De 23 a 30 de outubro de 2023, em Villa Colón, Montevidéu, Uruguai, foram realizados os Exercícios Espirituais para as 24 inspetoras das Américas, com a presença da Madre-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), irmã Chiara Cazzuola.
Os Exercícios Espirituais das inspetoras com a superiora geral são uma tradição de longa data, e cada vez são realizados em uma nação diferente. Desta vez, as inspetoras elegeram o Uruguai como ponto de encontro justamente por ser o local onde chegaram as FMA da primeira Expedição Missionária, enviada por Dom Bosco e Madre Mazzarello, em 1877.
Os Exercícios Espirituais foram organizados e orientados pela equipe do Projeto de Espiritualidade Missionária (PEM), formada por oito FMA e uma leiga das duas conferências interinspetoriais: CIB (Brasil) e CICSAL (Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile). Também marcou presença o padre salesiano Alejandro León, da Argentina, que brindou o grupo com os sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação. O tema geral dos Exercícios Espirituais foi retirado do capítulo 15 do Evangelho de João: “Vão e produzam frutos”.
Fonte: Ir. Maike Loes
A Congregação Salesiana está presente em mais um país! Na tarde de 26 de novembro, os padres Vincent Tembo, Irvin Lumano e o Coadjutor Sylvester Makumba chegaram a Francistown, segunda maior cidade da República do Botsuana. Eles foram recebidos pelo bispo de Francistown, dom Antony Rebello, SVD.
Há somente duas dioceses no país - Francistown e Gaborone (capital), que fazem parte da Conferência Episcopal da África Meridional. O encargo de iniciar a primeira presença salesiana no Botswana foi entregue à Visitadoria Maria Auxiliadora, da Zâmbia-Malaui-Zimbábue-Namíbia (ZMB).
A população atual da República do Botsuana (ou Botswana) é de 2.693.546 habitantes e, aproximadamente, 11,6% do total habita na capital. Segundo o credo religioso, mais de 70% da população é cristã; mas somente perto de 5% da população é católica.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Já foram divulgados o logo oficial e a oração do próximo Capítulo Geral (CG29) dos Salesianos de Dom Bosco. O logo do CG29 é formado por elementos gráficos que exprimem o tema do evento: “Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens. Por uma vida fiel e profética da nossa vocação salesiana”.
O Capítulo Geral 29 será realizado em Turim-Valdocco, Itália, entre os dias 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025, à vigília da Semana Santa, no mesmo dia em que Dom Bosco chegou a Valdocco com os seus meninos, no ano de 1846, após adaptar um telheiro para Capela.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Os acadêmicos Gabriel Nazareth Mendes, Carolinne França Olmedo, Loren Queiroz Garcia da Cruz, Stefany Aparecida Silva Dutra e Juliana Lino, do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), conquistaram a 8ª colocação na categoria internacional do Festival Global de Cinema Juvenil de Dom Bosco - Don Bosco Global Youth Film Festival (DBGYFF).
Eles participaram do festival com o vídeo ‘Nothing is lost (Nada está perdido)’, produzido na disciplina ‘Ilustração Digital e Animação’, ministrada pelo professor Gabriel Ferraciolli Soares. O Festival reuniu filmes de até cinco minutos com o tema ‘O amor constrói a paz e a solidariedade’. O Brasil contou com outras duas participações na categoria global: The Baker e Tijolos do Amor.
“Com a insistência do nosso professor, nos inscrevemos no concurso e achamos que não ia dar em nada, porém, para a nossa surpresa, deu super certo. Quando soubemos que fazíamos parte do Top 10 Global nos sentimos realizados, pois foi um grande desafio a produção do curta”, comemorou Gabriel Nazareth Mendes.
A grande final do DBGYFF ocorreu no dia 13 de outubro de 2023, em Los Angeles, e contou com a presença de várias personalidades da Família Salesiana..
Fonte: Gilmar Hernandes – UCDB
Irmã Seli Thomas, do grupo da Família Salesiana Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora (SMI), foi agraciada com o prêmio “Sisters Anti-Trafficking Awards” (SATA), que reconhece as religiosas envolvidas na luta contra o tráfico de pessoas.
Irmã Seli, de Krishnagar, Bengala Ocidental, recebeu o reconhecimento no dia 31 de outubro, durante uma cerimônia realizada em Londres, Inglaterra, junto com outras duas religiosas, da Nigéria e da Tailândia. As três irmãs premiadas salvaram mulheres que haviam caído na rede de traficantes que as exploraram para fins sexuais e de trabalho escravo. A indicação diz que as três demonstraram coragem e colaboração na proteção dessas mulheres contra o tráfico de seres humanos.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Em 2 de novembro, os alunos-atletas dos colégios salesianos Santa Teresa e Dom Bosco, de Corumbá, MS, participaram dos I Jogos Salesianos Internacionais da Integração O evento foi realizado no Colégio Dom Bosco de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e envolveu 250 atletas nas modalidades de futsal, vôlei e basquete.
Os atletas brasileiros percorreram, aproximadamente, 660 Km de ônibus, de Corumbá até Santa Cruz de La Sierra, para participarem do torneio. Além da competição, eles ainda visitaram a Paróquia Maria Auxiliadora e as obras salesianas na cidade boliviana.
O Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Cruz acolheu os atletas e proporcionou alojamento e refeições. Padre João dos Santos Neto, coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano Santa Teresa, e o padre Ivan G. Mamani, diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Cruz, idealizaram e organizaram o torneio. Além do Santa Teresa e o Dom Bosco, participaram dos jogos outros três colégios salesianos, que disputaram entre si as três modalidades.
Para o coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano Santa Teresa, a experiência ainda vai dar muitos frutos. “Este torneio foi a semente de algo muito bonito que está nascendo em nosso continente e poderá florescer na alegria juvenil salesiana”, declarou. O Colégio Salesiano de Santa Teresa sagrou-se campeão no Basquete.
Fonte: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grosso