O Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) completou 15 anos como um ponto de referência para a preservação do patrimônio cultural e religioso. Localizado nas dependências do Liceu Coração de Jesus, primeira casa salesiana da cidade de São Paulo, o MOSB tem sido um guardião das tradições e valores da obra salesiana. Oficializado em 13 de novembro de 2008, pelo então diretor, padre José Adão Rodrigues da Silva, contou com o trabalho de dois salesianos: padre Mario Quilici e José Geraldo de Souza.
Em um vídeo datado de 16 de dezembro de 2008, padre Mario Quilici conta como surgiu a ideia de criação do Museu: “Em 2007, fiquei encarregado do Arquivo (da Inspetoria Salesiana de São Paulo), daí surgiu a ideia do Museu Histórico, porque percebi que se perdiam nas casas materiais importantes, de muito valor. Quadros de formatura se desfaziam. Assim, eu fiquei preocupado com a história ser prejudicada e então comecei a guardar material em alguns armários que tinha à disposição. Era a ideia de ter um museu muito simples, mas depois pegou um ritmo maior, de fazer um arquivo em âmbito do Brasil, e não só da Inspetoria. Nesse Museu, que está sendo prestigiado também por Roma e por uma equipe útil que está trabalhando, vamos ver se levamos adiante esse projeto, para que seja uma coisa que agrade a todos e mostre a vitalidade da Congregação Salesiana no Brasil”.
Acervo
Padre Mario Quilici foi o responsável por recuperar grande parte das coleções existentes no Museu. O acervo do MOSB conta com aproximadamente 30 mil objetos que vão desde uma coleção de paramentos litúrgicos do século XIX e objetos sacros, até animais taxidermizados e uma grande quantidade de recursos que eram utilizados nas práticas pedagógicas pelos professores do Liceu Coração de Jesus.
Ao longo desses 15 anos, o Museu da Obra Salesiana foi se reinventando por meio de suas exposições e tem oferecido aos visitantes uma experiência única, mergulhando-os na história e no carisma salesiano, por meio dos itens que compõem a suas exposições.
Os diversos espaços do MOSB abrigam desde relíquias de Dom Bosco até o quadro enviado pelo Santo dos Jovens para a inauguração do colégio, em 1885. Há também itens que eram utilizados nos laboratórios e oficinas de ensino tradicional e profissionalizante, bem como objetos de momentos que marcaram a história do Liceu, como, por exemplo, os fragmentos das bombas que atingiram a oficina de encadernação e o pátio da escola durante a Revolta Paulista de 1924.
Compromisso com a educação
O Museu da Obra Salesiana no Brasil também se destaca por seu compromisso com a educação, promovendo atividades educativas, palestras, workshops e cursos em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL. Escolas e grupos comunitários encontram no museu um recurso valioso para enriquecer o aprendizado fora da sala de aula.
Ao celebrarmos esses 15 anos, reforçamos o compromisso do MOSB em continuar a sua missão vital. Em constante processo de modificação e aprimoramento, o museu busca não apenas atender, mas também cativar o seu público, proporcionando experiências enriquecedoras que conectam as pessoas com a história e com os valores que moldaram a obra salesiana no Brasil.
As visitas presenciais ao MOSB, em São Paulo, podem ser feitas por agendamento no site https://mosb.salesianossp.org.br/. A entrada é gratuita. No mesmo site, é possível visualizar duas exposições virtuais: “Salesianos em São Paulo” e “Mineralogia e suas espécimes”.