Em 2023, está sendo celebrado o terceiro Ano Vocacional, uma oportunidade, como afirma a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – para “redescobrir a Igreja e sua missão: dinamizar as pequenas comunidades eclesiais com uma injeção missionária”. Tanto o tema do Ano Vocacional, “Vocação: Graça e Missão”, quanto o lema “Corações ardentes, pés a caminho” são direcionados ao despertar vocacional dos jovens e falam muito diretamente à Família Salesiana e à sua missão de educar e evangelizar as juventudes.
Assim, nesta edição do Boletim Salesiano, especial sobre o Ano Vocacional, optamos por adotar uma perspectiva salesiana, mesclando as informações sobre o que é vocação e suas diferentes formas, com os testemunhos concretos de como vivem a sua vocação alguns Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e Salesianos Cooperadores (SSCC).
Na primeira entrevista, a Ir. Nice, responsável pela Animação Vocacional, pela Animação Missionária e pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), das FMA, fala sobre a missão da Família Salesiana no acompanhamento vocacional das juventudes.
Em seguida, vêm as entrevistas com dois Salesianos de Dom Bosco, que contam suas trajetórias de vida e refletem sobre a vocação sacerdotal em duas áreas fundamentais para a Família Salesiana. Padre Bené trata sobre a presença educativa e a formação dos jovens, enquanto o Padre Giaccaria conversa sobre a dimensão missionária da ação salesiana.
Para a Ir. Othília, que aos 90 anos de idade ainda se dedica à catequese e ao acompanhamento da Família Salesiana em Campo Grande, MS, “a Filha de Maria Auxiliadora é marcada por um sinal muito especial: a dedicação aos jovens mais pobres”. Já a entrevista com a Ir. Magda reforça como Deus prepara o caminho para cada um de nós, mesmo quando não percebemos a sua ação em nossa vida.
Além da vocação sacerdotal e da vocação à vida religiosa consagrada, esta edição do Boletim Salesiano aborda a vocação leiga, ao matrimônio e à vida em família, foco da entrevista com os Salesianos Cooperadores Johélino e Marta. A ação fundamental salesiana nos oratórios é o foco da entrevista com outros dois casais deste ramo da Família Salesiana, os Salesianos Cooperadores Armando e Deusa e Angel e Marianna. Fechando a série de entrevistas, a vocação do catequista é o tema da conversa com a leiga Maria José.
Esperamos que a leitura desses testemunhos envolventes, de vidas doadas pelo bem das juventudes, inspire outras pessoas a também se juntarem, cada um de acordo com sua própria vocação, ao amplo movimento em favor dos jovens iniciado por Dom Bosco.
Ana Cosenza
Editora do Boletim Salesiano Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Foto de capa
istock: Caiaimage/Robert Daly
Administração
Maria DantasCisbrasilW3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DFFone: (61) 3214-2300Home page: www.boletimsalesiano.org.br
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.