No primeiro dia, a irmã Maria Guadalupe Chávez apresentou aos jovens Santa Maria de Guadalupe, modelo da ecologia integral e de ação em favor da guarda da criação humana. Em sua apresentação, explicou-lhes que a Virgem traz impressas em seu manto as constelações que, ao amanhecer, se encontravam na abóbada celeste, o que a torna a Guia de um povo, a Estrela que dirige do céu.

No segundo dia de atividade, a irmã Maria del Carmen Juárez conduziu a oração ecológica, durante a qual os jovens louvaram a Deus, reconhecendo-O presente na natureza. Prosseguiram com a reflexão sobre Jesus, Dom Bosco, Madre Mazzarello e o Papa Francisco.

No último dia, o padre Filiberto González Plasencia, inspetor dos SDB, encorajou os participantes dizendo: “Sejam líderes, guardiões da criação, recordem-se que nascemos de um homem cujo sobrenome é ‘Bosco’ e com ele somos pessoas que constroem e promovem a ecologia integral. Façam a diferença na escola, no seu ambiente, na sociedade, porque Dom Bosco crê em vocês; façam do nosso mundo um ‘Bosque’, uma casa comum onde possamos viver todos juntos em paz, todos na mesma casa, construindo-a e tornando-a mais bela”.

No final do encontro os representantes das escolas receberam a imagem de Santa Maria de Guadalupe. Também foi assinada a Aliança para o Cuidado do Ambiente, para promover em cada escola salesiana.

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil