Em uma cerimônia realizada na manhã de 2 de agosto, o UniSALESIANO e a Santa Casa de Araçatuba, SP, junto com a Prefeitura Municipal, inauguraram as novas instalações do Ambulatório de Especialidades Médicas. A unidade, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), foi transferida para o prédio da antiga Farmácia Municipal, localizado na Rua Tiradentes.
O evento contou com a presença de autoridades locais e colaboradores das instituições. O Reitor do UniSALESIANO, padre Paulo Fernando Vendrame, SDB, destacou a importância da nova instalação: “Esse espaço é de cuidado com a vida. Vamos receber tantas pessoas fragilizadas, que precisam de atenção, do cuidado e do carinho, e, sobretudo, do dom da saúde. O UniSALESIANO se sente muito honrado em participar dessa história”.
Fonte: Monique Bueno - UniSALESIANO
No dia 16 de julho, o Instituto Laura Vicuña de Uruguaiana, RS, realizou a Mostra Científica do Ensino Fundamental I, um evento criado com o objetivo de expressar, de forma protagonizada pelas crianças, as investigações e aprendizagens desenvolvidas durante o primeiro semestre escolar. A mostra foi uma oportunidade ímpar para as crianças apresentarem suas descobertas e reflexões sobre diversos temas, evidenciando a importância do pensamento científico em suas formações.
A Mostra Científica do Instituto Laura Vicuña foi planejada com a compreensão de que o pensamento científico não se restringe apenas aos laboratórios ou às disciplinas tradicionais de ciências. Ao contrário, ele permeia todas as áreas do conhecimento, oferecendo uma perspectiva mais ampla e integrada do mundo. É fundamental que as crianças ampliem seu entendimento sobre o que é ciência, partindo de um repertório social comum que enriqueça suas experiências e percepções.
Fonte: Angela Damo Ciocca, auxiliar de Comunicação e Marketing do ILV.
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do Papa Francisco em nomear o salesiano Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, atual bispo auxiliar de Manaus, AM, como Administrador Apostólico da Prelazia de Itacoatiara, AM. A decisão foi tomada após o Papa Francisco transferir Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira para a Prelazia do Marajó, PA.
Há sete anos em Manaus, Dom Edmilson é o bispo referencial para a juventude. Atualmente também assume esta missão no regional Norte 1 da CNBB na região do Amazonas e Roraima, além de ser o Vigário para a Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, que corresponde às Zonas Centro Sul e Leste da Capital e os municípios cujo acesso se faz pelo Porto da Ceasa.
Fonte: Larissa Carvalho – CNBB
Entre os dias 22 e 27 de julho aconteceu em Diamantino, MT, a Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que tem foco em contribuir para o fortalecimento das comunidades indígenas, promovendo a autonomia e a preservação das suas culturas e tradições. Este ano o Conselho celebra 50 anos.
Ir. Mário Bordignon, SDB, que foi duas vezes coordenador regional do CIMI em Mato Grosso, participou desse momento de celebração. Segundo ele, a “assembleia se dá em um momento histórico. O contexto da política indigenista, embora o governo tenha mudado, a situação está muito crítica”.
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) foi fundado em 1972, durante a ditadura militar no Brasil, como um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu surgimento se deu em um contexto de crescente pressão e violência sobre os povos indígenas, resultante de políticas governamentais de expansão e integração que desconsideravam os direitos e a cultura dos povos originários. Desde o início, o CIMI se dedicou à defesa dos direitos dos indígenas, apoiando suas lutas por terra, autonomia e reconhecimento cultural.
Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT
Aconteceu entre os dias dia 19 e 21 de julho de 2024, o 14º Congresso Nacional dos Salesianos Cooperadores, na Província São João Bosco em Belo Horizonte, MG, contando com a participação de 265 salesianos cooperadores das seis províncias do Brasil.
O Congresso iniciou no dia 19/07, com uma apresentação da Orquestra infanto-juvenil da Escola Estadual Padre João Botelho e uma dinâmica de interação conduzida pela SC Maria Inês Bruno, responsável da Comunicação Região Brasil.
O dia 20, iniciou com a abertura oficial do Congresso, que contou com a presença do Delegado Mundial, SC Antônio Boccia, e do delegado Mundial para a Família Salesiana, padre Juan Luís Playá, SDB, da conselheira Mundial SC Darlene Reis, do inspetor padre Natale Vitali, SDB, e do coordenador da Província, SC Hamilton Rodrigues da Silva. Escrito por SC Maria Inês Bruno - Comunicação Região Brasil
Fonte: SC Maria Inês Bruno - Comunicação Região Brasil
Na manhã de 20 de julho, os romeiros e devotos do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, reunidos no Largo da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, CE, participaram da Missa em Sufrágio da Alma do Missionário do Sertão, rezando também pelos 90 anos de sua passagem para a vida eterna. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, e concelebrada por bispos do Regional Nordeste 1 – Ceará.
Após a Santa Missa, todo clero e o Povo de Deus, foram em direção ao túmulo do Patriarca do Nordeste, que está sepultado no interior da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Lá, os bispos de outras dioceses, junto ao pastor Diocesano de Crato, depositaram uma coroa de flores em honra ao Padim Ciço. Em seguida, foi rezada a oração pela beatificação e canonização do Servo de Deus, finalizando com a aspersão de água benta, sobre o túmulo.
Os Salesianos de Dom Bosco também estiveram presentes na celebração. A obra Salesiana, presente na cidade, foi um desejo do próprio Padre Cícero Romão Batista. “Nós Salesianos, Família Salesiana, estamos aqui para agradecer a Deus o dom da vida e o legado de evangelização que o Padre Cícero nos deixou. É importante citar que o Padre Cícero, desde fevereiro, também é contado entre os membros da Família Salesiana”, afirmou o inspetor Salesiano do Nordeste, padre Inácio Vieira, SDB..
Fonte: Thaís Cândido – Nordeste Hoje
Tendo como objetivo “estudar os desafios e articular as oportunidades do trabalho educativo-pastoral salesiano junto aos santuários e paróquias”, realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de julho, no Hotel Rainha dos Apóstolos - Aparecida, SP, o 4º Encontro Nacional das Paróquias e Santuários confiados aos salesianos no Brasil. O encontro reuniu 94 participantes das seis Inspetorias Salesianas no Brasil: Amazonas, Recife, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Entre eles, párocos, agentes de Pastoral e presença de jovens ligados à Articulação da Juventude Salesiana (AJS).
O Encontro iniciou na manhã do dia 5 com a missa presidida por dom Antônio Carlos Altieri. Na parte da tarde, o padre José Paulino De Godoy Júnior apresentou dados estatísticos das Paróquias e Santuários, seguido de um trabalho em grupo para apresentar destaques a respeito dessas estatísticas. À noite, os participantes fizeram uma visita noturna guiada à Basílica de Aparecida.
No dia 6, o inspetor Salesiano de Campo Grande, padre Ricardo Carlos, presidiu a celebração eucarística. No auditório, houve a apresentação do 4º tema do encontro, Juventudes & AJS, pelo padre Aldir Silva. Na parte da tarde, os participantes foram divididos em duas oficinas: Os agentes de Pastoral e jovens da AJS participaram da oficina sobre Articulação das Juventudes no carisma salesiano, conduzida pelo padre Aldir Silva. Já os párocos participaram da oficina sobre Sexualidade e Pastoral Juvenil, apresentada pelo padre Ronaldo Zacharias.
No dia 7, houve a missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo arcebispo dom Orlando Brandes, por dom Antônio Carlos Altieri e pelos participantes do 4º Encontro Nacional de Paróquias Salesianas.
Fonte: Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
O VIDES – Voluntariado Internacional Mulher Educação Desenvolvimento (N.R. sigla em italiano) realizou, durante o mês de junho, dois importantes encontros voltados para a formação de jovens voluntários.
Entre os dias 14 e 16 de junho, a cidade de Água Clara, MS, foi palco do 2° Campo VIDES da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), que reuniu 16 jovens. A iniciativa teve como objetivo capacitar e engajar jovens e adultos em ações de voluntariado em prol de crianças e jovens atendidos pelo Centro Juvenil Nossa Senhora Auxiliadora, de Água Clara, que acolhe cerca de 50 crianças por meio do seu serviço de convivência e está diretamente ligado ao Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade – CEMIC, de Lins, SP.
Já entre os dias 28 e 30 de junho, a Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) teve a alegria de realizar mais um significativo Campo de Formação de Voluntariado VIDES. O evento reuniu mais de 50 voluntários de diversas regiões da Inspetoria, incluindo Campos dos Goytacazes, RJ, Rio das Ostras, RJ, Alegre, ES, Uberlândia, MG, Ponte Nova, MG, São João del Rei, MG e Belo Horizonte, MG. O encontro teve como cenário o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - INSA, obra social da BMM localizada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, MG.
Fonte: Inspetorias Madre Mazzarello (BMM) e Nossa Senhora Aparecida (BAP)
Entre os dias 09 e 11 de agosto de 2024, aconteceu na Missão Salesiana de Maturacá, AM, a II Assembleia Jovem Yanonamɨ (forma como a comunidade indígena se autodenomina). Cerca de 300 participantes de seis comunidades da região do Rio Cauaburis e Afluentes (Maturacá, Nazaré, Inambú, Cachoeirinha, Mafi e Maiá) refletiram assuntos importantes para o bem-viver juvenil, tendo como objetivos promover o diálogo sociocomunitário (wã wayou); abordar assuntos desafiadores (wãrihito); definir estratégias para um maior protagonismo dos jovens na comunidade e estabelecer compromissos com a educação para a paz e solidariedade (puhi kuɨ).
A dinâmica do encontro seguiu a metodologia do escutar, refletir, agir; e foi dirigida pelos jovens, com assistência do gestor escolar e professores. Assim, após um momento de palestra, eram formados grupos de trabalho que aprofundavam o debate, apresentando no final propostas de intervenção para a superação dos desafios encontrados.
Esta edição da Assembleia Jovem foi promovida pela Inspetoria São Domingos Sávio (ISMA), coordenada pela Escola Indígena Imaculada Conceição e apoiada pela Rede Salesiana Brasil, Escola Nsr. de Guadalupe do Maiá, 5° PEF, AYRCA, AMIK e Lideranças Tradicionais Yanonamɨ.
Fonte: Inspetoria São Domingos Sávio – ISMA