Nacional

Ações que geram esperança no Brasil

No Brasil, as ações de solidariedade e atenção ao próximo realizadas em escolas, obras sociais e paróquias, ainda que pareçam localizadas, são exemplos inspiradores e geram a esperança de uma sociedade mais justa e fraterna.
Com informações: Equipes de Comunicação da RSB e das Inspetorias

Salesiano Jaboatão realiza doação de livros para bibliotecas comunitárias
Durante o recesso de julho, a equipe do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes, PE, realizou um mutirão de limpeza, separação, organização e doação de livros de literatura salesiana, infantil e infanto-juvenil, para o programa de extensão da Universidade Federal de Pernambuco – Bibliotecas Comunitárias na UFPE.

A escola recebeu a visita da formadora pedagógica Maria Helena Dubeux, do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal do Pernambuco, e da colaboradora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Fátima Dutra, para auxiliar na separação das obras que seriam encaminhadas para doação.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que há dois anos tem ocupação territorial no bairro da Torre em Recife, está implementando uma biblioteca comunitária dentro de sua cozinha solidária. A biblioteca visa atender ao público local da periferia, bem como as “formiguinhas” (crianças), jovens, adultos e idosos. O objetivo deste espaço é formar leitores e trabalhar o eixo garantidor da leitura e da literatura, conforme explicação da colaboradora Fátima:

A formadora Maria Helena Dubeux destacou que a doação dos livros vai contribuir para as bolsas de livros que serão doadas às crianças durante a Feira de Leitura do CEEL e para o acervo das bibliotecas comunitárias de toda Região Metropolitana do Recife. “É um prazer enorme estar recebendo essa doação desta biblioteca para nossa feira de leitura, pois nós vamos distribuir sacolinhas de livrinhos para crianças das comunidades carentes e das bibliotecas comunitárias, com isso, essa ação está colaborando para difundir a literatura”, disse Maria Helena.

Colégio Salesiano em Corumbá doa alimentos para comunidades carentes
Uma demonstração de amor e solidariedade tomou conta da Cidade Dom Bosco, em Corumbá, MS, com a doação de alimentos feita pelo Colégio Salesiano Santa Teresa, em julho. A iniciativa, que surgiu da vontade de fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam, resultou em uma arrecadação significativa de alimentos não perecíveis e outros itens essenciais.

Os representantes do colégio salesiano entregaram pessoalmente a doação à Cidade Dom Bosco, sendo recebidos com gratidão por toda a comunidade. “Em nome da Cidade Dom Bosco expressamos nossos mais sinceros agradecimentos ao Colégio Salesiano de Santa Teresa por essa generosa doação. Sabemos que atos como esse fazem a diferença e alegram o dia dos nossos protegidos e seus familiares. A ação solidária promovida pelos jovens estudantes mostra que o amor vai além das palavras e se transforma em ação concreta”, foi a postagem da Cidade Dom Bosco nas redes sociais.

Alunos do Salesiano Santa Rosa participam do projeto “Quentinhas do Bem”
Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, RJ, participaram em junho, de uma ação social junto ao grupo que realiza o projeto “Quentinhas do Bem”, da Paróquia Santo Cristo dos Milagres, no bairro Fonseca, também em Niterói.

O projeto existe desde 2019 e realiza, atualmente, a entrega de 120 quentinhas por semana, destinadas a pessoas que vivem nas ruas do centro de Niterói e no entorno. Como parte da atividade, os alunos participaram da produção dos alimentos, montaram e embalaram as marmitas e também ajudaram na organização da cozinha. Através dessa atividade, os jovens conheceram na prática como funciona um trabalho voluntário e como essa ação influencia a vida de várias pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A participação no projeto faz parte do componente eletivo “Voluntariado”, que integra a grade curricular do Novo Ensino Médio. Durante os encontros, os alunos inscritos vivenciam o protagonismo juvenil, por meio de formação humana, comunitária e cristã, encontros, dinâmicas e visitas a instituições de assistência social. A eletiva reforça os valores e o carisma salesiano, que visam educar crianças, adolescentes e jovens para além do ambiente escolar, no âmbito da vida social e coletiva.

