Botsuana, a nova presença salesiana na África
A Família Salesiana está presente em mais um país! Na tarde de 26 de novembro de 2023, Solenidade de Cristo, Rei do Universo, chegaram a Francistown, segunda maior cidade da República do Botsuana, na África, os três primeiros salesianos - o padre Vincent Tembo, o padre Irvin Lumano e o irmão Sylvester Makumba - os quais foram calorosamente recebidos pelo bispo de Francistown, dom Antony Rebello SVD. Em julho, o Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, com o consenso do seu Conselho, havia aprovado o início de uma nova presença salesiana em Botsuanas.
Tudo iniciou quando dom Anthony convidou o padre Eustace Siame, salesiano da Zâmbia, a pregar um retiro para os católicos da sua Diocese, em 2022. Sucessivamente convidou também o superior da Visitadoria da ZMB a iniciar uma casa na sua Diocese. Em 8 de fevereiro de 2023, logo após sua tomada de posse como superior da Visitadoria ZMB, o padre Michael Mbandama fez a primeira visita ao país, acompanhado por dois salesianos.
“A República do Botsuana é um país africano economicamente abastado e o pedido de dom Rebello aos salesianos é sobretudo para cuidar dos jovens marginalizados, iniciando um Centro juvenil, porque também no Botsuana há meninos pobres. Pede-nos também para trabalhar com os imigrantes clandestinos presos na Casa de Detenção, em Gerald; e para cuidar do centro para as Missas (Mass Centre), em Monarch, e, eventualmente, transformá-lo numa paróquia”, explicitou o padre Alfred Maravilla, conselheiro geral para as Missões.
Os Salesianos no coração do Saara
Na madrugada de domingo, 29 de outubro de 2023, os últimos três – dos quatro salesianos destinados à primeira comunidade salesiana da República do Níger – desembarcaram em Niamey, capital do país. A comunidade, portanto, agora é formada por quatro missionários, todos de origem africana: padre Aurélien Ahouangbe; os salesianos em formação Kenneth Tochukwu Odo e Dieudonné Mulongoy; e o padre John Mary Etunke.
Havia meses que o grupo de missionários ansiava por esta viagem. Foram muitas as horas passadas se preparando para a jornada que tinham pela frente, aprendendo usos e costumes das pessoas com quem iam trabalhar. Apesar da instabilidade política que marcou a República do Níger no passado recente, os quatro missionários pioneiros mostraram-se entusiasmados e ansiosos por enfrentar o desafio e iniciar a nova obra.
A Congregação Salesiana sempre foi conhecida por sua dedicação à educação e ao desenvolvimento dos jovens. A missão no Níger não será diferente. A tarefa desses missionários pioneiros é estabelecer uma nova presença salesiana no país e proporcionar a educação e a formação profissional necessárias a jovens locais.
A República do Níger é um país com vasto território e uma população de 27 milhões de pessoas, das quais 58% são jovens. É, de fato, um dos países com população mais jovem do mundo. Ao mesmo tempo, é considerado um dos países mais pobres do mundo, com cesso limitado à educação. O país tem uma população muçulmana de aproximadamente 99,9%, enquanto os cristãos representam 0,24%. Recentemente, em 26 de julho de 2023, o país sofreu um golpe de Estado que depôs o presidente democraticamente eleito, Mohamed Bazoum. Atualmente, quem está à frente do país é o general Abdourahamane Tchiani, chefe da junta militar.
O arcebispo de Niamey, Laurent Lompo, confiou a animação pastoral do setor ocidental da Diocese aos Salesianos. A região conta com quatro comunidades cristãs, que vivem isoladas na área devido à ameaça de terrorismo. A expectativa é que a Inspetoria da nova comunidade, a África Nigéria-Níger (ANN), consiga organizar uma pastoral de emergência dinâmica, capaz de apoiar os deslocados e acompanhar as pessoas que permaneceram nas áreas de conflito. De acordo com dom Laurent Lompo, havia grande expectativa na população local pela chegada dos salesianos, que representam um sinal de esperança para o povo do Níger.
