Quando Deus criou o mundo, em cada momento desta criação, “viu que isso era bom”. E quando Ele contemplou toda a sua obra, “viu que tudo era muito bom”. Este é o estado original do nosso mundo, do lugar onde habitamos com toda a criação. Quem diria que um dia a humanidade iria se preocupar com a preservação do meio ambiente, da Casa Comum onde moramos, se tudo era muito bom?
Crescer e dominar o mundo, como é dito no livro do Gênesis, não significa destruir nem depredar. Hoje nos acostumamos a falar em consciência ambiental, preservação do meio ambiente, sustentabilidade. São termos presentes em debates, eventos, publicações. Precisamos mudar alguns de nossos hábitos para contribuir com a longevidade do planeta: separamos o lixo reciclado, economizar água, adotar aquecedores solares. Do ponto de vista individual, procuramos fazer a nossa parte.
Porém, o grande desafio é envolver a todos nessa questão. Aos poucos, muitas vozes foram se elevando, alertando para essa situação. Uma das vozes que grita mais alto nos dias de hoje é a do Papa Francisco, que na sua encíclica Laudato Sí trata do cuidado para com a Casa Comum, da preocupação com o planeta, mas que, de modo especial, tenta unir a todos na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. Por isso o Boletim Salesiano deste mês trata desse assunto, tendo como foco o meio ambiente e a educação.
“O grande desafio de enfrentar a problemática ambiental é tomar consciência socioambiental que compreenda a resolução de uma crise ecológica em que vivemos para além das ações individuais, ou seja, que se torne um projeto de sociedade, e que abrigue, primordialmente, a sustentabilidade num plano comum”, diz a Dra. Ana Elisa de Godoy Beltrame em seu artigo “O meio ambiente e o cuidado da Casa Comum”.
A Família Salesiana, dócil à palavra do Papa Francisco e do Reitor-Mor, vem realizando ações e práticas que ajudam a todos e principalmente aos destinatários da nossa missão, as crianças, os adolescentes e os jovens, a tomar consciência de que somos chamados a cuidar e a preservar nossa Casa Comum.
Temos o projeto da “Don Bosco Green Alliance”, uma plataforma internacional que reúne instituições, organizações e indivíduos da Família Salesiana espalhados pelo mundo pela causa da sustentabilidade ambiental. A matéria especial do BS trata desta plataforma internacional e dos membros que dela fazem parte. No Brasil, são 31 entidades que estão integradas à Aliança Verde Dom Bosco.
Neste Boletim, procuramos mostrar esaas boas práticas e ações que são realizadas nas escolas e colégios, nas obras sociais e nas paróquias e demais Obras em que atuamos. Podem ser pequenas ações, mas o mais importante é que há um envolvimento concreto em tentar ajudar a salvar nosso planeta.
No mês de junho lembramos, como filhos de Dom Bosco, do Sagrado Coração de Jesus. O Reitor-Mor, no seu artigo, nos diz que “a devoção ao Sagrado Coração de Jesus faz parte do DNA salesiano. Nesta festa, contemplamos o coração aberto de Jesus para abrir também os nossos corações ao amor”. Certamente este amor de Deus por nós inclui o cuidado para com o meio ambiente. E por isso a Família Salesiana não medirá esforços para se aliar com as entidades e as pessoas que desejam contribuir para um mundo que seja nossa Casa Comum.
Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil