Opinião

“Nos passos de Dom Bosco”

Li, com alegria, a matéria do Boletim Salesiano que trata da possibilidade de se alcançar a santidade “nos passos de Dom Bosco” (É possível ser santo nos passos de Dom Bosco? Fernando Campos Peixoto, SDB: Boletim Salesiano – julho de 2021, p. 14-15).

Verifiquei a exatidão das colocações do salesiano Fernando Campos Peixoto, sobretudo ao afirmar: “Gastou a sua vida pelo outro, especialmente pelos jovens pobres e abandonados de Turim”. Há exatidão nisso por dois motivos: primeiro, porque não há maior amor que doar sua vida pelo irmão; segundo, porque na doação aos jovens consiste o caminho de santidade para o salesiano.

Em curso ministrado no nordeste salesiano, do qual participaram três padres salesianos e seis Filhas de Maria Auxiliadora, não duvidei declarar e defender a tese de que o salesiano não se santifica se não estiver com os jovens, se não se dedicar aos jovens. Houve uma primeira reação dos presentes, mas aos poucos todos puderam verificar a qualificação da afirmação.

Cada congregação religiosa, surgida na Igreja por inspiração divina, atende a uma necessidade do Reino de Deus. Os Salesianos surgiram, com plena evidência, para a juventude: a vida de Dom Bosco, enquanto teve saúde, não esteve um momento distante dos jovens.

O autor do artigo citado diz que são três os passos do salesiano rumo à santidade: alegria, trabalho bem feito e criatividade em conquistar almas para Deus. Por tudo quanto vivi e estudei com os maiores mestres da espiritualidade salesiana, não receio dizer: o Salesiano não se santifica se não viver para os jovens e com os jovens.

Com uma saudação.

João Bosco de Castro Teixeira, ex-Salesiano, professor aposentado, especialista em Pedagogia da Presença.

Dos leitores

Erik Alexandre: “Isso é tão lindo se ver... Obrigado Missão Salesiana pelo belo testemunho de luta de sempre pelos nossos irmãos indígenas”.(Sobre a notícia “Projeto AMA realiza escavação de novos poços artesianos”, Portal Boletim Salesiano, 13 de outubro de 2021).

Joana Novaes Pedrosa: “Dom Bosco continuaria sua luta em prol dos pobres, dos enlutados e todos os sofredores. Nascemos para os outros”.(Sobre a “Mensagem do Reitor-mor: Depois do tsunami”, Boletim Salesiano Digital, outubro de 2021).

João Gil de Brito: “Tive a honra de estudar em Manaus neste colégio”.(Sobre a matéria “Manaus celebra o centenário do Colégio Dom Bosco”. Equipe de Comunicação do Colégio Dom Bosco, Boletim Salesiano, setembro de 2021, p. 14).

Noscia Maria:
“Parabéns aos coroinhas da comunidade Sagrado Coração de Jesus”.Inês Barbosa Bertolini: “Que maravilhosa bênção de Deus!”(Sobre a notícia “Celebração reúne coroinhas da comunidade Sagrado Coração de Jesus”, Portal Boletim Salesiano, 23 de agosto de 2021).

Graciete Goncalves: “Eis as Filhas de Maria Auxiliadora! Bênçãos e graças sejam derramadas sobre esse Monumento Vivo!!! Gratidão a Dom Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello”.
(Sobre a notícia “Aberto o 3º ano de preparação ao 150º aniversário de fundação do Instituto FMA”, Portal Boletim Salesiano, 5 de agosto de 2021).

Crédito: shutterstock
© 2021 Copyright: Boletim Salesiano