Editorial

“Sempre tereis pobres entre vós”

Em novembro vamos vivenciar o 5° Dia Mundial dos Pobres. A data foi estabelecida pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Em 2021, o tema é “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7).

Olhando para a edição deste Boletim Salesiano, percebemos como a Família Salesiana de Dom Bosco está comprometida com os pobres. Eco daquela promessa feita por Dom Bosco: “Prometi a Deus que até meu último alento seria para os meus pobres jovens”. Procuramos seguir o exemplo de Jesus, que no dizer do Papa Francisco “é o primeiro pobre, mais pobre entre os pobres, porque os representa a todos”. Continuando sua mensagem, o Papa afirma que o rosto de Deus que Jesus revela “é o de um Pai para os pobres e próximo dos pobres”. Assim, poderíamos dizer, Dom Bosco viu o rosto de Cristo nos jovens pobres e dedicou-se de corpo e alma a eles.

Em seu artigo “Direitos fundamentais: uma questão de cidadania”, o padre Agnaldo Soares Lima reflete sobre o Dia Universal dos Direitos Humanos. Ele afirma que, refletindo “sobre esse tema dentro de um espaço como o Boletim Salesiano se reforça o compromisso de Dom Bosco, que, vivendo sempre muito além do seu tempo e quando ainda não se falava de direitos humanos, teve como preocupação assegurar tudo o que era importante para que seus adolescentes e jovens – educados no Oratório de Valdocco – se desenvolvessem como ‘bons cristãos e honestos cidadãos’”.

Vindo a este encontro, o Papa Francisco, na sua mensagem para o 5º Dia Mundial dos Pobres, afirma que precisamos descobrir Cristo nos pobres: “Não só a emprestar-lhes a nossa voz nas suas causas, mas também a ser seus amigos, a escutá-los, a compreendê-los e a acolher a misteriosa sabedoria que Deus nos quer comunicar através deles”.

O Reitor-mor nos fala sobre o segredo da Família Salesiana, citando a frase de Dom Bosco: “Aqui convosco sinto-me bem: estar convosco é mesmo a minha vida”. Padre Ángel fala dos sentimentos contrastantes que podemos experimentar e das más notícias que surgem todos os dias. No final do seu artigo, ele faz uma proposta: “Que nos unamos às pessoas que querem fazer um telejornal das boas notícias, um Facebook só de bondade”.

A irmã Márcia Koffermann, no seu artigo “Repensando o mundo digital pós-pandemia”, diz que “esse olhar educomunicativo sobre a realidade é um elemento fundamental para construirmos ecossistemas mais ricos de humanidades, mais solidários com o sofrimento alheio e mais conscientes de que fazemos parte de uma grande casa comum, onde todos devem ser respeitados e acolhidos em igual dignidade”.

A equipe editorial do Boletim Salesiano sente a alegria de estar concluindo mais um ano de atividades desta revista “que Dom Bosco trazia no coração”. Nosso objetivo é levar a todos a visão salesiana dos fatos e acontecimentos do mundo. Por isso, todos os temas, todos os assuntos e notícias, têm um enfoque bem salesiano. Lembremo-nos de que, como Família Salesiana, somos portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres. E por isso jamais poderemos perder a oportunidade que se nos oferece para fazer o bem, pois “sempre tereis pobres entre vós”!

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Istock / Marko Ristic

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.