No dia 4 de agosto, a comunidade Maria Auxiliadora de Dar Mariam, em Cartum, no Sudão, foi evacuada com sucesso. O grupo era composto por cinco Filhas de Maria Auxiliadora, um sacerdote Salesiano de Dom Bosco e 20 cidadãos sul-sudaneses.
A comunidade de Cartum ficou presa durante um ano e quatro meses numa área sob o controle das Forças Armadas Sudanesas (SAF), rapidamente porém cercada pelas Forças de Apoio Rápido (RSF) a partir de abril de 2023. A obra faz parte de um complexo educativo que compreende uma escola de educação infantil e uma escola elementar, que acolheu dezenas de pessoas da região, muçulmanas e cristãs, em busca de um refúgio quando o conflito eclodiu.
Durante estes meses, o poço da escola forneceu a água necessária aos refugiados, enquanto os soldados da próxima Corporação Armada do Sudão cuidaram do grupo quando necessário e possível, com cuidados médicos, alimento e fornecimento de energia solar. A casa foi bombardeada duas vezes e a comunidade sofreu muito: devido aos combates foram obrigados a permanecer dentro do complexo por diversos meses.
Fonte: Portal FMA.
Entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, o Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, foi a sede do Encontro Continental de Delegados Inspetoriais de Animação Missionária de toda a América. O tema principal do encontro remete aos 150 anos da primeira Expedição Missionária Salesiana. Esta lembrança é um convite para agradecer, repensar e relançar as missões salesianas.
O evento contou com a presença de 21 salesianos DIAMs de diversas inspetorias de diferentes países, incluindo o Brasil (Campo Grande, Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife), Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Venezuela, México, Peru e países da América Central.
Durante o encontro, foram realizados trabalhos em grupo, formações e revisões dos planejamentos regionais de animação missionária. Os participantes também desfrutaram de momentos de fraternidade, troca de conhecimentos e discussões sobre o voluntariado missionário salesiano.
Fonte: Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora – ISSP
No final da Sessão Plenária do Conselho Geral, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Cardeal Fernández Artime, anunciou o tema da Estreia para 2025, que terá por título: “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”.
O tema foi escolhido em colaboração com o Reitor-Mor e seu Vigário, padre Stefano Martoglio, que desde 17 de agosto assumiu o governo da Congregação até o Capítulo Geral 29, que será realizado de fevereiro a abril de 2025. De fato, como explicado pelo próprio Reitor-Mor no documento de apresentação do tema da Estreia, o trabalho a “quatro mãos” se referia especificamente à escolha do tema e à sua apresentação, enquanto o comentário sobre a Estreia propriamente dita será desenvolvido inteiramente pelo padre Martoglio, que, ao substituir o Reitor-Mor, o apresentará oficialmente, como é costume, em fins de dezembro, às Filhas de Maria Auxiliadora e a toda a Família Salesiana.
Os elementos fundamentais que motivaram a escolha do tema são dois importantes aniversários previstos para o próximo ano: o eclesial, do Jubileu Ordinário do ano 2025, que o Papa Francisco proclamou; e o salesiano, do 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, enviada por Dom Bosco à Argentina.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Ainda sob a ressonância do ESA V, realizado em Guadalajara (México), de 1º a 5 de maio deste ano com o tema “Juntos pelo presente e pelo futuro da educação salesiana na América”, a Comissão Central da ESA, representando todas as regiões e conferências da América (CIB, CISBRASIL, CIMAC, MESOAMERICA, NAC, CINAB, ANDINA, CICSAL, CONE SUL) se reuniu de 18 a 23 de julho, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo, SP. Esses foram momentos intensos para alimentar e fortalecer a esperança no trabalho em rede no continente.
Os participantes refletiram sobre a avaliação do ESA V, a leitura e projeção dos resultados, os aportes ao documento de Significatividade Salesiana, a prestação de contas do encontro em Guadalajara, os artigos publicados sobre o evento e discutiram a data e o local do encontro da comissão para 2025 e os encontros das regiões e conferências, para socializar a programação. Além disso, deram sugestões para socializar esta reunião com as inspetorias, inspetores e inspetoras e seus conselhos para que constatem o trabalho e o processo que se pretende levar adiante a partir da ESA. O ponto alto do encontro foi fazer o Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos.
Este encontro reforçou o compromisso e a unidade da Família Salesiana na América, renovando a dedicação à missão educativa e evangelizadora que caracteriza a obra de São João Bosco e de Santa Maria Mazzarello. Os participantes esperam continuar sendo fazedores do futuro, trabalhando juntos por uma educação salesiana de qualidade e inclusiva para todos.
Com informações: Irmã Ivone Goulart Lopes, FMA
“O Mundo de Dom Bosco” (Don Bosco World) é o novo tema que substituiu o antigo “O Espaço de Dom Bosco” (Don Bosco Space), nos acampamentos que as obras salesianas de Alepo, Damasco e Kafroun ofereceram este ano, por cerca de um mês e meio, a mais de 3.000 crianças e adolescentes na Síria.
Em meio à difícil situação econômica e social do país, que este ano completa 13 anos de guerra, e com os efeitos do devastador terremoto do ano passado, os Salesianos seguem transformando seus ambientes em “oásis de paz”, onde reina alegria e esperança, graças às dinâmicas educativas, recreativas, de convivência, e religiosas. E isto fazem com a participação ativa de centenas de jovens animadores e gestores de centros juvenis.
Fonte: Misiones Salesianas
No Consistório Ordinário realizado em 1º de julho de 2024 no Vaticano, foi anunciada a canonização do Beato José Allamano, fundador dos Missionários da Consolata, no domingo, 20 de outubro de 2024, Dia Mundial das Missões.
José Allamano nasceu em 1851 em Castelnuovo d'Asti, na mesma localidade de São João Bosco, seu diretor espiritual quando criança e adolescente no Oratório Salesiano de Valdocco.
Atraído desde menino pelo ideal missionário, percebeu com extrema clareza que a missão ad gentes era a realização máxima da vocação sacerdotal; assim, em 1901, fundou o Instituto dos Missionários da Consolata. Sentindo também a necessidade urgente de mulheres consagradas à causa da evangelização em tempo integral, fundou, nove anos depois, o Instituto Missionário da Consolata. Faleceu em 16 de fevereiro de 1926. Foi beatificado por São João Paulo II, em 7 de outubro de 1990.
Uma curiosidade é que o milagre atribuído à intercessão do Beato Giuseppe Allamano ocorreu no Brasil, no estado de Roraima, onde Sorino, homem da etnia Yanomami, foi ferido gravemente na cabeça por uma onça, no dia 7 de fevereiro de 1996, primeiro dia da Novena do Beato José Allamano. Transportado para o Hospital de Boa Vista, aos cuidados dos Missionários da Consolata, que pediam incessantemente a sua recuperação por intercessão do Pai Fundador, Sorino recuperou milagrosamente a saúde em poucos meses e ainda vive na sua comunidade indígena.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS