Comunicação

istock / Boonyachoat

Salê Sustentável

Com informações: Comunicação ISJB
A Inspetoria São João Bosco (ISJB) iniciou em 2022 uma série de ações de comunicação para envolver as obras sociais e escolas da Inspetoria em um esforço comum de educação ambiental e sustentabilidade.

Inspirada pela encíclica Laudato Sì, do Papa Francisco, e encorajada pelas diretrizes do Capítulo Geral 28 dos Salesianos de Dom Bosco, a área de Comunicação da Inspetoria São João Bosco (ISJB) iniciou uma série de ações integradas de comunicação e marketing para envolver as obras sociais e escolas da inspetoria no cuidado com a Casa Comum e na promoção da ecologia integral.

Vale lembrar que a ISJB é membro ativo da Aliança Verde Dom Bosco (Don Bosco Green Alliance – DBGA), iniciativa salesiana mundial de atenção ao meio ambiente que tem três áreas prioritárias de atuação: combate à poluição, redução do aquecimento global e eliminação de plásticos e descartáveis. Conheça a seguir o projeto Salê Sustentável e como ele coloca a comunicação a serviço da sustentabilidade.

A ideia é não apenas levantar o que é feito, mas como essas práticas poderiam ser estendidas a outras casas salesianas.

Lançamento
A apresentação do projeto Salê Sustentável aconteceu em junho do ano passado, para 65 representantes de obras salesianas da América Cone Sul durante o evento on-line Don Bosco Green Alliance América. Na ocasião, os participantes da ISJB explicaram que o objetivo do projeto é gerar visibilidade e estimular o compartilhamento das melhores práticas educativas e pastorais para o cuidado da Casa Comum, muitas das quais já são realizadas nas obras da Inspetoria.

Junto com isso, o plano inicial do Salê Sustentável é realizar ações locais que possam impactar no dia a dia dos colaboradores e educandos de maneira sustentável, com práticas que fomentem a redução de resíduos, a reciclagem, o reuso e a conscientização ambiental.

A primeira ação concreta foi o lançamento do projeto de sustentabilidade corporativa no Centro Inspetorial, em 8 de junho de 2022, seguida de uma campanha de conscientização com mensagens associadas ao comportamento ecologicamente responsável, nos meses de agosto e setembro. Em 2 de setembro, durante o “Bom Dia”, foi realizado um diálogo sobre “Boas práticas no ambiente de trabalho” que colaboram para rever comportamentos, principalmente, aqueles associados à redução de resíduos, reciclagem, reuso, bem como, um incentivo para que essas ações sejam replicadas pelas pessoas junto às suas famílias. Como ato concreto, foi entregue para todos os colaboradores um copo reciclável fabricado a partir de materiais ecologicamente sustentáveis.

Ações práticas de sustentabilidade
A substituição ou redução do uso de copos descartáveis a partir da distribuição, pela inspetoria, de copos, canecas ou squeezes reutilizáveis feitas com material reciclado é uma das ações práticas previstas nesta primeira fase de implantação do projeto Salê Sustentável.

Já foi lançado também um site, dentro do portal da ISJB, para explicar os objetivos do projeto, compartilhar notícias sobre as boas práticas de preservação ambiental realizadas nas escolas e obras sociais da Inspetoria e oferecer as artes de cartazes, adesivos e plaquinhas que podem ser utilizados nas casas salesianas para incentivar o uso consciente de recursos como energia elétrica e água.

Dentro das ações de marketing, além da divulgação de campanhas informativas e notícias pelas redes sociais da ISJB, o projeto prevê a negociação de parcerias com empresas de reciclagem e cooperativas para a coleta e recolhimento do lixo reciclável das obras; bem como o incentivo a parcerias para a realização de palestras e eventos de formação e conscientização, voltados para os colaboradores das obras, educandos e suas famílias.

Para o médio e longo prazo, o projeto Salê Sustentável prevê a realização de uma pesquisa, levantando todas as boas práticas já realizadas nas escolas e obras sociais da Inspetoria São João Bosco. A ideia é não apenas levantar o que é feito, mas como essas práticas poderiam ser estendidas a outras casas salesianas, com ações como a implantação de coleta seletiva de lixo, a troca de dispensers de papel para secar as mãos por secador elétrico e a troca de lâmpadas comuns pela iluminação por led.

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil