Especial

Irmã Chiara Cazzuola,
X sucessora de Madre Mazzarello

Com informações: Portal das FMA / Fotos: Instituto FMA
A irmã Chiara Cazzuola foi confirmada como a nova superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora. A eleição aconteceu durante o 24º Capítulo Geral do Instituto das FMA, realizado de 17 de setembro a 24 de outubro em Roma, na Itália.

“O coração experimenta muitos sentimentos diferentes, mas há um que está acima de todos: a gratidão. Graças a Deus por nos ter chamado a este maravilhoso Instituto que Nossa Senhora quis. E essa é uma certeza linda que nos acompanha. Quando dizemos ‘Maria está presente em nossa vida, na vida do Instituto’ estamos dizendo a verdade!”, enfatizou a irmã Chiara Cazzuola em seu primeiro “Boa Noite” como Madre-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Irmã Chiara foi eleita a décima sucessora de Madre Mazzarello à frente do Instituto durante o 24º Capítulo Geral (CG24) das FMA, realizado nos dias 17 de setembro a 24 de outubro em Roma, na Itália. O evento reuniu 172 representantes das presenças FMA sob o tema ‘“Fazei tudo o que Ele vos disser’ – Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade”. Durante o CG24, as capitulares refletiram e avaliaram a caminhada do Instituto nos últimos seis anos, com base nas consultas realizadas em todas as inspetorias e casas das FMA ao redor do mundo; participaram de momentos de celebração e oração; e traçaram os objetivos e linhas de ação para o próximo sexênio.

Também foi eleito o Conselho Geral, que vai colaborar com a Madre-geral na condução do Instituto internacional. Compõem esse conselho as salesianas responsáveis pelos âmbitos da Família Salesiana, irmã Leslie Sandigo Ortega; da Comunicação Social, irmã Maria Ausília De Siena; das Missões, irmã Ruth del Pilar Mora; da Pastoral Juvenil, irmã Runita Galve Borja; e da Formação, a brasileira irmã Nilza Fátima de Moraes; a tesoureira geral (ecônoma) irmã Ena Veralis Bolaños; e a vigária geral, irmã Maria do Rosário García Ribas. Também compõem a direção do Instituto as conselheiras visitadoras para as sete regiões em que as FMA estão presentes, sendo a irmã Marta Liliana Riccioli eleita para a região América/Cone Sul.

Atualmente, 11.535 Filhas de Maria Auxiliadora estão comprometidas com a missão educativa, comunicativa e evangelizadora, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco, em todo o mundo.

A Madre-geral, irmã Chiara Cazzuola
Irmã Chiara nasceu na Itália, em 1955, e fez sua primeira profissão religiosa em 1975. Formou-se em Letras e, por muitos anos, foi professora e depois diretora de escolas de educação básica. No Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, atuou na Pastoral Juvenil e, depois, como inspetora e visitadora, contribuindo para a animação e a formação das FMA em diversas inspetorias da América e da Europa.

Irmã Chiara substitui a Irmã Yvonne Reungoat, que esteve à frente do Instituto desde 2008, e é a décima sucessora de Madre Mazzarello, cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora juntamente com Dom Bosco.

Conselheira para a Formação
A irmã Nilza Fátima de Moraes, que até o CG24 era a superiora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, com sede em São Paulo, foi eleita conselheira para o Âmbito da Formação.

Irmã Nilza nasceu em 25 de novembro de 1965, em Natividade da Serra, SP. Estudou na escola mantida pelas FMA em Lorena, SP, e participou dos encontros vocacionais no Colégio do Carmo, em Guaratinguetá, onde foi morar, em 1982, para fazer o seu discernimento vocacional. Fez sua profissão religiosa em 1987 e, como FMA, exerceu diferentes funções em escolas e oratórios, atuando especialmente como professora e na Pastoral Juvenil.

Em janeiro de 2017, assumiu a função de formadora no Aspirantado e Postulado, em São José dos Campos. Na gestão da inspetora irmã Helena Gesser, de 2014 a 2019, foi vigária inspetorial e coordenou a equipe da Formação Permanente da Inspetoria Santa Catarina de Sena. Em 2019, foi eleita inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, que abrange as presenças das FMA nos estados de Campo Grande, Santa Catarina, Porto Alegre, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Como conselheira da Formação, irmã Nilza será responsável por animar e promover a formação integral e contínua das Filhas de Maria Auxiliadora em relação aos valores e às exigências da vocação específica das FMA na Igreja, acompanhando, de modo particular, o período inicial (C128).

Memória e história
Em 5 de agosto de 1872, nascia o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), fruto “do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello”. Foi nesta data que Madre Mazzarello e outras onze jovens pronunciaram o “Sim”, como Maria, para ser auxiliadoras com e entre as/os jovens. O nome do Instituto foi escolhido por Dom Bosco, para que as irmãs se tornassem “um monumento vivo de gratidão a Maria”.

Atualmente, 11.535 Filhas de Maria Auxiliadora estão comprometidas com a missão educativa, comunicativa e evangelizadora, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco, em todo o mundo. As FMA estão presentes em 97 nações e assim distribuídas nos continentes: 3.366 irmãs em 23 países da América, 628 em 26 países da África, 2.886 em 22 nações da Ásia, 4.597 em 22 nações da Europa e 58 irmãs em 4 países da Oceania.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano