Iniciamos com muita alegria o novo ano de 2024. A alegria é uma das palavras-chaves da espiritualidade salesiana. Nos escritos de São Francisco de Sales encontramos inúmeras citações sobre a vivência da alegria. Talvez a frase mais importante que ele escreveu numa carta seja esta: em Jesus de Nazaré, “Deus revelou-se o Deus da alegria”. Neste Boletim, Carlos R. Minozzi, no seu artigo sobre “Dom Bosco hoje”, descreve a alegria como fazendo parte fundamental da vida do nosso fundador, desde seus tenros anos.
O novo ano marcará também o bicentenário do “Sonho dos nove anos”, que Joãozinho Bosco teve em 1824. Nas Memórias do Oratório ele diz o seguinte: “Nessa idade tive um sonho, que me ficou profundamente impresso na mente por toda a vida”. O Boletim Salesiano dará destaque a esta efeméride ao longo do ano, nas suas publicações impressas e digitais.
Na publicação sobre a Estreia de 2024, que tem como tema “O sonho que faz sonhar: Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’”, o Reitor-Mor, Cardeal Ángel Artime, nos diz que este sonho marcou João Bosco para o resto da sua vida, isto é, “um sonho que o marcou de forma indelével, a ponto de só no fim da sua vida ter compreendido o que significava esse sonho”. Dom Ángel nos convida a “aproveitar este ano bicentenário do sonho para estudar e aprofundar as Memórias do Oratório e o próprio sonho dos nove anos”. E explica o motivo do convite: “Corremos o risco de dizer apenas alguns clichés muito simplificados e de repetir algumas generalidades. Um grande serviço que podemos prestar a muitas pessoas, à Família Salesiana no mundo e a tantos leigos e jovens, rapazes e moças, é precisamente o de nos dar algo de consistente quando apresentamos qualquer reflexão sobre este sonho”.
Neste primeiro BS de 2024, damos destaque à Comunicação, à Sinodalidade, à história salesiana presente no Museu da Obra Salesiana de São Paulo e à Providência Divina na vida de Dom Bosco. Dois artigos tratam do papel importante da comunicação: um é a entrevista com o conselheiro geral para a CS, padre Gildásio Mendes, refletindo sobre “como os salesianos vivem e respondem pastoralmente aos jovens na cultura digital”. O outro, da Ir. Márcia Koffermann, sobre “O carisma salesiano frente às urgências dos novos pátios”. Ela afirma que “mais do que nunca, se faz necessário que os ambientes educativos promovam ações e práticas que permitam às crianças e aos adolescentes crescerem saudáveis, em comunidade, acompanhados por adultos reais e presentes em sua vida”.
Quando falamos em ano novo, expressamos a vontade de querermos ser melhores nos 365 dias que teremos pela frente. Tenhamos em mente o que escreve, na seção “Juventude em Pauta” deste Boletim, Fernando Campos Peixoto: “Nossa vida pode transformar outras vidas para melhor”. Creio ser este o caminho para sermos melhores em 2024: realizando ações não só em benefício próprio, como pregado pela sociedade atual, mas sendo realmente cristãos, acreditando que nossas ações em benefícios dos outros – e, para nós da Família Salesiana, em benefício de crianças, adolescentes e jovens – realmente transformarão nossa vida e nossa sociedade.
P. Tarcizio Paulo Odelli
Diretor do Boletim Salesiano Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Foto editorial
freepik.com / photoangel
Foto de capa
Douglas Mansur
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.