Grécia: a nova fronteira salesiana na Europa
No 148° Aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, em 11 de novembro de 2023, o padre Alfred Maravilla, conselheiro Geral para as Missões, anunciou que a Congregação aceitou o convite de dom Petros Stefanou, bispo de Syros, Santorini e Creta, de começar uma presença salesiana em sua Diocese. “Depois de muitíssimos anos, a Grécia é o mais recente país, na Europa, a iniciar uma nova presença. É, pois, a novíssima fronteira salesiana na Europa”, explicou o padre Maravilla.
O arcebispo de Niamey, Laurent Lompo, confiou a animação pastoral do setor ocidental da Diocese aos Salesianos. A região conta com quatro comunidades cristãs, que vivem isoladas na área devido à ameaça de terrorismo. A expectativa é que a Inspetoria da nova comunidade, a África Nigéria-Níger (ANN), consiga organizar uma pastoral de emergência dinâmica, capaz de apoiar os deslocados e acompanhar as pessoas que permaneceram nas áreas de conflito. De acordo com dom Laurent Lompo, havia grande expectativa na população local pela chegada dos salesianos, que representam um sinal de esperança para o povo do Níger.
O envio a Atenas do primeiro grupo de salesianos missionários está previsto para setembro de 2024, com a finalidade de, durante todo o ano, estudar o grego ‘moderno’. A seguir, por volta de setembro de 2025, a primeira Comunidade Salesiana assumirá a responsabilidade pastoral da Paróquia de Pagos, na ilha de Santorini. Depois, gradualmente, à medida que os pioneiros compreenderem melhor o contexto, cuidarão também da Pastoral Juvenil de Syros, Santorini e Creta; e, mais à frente, poderão assumir outros desafios, sempre em diálogo com a comunidade local.
“Pessoalmente, considero esta nova presença na Europa muito importante para toda a Congregação, porque mostra que aqui não se procede somente a fechamentos de presenças; mas somos ainda capazes de sonhar, de começar alguma coisa nova, transformando sonhos em realidades!”, ressaltou o padre Maravilla.
Salesianas inauguram nova presença na Itália
A nova Comunidade Beata Maria Romero Meneses, da Inspetoria Santa Maria D. Mazzarello (ITV), foi aberta no dia 8 de outubro, em Porto Viro, na Itália. A solenidade de abertura contou com a presença da irmã Maria Ausilia De Siena, conselheira geral da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da inspetora da Inspetoria ITV, irmã Antonella Franchini, e de várias salesianas.
Também participaram alguns Salesianos de Dom Bosco, como o inspetor da Inspetoria São Marcos (INE), padre Igino Biffi, o diretor da Comunidade Salesiana de Porto Viro, padre Gianluca Brisotto, e outros membros da Família Salesiana.
A abertura desta comunidade das FMA nasce do sonho de alguns jovens que frequentam o Oratório Salesiano São Giusto de Porto Viro, que em 2014 escreveram uma carta ao inspetor pedindo as Filhas de Maria Auxiliadora na sua realidade.
Embora reconhecendo os Salesianos como grandes pontos de referência, expressaram o desejo de ter também mulheres consagradas. Num trecho da carta, eles escrevem: “É um grande sonho que carregamos no coração e não podemos mais contê-lo”.
A nova comunidade será formada por três Filhas de Maria Auxiliadora: irmã Alessandra Spinazzé, irmã Laura Carta e irmã Norma. Elas prestarão serviço nas atividades pastorais na paróquia e na Diocese de Chioggia, colaborarão com os Salesianos no Oratório Centro Juvenil e vão se dedicar ao ensino de Religião na Escola local Primária e Secundária de 1º grau.
Bênção da residência salesiana de Banswara
Em 5 de agosto de 2023, uma nova presença salesiana, em Banswara, no estado indiano de Rajasthan, foi benzida e inaugurada por dom Devprasad Ganawa, bispo de Udaipur, com a participação do inspetor dos Salesianos da Inspetoria São Francisco Xavier, da Índia-Mumbai (INB), padre Sávio Silveira, e dos membros do seu Conselho Inspetorial. A inauguração da nova casa salesiana marca uma nova etapa de crescimento para a Inspetoria, uma vez que representa sua primeira presença na diocese de Udaipur.
Vários sacerdotes e religiosas do Decanato de Banswara e da Diocese de Udaipur também estiveram presentes na inauguração. O arcebispo Ganawa presidiu a Eucaristia, acompanhado por seu vigário geral e pelo inspetor da INB. “Por vinte anos esperamos pela vinda dos Salesianos à nossa Diocese. Estamos felizes por vocês estarem aqui conosco para oferecer um serviço tão necessário de educação em nossa Diocese”, observou o prelado em sua homilia.
A decisão de criar um Instituto de Ensino Superior em Banswara reflete o empenho dos salesianos da INB por oferecer educação de qualidade a pessoas em risco de exclusão social, especialmente às que pertencem a minorias tribais.
Bolívia: inaugurada presença salesiana em Cobija
Autoridades civis e religiosas participaram da solenidade no dia 10 de março, que marcou o início das atividades dos Salesianos em Cobija, capital de Pando, na região amazônica boliviana. Foram oficialmente entregues e bentas a Casa da Comunidade Salesiana e o Campo Esportivo Polivalente.
Participaram da cerimônia Ana Lucia Reis, prefeita de Cobija; dom Eugenio Coter, bispo do Vicariato Apostólico de Pando; dom Tito Solares, SDB, arcebispo emérito de Cochabamba; o padre Líder Justiniano, SDB, inspetor na Bolívia; o padre Pedro Nishizawa, SDB, membro da Comunidade Salesiana, de Cobija, entre outras autoridades civis e religiosas.
“Na Bolívia os Salesianos estão em Santa Cruz, Cochabamba, La Paz e Sucre. Faltava-nos sair desse eixo central. Foi por isso que meu irmão e predecessor como inspetor, padre Javier Ortíz, pensou em Cobija”, esclareceu o padre Líder Justiniano.
Argentina: inaugurada a Inspetoria Laura Vicunha
Com o tema “Novos brotos numa terra rica de história”, foi inaugurada oficialmente, no dia 31 de janeiro, em Córdoba, na Argentina, a Inspetoria unificada Laura Vicunha. A Madre-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Chiara Cazzuola, e as conselheiras gerais irmã Leslie Sándigo e irmã Marta Riccioli participaram da inauguração. Também estiveram presentes mais de 250 pessoas, representando diversas cidades do país em que o instituto está situado. A solenidade pôde ser acompanhada de forma online em tempo real.
A inauguração começou com uma celebração de ação de graças pela presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Argentina desde 1879. Após um momento de oração, os representantes de todas as comunidades educativas do país levaram ao palco a terra de seu lugar de origem. A nova inspetora da Argentina, irmã Sílvia Boullosa, também levou um pouco de terra de sua cidade natal, Villa Colón, no Uruguai, enquanto madre Chiara colocou a terra de Mornese e depois plantou, simbolicamente, uma pequena videira como sinal do nascimento da Inspetoria Laura Vicunha.
Chegada dos Salesianos em Camaçari é celebrada em missa solene
O Brasil também celebrou em 2023 a expansão da missão salesiana no país. A chegada da primeira unidade dos Salesianos Bahia fora da capital foi anunciada, no dia 7 de janeiro, durante a missa de celebração de São Tomaz de Cantuária, padroeiro do município de Camaçari. A festividade contou com a presença de representantes da Rede Salesiana Brasil e da Inspetoria Salesiana do Nordeste. Na ocasião, o bispo da Diocese de Camaçari, dom Dirceu, e o bispo emérito de Camaçari, dom Petrini, expressaram entusiasmo com a chegada do colégio no município.
O Colégio Salesiano Dom Bosco - Camaçari atende, inicialmente, estudantes do Ensino Infantil e Turno Complementar (com opção de três a cinco dias).
Oficializando a abertura da nova unidade dos Salesianos Bahia com o decreto vindo do padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos, o inspetor salesiano padre Francisco Inácio abençoou a nova jornada da instituição no município. “Que a Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia, que frequentou a nossa casa na Paróquia de Nazaré, em Salvador, unindo assim nossas histórias na caridade dos Santos, nos abençoe”, finalizou.