Acadêmicos de Enfermagem doam sangue no Hemocentro de Araçatuba
Acadêmicos do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO, em visita técnica ao Hemocentro de Araçatuba, SP, decidiram ir além dos estudos e doaram sangue, a fim de evitar a defasagem dos estoques.

Durante a visita, a turma teve acesso a todo o processo de captação dos doadores, bem como ao trabalho da enfermagem no local. A acadêmica do 7º termo de Enfermagem, Caroline Morita, lembrou que uma pequena quantidade do próprio sangue é capaz de ajudar a salvar vidas de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Já a coordenadora do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO, professora Gisele Sailler, completou que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “O sangue é insubstituível. Por isso, o Ministério da Saúde reforça, periodicamente, a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue”, ressaltou.

Jovens do CESAM-GO levam sorrisos a hospitais
Os membros da Pastoral do CESAM-GO visitaram o Hospital Infantil de Campinas e o Hospital da Criança, ambos em Goiás, com a proposta de animar as crianças que estão sob tratamento nessas unidades. Robert Trajano, instrutor do CESAM-GO e membro da Pastoral, explica que todos os envolvidos são jovens voluntários e missionários dedicados à evangelização. Atualmente, aproximadamente 45 adolescentes participam ativamente dessas ações.

Uma das crianças que teve a oportunidade de receber a visita da Pastoral do CESAM é Ana, de oito anos, que está internada no Hospital da Criança. Valgelanea Ramos, mãe de Ana, expressou sua alegria com a visita: “Eu vi vocês chegando e disse à minha filha que teríamos a visita de palhacinhos. Foi um momento maravilhoso que trouxe muita alegria a ela”, relatou.

Valgelanea também compartilhou que houve poucas interações durante a internação de sua filha, e a visita do grupo animou tanto Ana quanto ela em relação ao tratamento hospitalar. "Ficar aqui já é entediante, mas a visita de vocês contribuiu para melhorar a nossa estadia", ressaltou Valgelanea.

Essas visitas aos hospitais são realizadas duas vezes por ano com o propósito de proporcionar uma terapia do riso para as crianças hospitalizadas. Keila Rodrigues, enfermeira do Hospital da Criança, enfatiza que essa atividade tem um impacto positivo no tratamento das crianças, auxiliando em sua recuperação.

Para os adultos envolvidos, a emoção de proporcionar alegria em um momento tão importante na vida das crianças e de suas famílias é inestimável. "Como missionários, é uma honra imensa fazer parte da vida dessas pessoas, levando um pouco de esperança em momentos tão desafiadores. Seguimos os ensinamentos do nosso mestre, Jesus", ressalta Robert Trajano.

Centro Juvenil de Alagoas acolhe desalojados pelas enchentes
Entre os dias 8 e 10 de julho, o Centro Juvenil Dom Bosco, em Matriz de Camaragibe, AL, recebeu 128 famílias desalojadas pela enchente ocorrida no município. No total, 388 pessoas foram atendidas na instituição e receberam alimentação, roupas, agasalhos, itens de higiene pessoal e, principalmente, acolhimento espiritual e fraterno por parte dos que trabalham e se voluntariam na obra.

“É difícil segurar as lágrimas diante das dores e perdas materiais dessas pessoas. Mas, o coração é também grato ao Senhor por todos estarem vivos e nós, como Centro Juvenil, podermos abrir as portas mais uma vez para todos que necessitam”, relatou Islane Santos, coordenadora pedagógica do centro juvenil.

No domingo, 9 de julho, padre Geraldo Albuquerque, SDB, diretor do Centro Juvenil, preparou uma recreação para as crianças que estavam alojadas no local, a fim de distraí-las da situação. Voluntários e coordenadores de grupos jovens participaram dessa ação.

“O nosso Centro Juvenil abriu mais uma vez as portas para acolher o povo vítima das enchentes na nossa cidade. Tenho só a agradecer a todos que colaboraram. A ajuda fraterna daqueles que se disponibilizaram a estar aqui no Centro Juvenil e, também, a Campanha Solidária da nossa Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, a Rede Salesiana Brasil, a Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura Municipal, o apoio, o carinho e a confiança na nossa Igreja e no trabalho do Centro Juvenil”, afirmou padre Geraldo.

Dia S reúne moradores de Guaratinguetá e região
O UniFatea realizou a 14º edição do Dia S. O evento solidário ocorreu no Espaço Multiuso Turístico Cultural Luiz Carvalho dos Santos, ao lado da Biblioteca Municipal, em Guaratinguetá, SP, oferecendo atividades gratuitas à população da cidade e região, que puderam participar de ações de saúde e dinâmicas sociais.

Os cursos do centro universitário marcaram presença com atividades ministradas pelos alunos e supervisionadas pelos professores. A população pôde encontrar estandes de Bem-estar e Saúde, Cosmética, Farmácia, Comunicação Social, Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia, Enfermagem, Administração, terapia holística e maquiagem. Todos os atendimentos foram gratuitos. Além disso, apresentações de dança, capoeira e ginástica também foram realizadas durante o evento.

É a terceira vez que a cidade de Guaratinguetá sede espaço para a realização do Dia S. “É uma parceria na qual a Prefeitura colabora com a infraestrutura e organização do evento. Já o UniFatea fica responsável pelos profissionais e pelas atividades fornecidas à população. Assim, os moradores da cidade têm a oportunidade de encontrar excelentes profissionais do Unifatea, de forma gratuita. É um serviço social que beneficia toda a população”, comenta o chefe de gabinete da Prefeitura, Marco Antônio Baracho.

Quem passou pelo Dia S teve ainda a oportunidade de atualizar as doses de vacinação contra Covid-19 e Influenza, graças à parceria do UniFatea com a Prefeitura de Guaratinguetá.

“O Dia S é um evento muito interessante, ele busca solidariedade e empatia, e trazer os alunos do UniFatea para mostrar tudo o que a gente faz é muito gratificante. A cada edição vemos uma maior participação dos alunos e da comunidade”, afirma Diego Barreto, auxiliar de coordenação dos cursos de Comunicação Social.

Estudantes salesianos desenvolvem barco movido a energia solar
Na busca por um mundo mais sustentável, estudantes do 9º ano do Instituto Santa Maria Mazzarello, em Recife, PE, criaram um inovador barco movido a energia solar, uma fonte de energia limpa que reduz a poluição. O projeto “Ecocapibaribe: a navegabilidade através de um barco sustentável” surgiu como resposta à preocupação em preservar o Rio Capibaribe, substituindo o uso de óleo diesel, que normalmente é prejudicial ao meio ambiente, em especial ao rio.

Em 2022, o Projeto Capibaribe, sob o olhar de uma nova geração, apresentou as características ambientais, sociais e econômicas do rio na Feira Internacional Ciência Jovem, organizado pelo Espaço Ciência. Naquele ano, o projeto foi vencedor em sua categoria, e, em 2023, segue destacando a proteção deste importante recurso hídrico.

“O projeto ‘Ecocapibaribe: a navegabilidade através de um barco sustentável’ foi desenvolvido para que tenhamos uma alteração nos modelos de barcos que navegam em nossos rios, pois eles depositam resíduos de combustíveis que degradam as nossas águas. A intenção é que possamos utilizar barcos que não impactem o meio ambiente”, disse o professor de Geografia e orientador do projeto, Ary Junior.

À frente da navegabilidade do Capibaribe com a utilização do barco sustentável, estão os alunos Luara Silva, Lorena Estelita, Larissa Germano, Alice Silva, Rafael, João Guilherme e Matheus Ferreira.

“Às vezes as pessoas não têm acesso a essa conscientização e não pensam no que pode acontecer com o rio ao longo dos anos. Acho importante que todo mundo tenha acesso a esses aprendizados para que todos consigam entender como o rio é importante e afeta a questão econômica e social”, disse a aluna Alice Araújo.

A preocupação com o meio ambiente é um assunto debatido no mundo todo e, em especial, no Instituto Santa Maria Mazzarello, essa temática é abordada tanto na teoria quanto na prática.

Baixe esta matéria em PDF
© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil