Notícias Nacionais

Inspetorias salesianas realizam Festival de Música Cristã

As inspetorias salesianas missionárias da Região Norte, São Domingos Sávio (SDB) e Nossa Senhora da Amazônia (FMA), promoveram a primeira edição do Festival Salesiano de Música Cristã.

O evento ocorreu de forma híbrida devido às dificuldades de distanciamento geográfico da Região Norte e em função da pandemia da Covid-19. Somente a conclusão do evento foi presencial, no auditório do Colégio Dom Bosco em Manaus, AM.

O Festival Salesiano de Música Cristã teve o objetivo de proporcionar a valorização e difusão da música dentro de todas as perspectivas cristãs, além de favorecer a unidade entre os diversos jovens das demais religiões cristãs que existem no Brasil, favorecendo o respeito pelas diferenças e a valorização do segmento cristão.

A ideia de ecumenismo deste festival surgiu a partir das reflexões da Campanha da Fraternidade 2021 que tem como tema: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” e lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

Por meio do festival, as inspetorias missionárias conseguiram oferecer aos jovens cristãos uma proposta de entretenimento durante a quarentena imposta pela pandemia. Além disso, superaram o distanciamento geográfico da região que impedia a realização de propostas pastorais a nível inspetorial.

Fonte: Salesiano Gustavo Sousa

Aluno salesiano é aprovado na Olimpíada Brasileira de Satélites

Paulo Victor Santana Tosta, aluno do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina, PE, foi o único aprovado no Estado de Pernambuco na categoria N2 (para alunos do Ensino Médio) da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI.

O estudante conseguiu a aprovação com o projeto “Desenvolvimento de um Cubesat para Prevenção e Monitoramento de Incêndios no Bioma Caatinga”. A primeira fase da Olimpíada propôs a produção de um Projeto Técnico-Científico e um vídeo explicativo, desenvolvendo aplicações e soluções de problemas usando CubeSats (satélites miniaturizados com massa de até 1 kg e dimensões de 10×10×10 cm).

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI – OBSAT- tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte (chamados CubeSats). Difundindo, assim, a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante e universitário.

Fonte: Ir. Quiterina Rosa

Alunos participam de ação de limpeza de manguezais

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do UniSales participaram de uma ação de limpeza dos manguezais na Ilha de Vitória, ES. O objetivo foi chamar a atenção da população para os impactos negativos das agressões ao meio ambiente.

A ação foi realizada no dia 18 de setembro em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza- World Cleanup Day, movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo, para limpar o planeta.

A iniciativa promoveu ações de conscientização, limpeza, recolhimento de resíduos do manguezal da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes. Na programação, também foi desenvolvido o Projeto de Educação Ambiental Mangueando na Educação, idealizado pela egressa do UniSales, Juliana Conde, que atua como educadora ambiental na Semmam.

Fonte: Inspetoria São João Bosco com UniSales

Realizados o XIX ENARSE e o XII ENEL

Com o tema “Liderança se faz em Rede: Fortalecendo nossa missão educativa em tempo de pandemia e pós-pandemia” foram realizados no dia 8 a 10 de setembro o XIX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas e XII Encontro dos Ecônomos Locais (XIX ENARSE e XII ENEL). Assim como em 2020, o evento ocorreu de forma totalmente on-line e, só no primeiro dia, já reuniu mais de 500 participantes para refletir e estudar os movimentos da educação salesiana.

O evento foi destinado aos inspetores, animadores, diretores institucionais, gestores e ecônomos inspetoriais, ecônomos locais e também diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos, além de coordenadores de Pastoral e Comunicação e orientadores educacionais das escolas da Rede Salesiana Brasil.

O objetivo geral foi promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da missão educativa salesiana em rede.

Fonte: RSB-Comunicação

Salesianos integram coordenações regionais da CRB

A irmã Helena Gesser, FMA, foi eleita coordenadora presidente da Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB São Paulo), durante a assembleia realizada nos dias 11 e 12 de setembro.

Cerca 100 pessoas participaram da assembleia, que contou com assessoria formativa do padre Octávio del Luján Moscoso, fdcc. Além da partilha formativa e da reflexão sobre a caminhada do regional, os participantes elegeram a nova coordenação que animará os religiosos e as religiosas no Estado de São Paulo no triênio 2021-2024.

no Regional Curitiba da CRB, o padre Asídio Deretti, SDB, foi eleito para compor a nova equipe de coordenação. Padre Asídio atualmente é pároco da Paróquia São Cristóvão, em Curitiba, PR, e, junto com os demais religiosos e religiosas que compõem a coordenação, terá como missão animar a vida religiosa consagrada, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos institutos religiosos.

Fontes: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e Inspetoria São Pio X

Missão Salesiana inicia Projeto Mulheres Arteiras


A Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) iniciou em setembro o Projeto Mulheres Arteiras, com cursos de artesanato e corte e costura para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Três Lagoas, MS. O projeto, realizado em parceria com a Suzano Papel e Celulose, atende 30 mulheres, dando a elas a oportunidade de encontrar meios para incrementar a renda familiar ou fomentar sua inserção no mercado de trabalho.

A proposta do projeto é incentivar e colaborar também com o protagonismo dessas mulheres por meio de ações que orientam sobre independência econômica, prevenção da violência doméstica, respeito sexual e outros temas importantes para o crescimento e fortalecimento da mulher.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

Caetés realiza reuniões com grupo da ADMA Jovem

A Paróquia São João Bosco de Caetés, PE, iniciou, recentemente, encontros com jovens que vão fazer parte do primeiro grupo da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), voltados para a juventude salesiana.

A conversa ocorreu na igreja Matriz, em Caetés I, com a coordenação do delegado da Família Salesiana da Inspetoria São Luiz Gonzaga, padre Antonio João Neto, SDB.

A iniciativa de fundar a ADMA jovem em Caetés surgiu a partir da necessidade da associação em inserir os jovens das comunidades no grupo. Em sua visita à comunidade salesiana dos Caetés, em março de 2021, o conselheiro regional para a América Cone Sul, padre Gabriel Romero, ouvindo as necessidades da comunidade, sugeriu e incentivou o início do grupo na presença salesiana dos Caetés. A ideia foi abraçada pelas jovens Eulália Gabriela, Ariane Oliveira, Alice Silva e Lívia Gabriela.

Desde que a comunidade religiosa dos Caetés foi criada, em novembro de 2020, grupos e movimentos ligados à Família Salesiana vêm sendo formados para fortalecer ainda mais a vida e missão de Dom Bosco nas comunidades urbanas e rurais da paróquia.

Fonte: Rhaldney Silva

Educandos da OSAF recebem computadores

Alegria e gratidão marcaram a entrega dos computadores para 24 educandos da Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), em Araras, SP, no último dia 13 de agosto. As doações foram feitas por apoiadores e voluntários da obra salesiana como parte da “Campanha adote um educando, doe um computador”, idealizada pela OSAF.

A entrega foi mediada pela irmã Metka Kastelic, coordenadora de Pastoral, com a presença dos educandos e seus familiares. A campanha contribuiu para que mais educandos da OSAF possam acompanhar suas atividades escolares e educativas com equipamentos adequados.

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), fundada em 1968, localiza-se, no bairro Piratininga na cidade de Araras, SP. No início, acolhia crianças enquanto os pais trabalhavam na colheita da cana-de-açúcar. Hoje conta com dois projetos: o Crescendo em Cidadania, que trabalha na perspectiva de garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes, com oficinas nos eixos do esporte, arte e cultura, cidadania e formação humana; e o Promovendo Cidadania, que oferta cursos de qualificação profissional para adolescentes, jovens e adultos.

Fonte: com informações irmã Metka Kastelic

Breves

Paróquias
Mais de 50 pessoas, entre párocos, vigários, reitores de santuários e lideranças leigas das presenças salesianas da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), participaram nos dias 28 e 29 de setembro de um encontro para aprofundar o tema da Catequese na Evangelização dos Jovens. O evento foi realizado na Casa de Retiros do Instituto São Vicente, em Campo Grande, MS, seguindo todos os protocolos de segurança.

Comunicação - EFATA
A equipe de comunicação da Articulação da Juventude Salesiana (AJS Nordeste), da Inspetoria São Luiz Gonzaga, promoveu, nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, a Escola de Comunicadores da articulação (EFATA). As atividades foram realizadas de forma on-line, por meio do canal da AJS no YouTube, com participação, além dos jovens da AJS, de comunicadores de paróquias, colégios e obras sociais.

Ex-alunos de Dom Bosco
Os Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco realizaram no dia 26 de agosto, de forma on-line, um encontro festivo que reuniu cerca de 60 representantes. O encontro foi marcado por momentos de formação, depoimentos e, naturalmente, pelo reforço ao projeto dos ex-alunos de se manterem firmes, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco.

Centro de Formação Indígena
Após a paralisação devido à pandemia da Covid-19, o Centro de Formação Indígena (CFI), em São Gabriel da Cachoeira, AM, retomou em agosto as atividades, acolhendo três jovens indígenas que estavam sendo acompanhados pelos salesianos de suas presenças de origem nos meses anteriores. Agora, eles passam a morar na comunidade salesiana para aprofundar seu discernimento vocacional e entender melhor o projeto de Deus para cada um.

Padre Rodolfo
Entre os dias 9 e 11 de outubro, foi realizado o 3º Seminário sobre a santidade do venerável Padre Rodolfo Komorek, promovido pela Paróquia Sagrada Família, de São José dos Campos, SP. O evento ocorreu de forma on-line e presencial com o tema “A atualidade eclesiológica do Padre Rodolfo Komorek”, e teve como objetivo valorizar e divulgar a vida do “padre santo”.

Estação meteorológica
Em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo inaugurou, em 22 de setembro, uma estação meteorológica na qual será possível coletar dados sobre o clima na cidade de Macaé, RJ. A iniciativa surgiu por meio da professora de Geografia do Colégio Castelo, Lúcia Cristina Almeida Araújo, que é especialista em Ciências Atmosféricas.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano