Missões

Jovens missionários de amor e esperança

Na tradição salesiana, o mês de julho é caracterizado pelas missões juvenis: de norte a sul do país, jovens das presenças salesianas aproveitam as férias escolares para levar amor e esperança aos mais necessitados. Nessas atividades, os jovens missionários também são envolvidos pelas comunidades que os acolhem, em um processo de troca de experiências e saberes que marca a vida de todos os envolvidos.
Com informações das esquipes de comunicação das Inspetorias e da AJS

Semanas Missionárias em São Paulo
A Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, dos SDB em São Paulo, organizou as Semanas Missionárias em várias presenças do Estado. Em Araras, a Semana Missionária aconteceu nos dias 13 a 21 de julho e foi organizada pela Pastoral Escolar do Colégio São José de Campinas, envolvendo os alunos em atividades de solidariedade e amor ao próximo. “Participar da Semana Missionária foi uma experiência transformadora. Pude ver o impacto positivo que pequenas ações podem ter na vida das pessoas”, comenta Ana Júlia, aluna da 3ª série do Ensino Médio.

Entre os dias 14 e 21 de julho, aproximadamente 50 jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Sorocaba, SP, participaram da Semana Missionária 2024. Em Salto de Pirapora, os jovens viveram dias únicos, visitando casas para abençoá-las, oferecendo oratórios no estilo ensinado por Dom Bosco e, principalmente, encontrando e experimentando Deus no próximo.

Partilhando o carisma salesiano
As Semanas Missionárias também foram realizadas durante o mês de julho em diversas realidades da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Este ano, estiveram envolvidos no projeto 197 jovens missionários, 39 assessores leigos e 19 Irmãs Salesianas e formandas. As atividades aconteceram em nove comunidades situadas em três estados. Em São Paulo, os jovens missionários estiveram em Rio Grande da Serra, Igaratá, Santa Rita do Passa Quatro, Santo André, Peruíbe e Lorena. Em Santa Catarina, na cidade de Massaranduba, e no Paraná, em Curitiba.

A jovem Rafaela G., do grupo do Colégio do Carmo de Guaratinguetá, SP, destaca: “Foi uma experiência repleta de momentos únicos, e embora eu nunca tivesse nem ouvido falar de Igaratá antes, tenho certeza de que esse nome nunca vai sumir de minha memória. As crianças, a comunidade, as casas amorosas, a capela e a escola que nos acolheram sempre vão estar em meu coração com carinho. E por fim, sobre as pessoas que já conhecíamos e que partilharam este momento comigo, ficou claro como o dia o que significa o carisma salesiano”.

Voluntariado Acadêmico VAMS
Em Araçatuba, SP, 50 acadêmicos, docentes, coordenadores e agentes de Pastoral do UniSalesiano participaram da 6ª edição do Voluntariado Acadêmico Missionário (VAMS), visitando as aldeias indígenas de Meruri (povo Boe-bororo) e São Marcos (povo Xavante), no Mato Grosso.

“A gente sempre espera levar, mas acabamos recebendo muito mais."

O reitor do UniSalesiano, padre Paulo Fernando Vendrame, SDB, relatou que o VAMS é um projeto transformador, seja para os participantes da Universidade, seja para os indígenas que receberam a Missão. “Fico feliz que os aspectos acadêmico e salesiano caminham juntos nesta ação voluntária”, destacou.

“Durante a missão, tive a oportunidade de ressignificar a mim mesmo e dar um novo sentido à minha vida, aos meus valores e ao meu cuidado. Abandonei antigos padrões, sejam morais, ideológicos, ou estabelecidos pela tradição e pelas experiências pessoais e grupais. Sacrifiquei minhas vontades, necessidades e confortos em prol da missão, que revelou seu verdadeiro valor na capacidade de colocar o bem-estar dos outros acima dos próprios desejos”, reforça Victor Teodoro Goulart Junqueira, estudante de Enfermagem.

Jornada Missionária
Nos meses de julho e agosto, as comunidades salesianas da Inspetoria São João Bosco (ISJB) realizaram a Jornada Missionária Salesiana 2024, com o tema: “Construtores de diálogo”. A Jornada contou com a participação de cerca de 700 jovens das presenças salesianas nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal, que realizaram oratórios com as crianças, momentos e oração e visitas às casas em comunidades carentes.

“A gente sempre espera levar, mas acabamos recebendo muito mais. Em missão, nós acabamos saindo da nossa bolha social e vivendo experiências maravilhosas. Levar o carisma salesiano através da juventude é maravilhoso, e acho que isso faz a diferença nas comunidades que visitamos e na nossa vida”, conta Débora Lopes, coordenadora da Juventude Missionária Salesiana de Vitória, ES. Ela foi uma das participantes da Jornada realizada nas comunidades de Nova Almeida (município da Serra) e Praia Grande (município de Fundão), no território da Paróquia Epifania do Senhor aos Reis Magos.

Outro exemplo de partilha e solidariedade foi a Jornada promovida pela Juventude Missionária Salesiana de Niterói, RJ, que reuniu os estudantes dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, os educandos do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida e os jovens que fazem parte da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Foram dias de oração, formação, caridade e atividades evangelizadoras.

“Os teus sonhos foram muito mais além”
Neste ano, a Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), das Filhas de Maria Auxiliadora, promoveu no mês de julho a Missão Juvenil Salesiana no município de Linhares, ES, nos dias 17 a 21 de julho, contando com a participação de 30 adolescentes e jovens; e no município de Aparecida de Goiânia, GO, de 25 a 28 de julho, com a participação de 28 adolescentes e jovens, somando um total de 78 participantes juntamente com Irmãs e leigos. A MJS foi realizada também nas missões indígenas de Meruri e São Marcos, MT, com a participação de 11 pessoas, entre jovens, Irmãs FMA e leigos.

No dia 24 de julho, aconteceu na Presença Salesiana de São Marcos a Primeira Jornada da Juventude Xavante. Com a participação de 30 jovens das aldeias da T.I. São Marcos, o tema do encontro foi: “Os teus sonhos foram muito mais além”.

Já entre os dias 16 e 18 de agosto de 2024, a presença missionária salesiana em Sangradouro, diocese de Barra do Garças, organizou o seu primeiro Encontro da Juventude Indígena, em celebração ao aniversário de nascimento de São João Bosco. O evento reuniu mais de 80 jovens das etnias Xavante e Bororo, provenientes das aldeias de Sangradouro, São Marcos e Meruri, sob a coordenação da Pastoral Juvenil Vocacional.

Animação Missionária Juvenil
Encerrado com êxito em 28 de julho, o Projeto de Animação Missionária Juvenil (AMJ) de 2024 deixou sua marca profunda nas comunidades do sul do Brasil. Iniciando em Curitiba, PR, e percorrendo por Massaranduba, SC, até alcançar Santa Rosa, Rio Grande e Porto Alegre, RS, a AMJ deste ano testemunhou o poder transformador da juventude salesiana junto aos critérios oratorianos.

Sob o lema inspirador “O sonho que vos faz sonhar - um coração que transforma lobos em cordeiros”, mais de 350 jovens missionários e coordenadores salesianos dedicaram-se incansavelmente ao serviço das comunidades locais. Ao longo de 22 dias de missão ininterrupta nos três Estados do Sul do Brasil, foram visitadas mais de 2,9 mil famílias, levando consigo bençãos de Deus, calor humano e a esperança que caracterizam o carisma salesiano.

Missão Salesiana Amazônia
A Missão Salesiana Amazônia envolveu dezenas de jovens nas diversas presenças das Inspetorias São Domingos Sávio (SDB) e Nossa Senhora da Amazônia (FMA), da Região Norte. Em Iauaretê, AM, 50 jovens participaram com formação, oratórios e celebrações em 12 comunidades. Em Ji-Paraná, RO, a juventude salesiana movimentou as comunidades da Paróquia São José e, em Maturacá, AM, os jovens atuaram junto às comunidades indígenas Yanomami. A Missão foi realizada ainda em Cruzeiro do Sul, AC; em Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, AM; e em Ananindeua e Belém, PA.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Projeto Pessoal de Vida

A seguir
Página do Leitor

© 2024 Copyright - Boletim Salesiano Brasil