Cerca de 900 jovens do Nordeste Salesiano vivenciaram, de 24 a 26 de novembro, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, PE, o 27º Festival da Juventude Salesiana. A grande celebração do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello envolveu jovens do Nordeste em clima de partilha, união e muita alegria, celebrando os 25 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS).
A acolhida às dezenas de delegações ficou por conta dos jovens da AJS Sagrado Coração; em preparação à cerimônia de abertura. Em seguida, foi realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Raimundo Luan Hadney, SDB, e a tão esperada “Boa Noite” com o padre Francisco Inácio, inspetor SDB do Nordeste, e a irmã Adriana Gomes, inspetora FMA.
No último dia do Festival, as delegações lotaram o Teatro Boa Vista para assistirem à apresentação teatral que reuniu jovens da AJS de Natal (salesianos e salesianas); dando abertura ao Festival das Artes. Após o verdadeiro intercâmbio cultural pelo Nordeste, ocorreu o encerramento de mais uma inesquecível edição do Festival da Juventude Salesiana com oração e palavras de gratidão do irmão Manoel Messias, delegado da Pastoral Juvenil; padre Magno Xavier e irmã Gisele Ferreira, coordenadores inspetoriais da AJS; e Carol Ferreira, representante nacional da AJS.
Fonte: Serviço inspetorial de Comunicação Social e Comunicação da AJS
A juventude salesiana da área de Manaus celebrou, no dia 15 de novembro, no Colégio Dom Bosco-centro, os 25 anos da Articulação da Juventude Salesiana. “AJS Party: Somos hoje o teu sonho concretizado” foi o tema escolhido para o evento que contou com a participação de 300 jovens das obras salesianas.
O evento iniciou com a santa missa de agradecimento, presidida pelo delegado para a Pastoral Juvenil, padre José Ivanildo. Um dos destaques na celebração foi a apresentação da coordenação e envio de novos membros da AJS.
Já no clima de festa e diversão, foi a vez da juventude participar do oratório festivo, que teve esporte, dança e música. Um dos momentos mais esperados foi a festa das cores, marcada por muita música eletrônica com a juventude dançando num colorido sem fim.
O salesiano Tailes Pires, que acompanhou a coordenação da festa, falou sobre a organização do evento: “É gratificante, pois a festa foi organizada por jovens, foram diversas reuniões para que a comemoração fosse feita por eles para agraciar outros jovens de nossas obras salesianas. Este evento é fruto do protagonismo juvenil”. A festa foi concluída com a consagração à Nossa Senhora, na qual os jovens agradeceram a mãe Auxiliadora pelo sucesso do evento.
Fonte: AJS-Manaus
Na manhã de 21 de outubro, o Colégio Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo, foi palco do maior festival da juventude salesiana, que reuniu cerca de 4 mil jovens de diversas regiões do estado de São Paulo. O Festival da Juventude Salesiana (FEST), celebrado pelos Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora, contou com a presença da ecônoma geral do Instituto das FMA, irmã Ena Veralis Bolaños, que destacou “Pessoalmente, quero expressar que estar aqui, no meio da juventude, dá sentido à minha vida e à minha vocação. Penso nas palavras de Dom Bosco, quando ele disse: ‘Por vós estudo, por vós vivo, por vós trabalho e por vós estou disposto a dar a vida'”, afirmou irmã Ema, emocionada.
Padre Rafael Galvão, referente da missão salesiana, abriu as comemorações dedicando a missa para a juventude que não conhece a “civilização do amor”, tema do festival deste ano.
A santa missa, presidida pelo inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, padre Justo Ernesto Piccinini, começou com um minuto de silêncio pelas vidas perdidas na Guerra da Ucrânia e no conflito entre Israel e Hamas. Durante a celebração, o inspetor se emocionou ao enfatizar que a presença da juventude salesiana faz sua vida e a dos Salesianos e Salesianas ganharem sentido. “A presença de cada um de vocês em nossas vidas faz a diferença”, concluiu.
Já a irmã Alaíde Deretti, inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, durante a celebração, destacou os 25 anos da AJ e fez um apelo para que os jovens, neste dia especial, façam amizades uns com os outros, mas, principalmente, com Aquele que os convoca a serem discípulos e missionários.Ao longo do dia, os participantes do Festival da Juventude Salesiana puderam desfrutar de uma variedade de atividades recreativas e culturais, como apresentações artísticas, atividades esportivas, tenda vocacional e momentos de convívio. O evento culminou com a adoração ao Santíssimo Sacramento, oferecendo aos presentes a oportunidade de reflexão e conexão espiritual em um ambiente de harmonia e união.
Fonte: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Nos dias 24 a 26 de novembro foi realizado o 2º encontro de formação da Articulação Juvenil Salesiana BCG, com a participação de 40 jovens e 10 aspirantes salesianos, representando 17 das 21 presenças que compõem a Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório. Foi um momento de troca de experiências, reflexões avaliações das atividades de 2023 e propostas da Pastoral Juvenil Salesiana para 2024.
Durante o evento, foi feita a eleição para escolha dos membros para compor o quadro dos representantes do Conselho Inspetorial, que cumprirão o mandato de dois anos.
Fonte: Ana Paola Morales Alencar – MSMT
Entre os dias 24 e 26 de novembro, os jovens de Pará de Minas, Belo Horizonte e Itaúna se reuniram na presença salesiana de Pará de Minas, MG, para o AcampBosco 2023, que teve o tema “A vida tem a cor que a gente pinta”.
Na chegada ao Acampbosco, os jovens encontraram uma grande bandeira, onde deixaram a marca de suas mãos, cada um com a cor da equipe que pertenceu durante o encontro. Ao longo do Acampbosco foi realizada uma gincana com circuito, na qual os membros das equipes tinham que enfrentar alguns obstáculos. Um dos pontos altos do evento foi a santa missa, seguida por palestras e dinâmicas conduzidas pelos pré-noviços e aspirantes que residem na comunidade.
O evento foi encerrado na manhã de domingo, com uma celebração eucarística presidida pelo vice-inspetor, padre José Ricardo, e concelebradas pelos Salesianos padre Agnaldo e padre Denis.
Fonte: Fabrício Gomes
O Instituto Santa Maria Mazzarello, Recife, PE, conquistou o primeiro lugar na Gincana “Eletrônico não é Lixo”. A competição foi encerrada no dia 6 de dezembro, com uma cerimônia realizada no Colégio Santa Emília, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O evento foi realizado por meio de parceria entre a Reeecicle e a Green Eletron.
A competição, realizada ao longo de três meses, contou com a participação de 31 escolas de Pernambuco. Juntas, essas instituições arrecadaram 15 toneladas de lixo eletrônico. O Instituto Santa Maria Mazzarello arrecadou um total de 4,636kg DE lixo eletrônico, após uma ampla jornada de sensibilização que envolveu toda a comunidade educativa para o descarte correto do lixo.
Os cinco primeiros lugares receberam como premiação computadores remanufaturados, que também iriam para o lixo, mas tiveram peças trocadas e agora funcionam perfeitamente.
Fonte: Instituto Madre Mazzarello e Folha de Pernambuco
Alunas da Escola Estadual Dom Bosco de Corumbá, MS, conquistaram o 3º lugar, entre todos os trabalhos do estado, na XIII Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), realizada em Campo Grande.
O projeto intitulado “Potencial de bactérias para a promoção de crescimento em hortaliças” foi orientado pela professora doutora Fernanda Godoy, acompanhada pela coordenadora pedagógica Ketilin Duarte. Participaram as alunas Eloize Inês Cáceres Duarte, Geovana Bianchini Monteiro, Letícia Rodrigues de Oliveira e Thalyta Pereira da Costa.
De acordo com a professora Fernanda Godoy, a execução desse projeto acrescentou uma grande experiência na vida das estudantes, que entraram em contato com o meio científico desde a educação básica, estando inseridas no exercício da pesquisa científica. “Isso permitiu que participassem de um ambiente de trabalho em equipe, adquirissem senso crítico e científico e, sobretudo, tivessem uma postura profissional, responsável e comprometida com a ciência”. A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências é organizada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande..
Fonte: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grossso
Joaquim Ferreira da Silva Cruz de Lima, aluno da Escola Salesiana São Domingos Sávio, do Núcleo Bandeirante, DF, alcançou a nota 1.000, tornando-se o primeiro colocado nacional na competição Mirim 1.
A olimpíada, que contou com a participação de, aproximadamente, 600 inscritos, ofereceu um desafio único aos participantes, com a leitura de duas obras literárias de grande relevância: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e o conto A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen. Joaquim não apenas dominou o conteúdo dessas obras, mas também demonstrou uma profunda compreensão dos temas abordados e uma habilidade notável na análise e interpretação literária.
A conquista de Joaquim é um exemplo inspirador para todos os alunos e uma prova de que o esforço e a paixão pela literatura podem levar a conquistas notáveis. Sua dedicação e brilhantismo são fontes de orgulho para sua escola, sua família e toda a comunidade educacional.
Fonte: Rede Salesiana Brasil com Inspetoria São João Bosco