Especial

Como fermento na Família Humana hoje
A dimensão laical da Família de Dom Bosco

Com informações: ANS

Como fermento na Família Humana hoje: a dimensão laical da Família de Dom Bosco é o tema escolhido pelo Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, para a Estreia 2023. Ou seja: este é o mote que vai orientar todas as reflexões e ações da Família Salesiana, em âmbito mundial, durante este ano.

Já no documento de apresentação, padre Artime esclarece que a Estreia 2023 é dirigida a dois grupos distintos: os diversos grupos que compõem a Família Salesiana criada por Dom Bosco e as crianças, os adolescentes e os jovens de todas as presenças salesianas no mundo. “Como é possível ter dois destinatários tão claramente diferentes? É fácil de entender: com a nossa pedagogia e espiritualidade pretendemos ajudar as crianças e particularmente os adolescentes e os jovens a descobrirem que cada um deles pode ser como o fermento de que fala Jesus, como o bom fermento que ajuda a crescer e tornar maior e mais saboroso o ‘pão da Família Humana’. E cada um deles pode ser verdadeiro protagonista e ter uma autêntica missão ao lado de Jesus ou como um bom crente na religião que professa”, explica o Reitor-mor.

Ao mesmo tempo, para a Família Salesiana de Dom Bosco, a Estreia pretende “ser uma mensagem clara e provocadora que nos leve a descobrir a sua dimensão laical, nesta família em que todos estamos envolvidos e onde a grande maioria de seus membros são leigos”; e especificamente para os consagrados da Família Salesiana, é um convite a ser “fermento na massa do pão da humanidade e a viver juntos e enriquecidos com a secularidade evangélica dos nossos irmãos e irmãs”.

O fermento, elemento vivo
No decorrer do texto da Estreia, padre Ángel Fernández Artime explica o porquê de escolher o fermento como metáfora para a refletir sobre a dimensão laical da Família Salesiana: “A parábola do fermento, escolhida como tema para Estreia 2023, é uma parábola de grande sabedoria evangélica, pedagógica e atualidade educativa, expressando a natureza do Reino de Deus que Jesus viveu e ensinou”.

Um dos elementos apontados pelo Reitor-mor é que é necessária apenas uma pequena quantidade de fermento para fermentar toda a massa, fazendo com que ela dobre ou triplique de tamanho. Ele ressalta também que o que distingue o fermento dos outros ingredientes da massa é ser ele o único ingrediente vivo, “e por ser vivo tem a capacidade de influir, harmonizar, transformar toda a massa”.

O Reitor-mor aborda ainda como o próprio Jesus, ao se fazer humano e viver no meio de nós, agiu como fermento entre as pessoas mais simples e necessitadas, os doentes e os pobres.

Responsabilidade de todos
A importância de que todos se envolvam na construção da Família Humana pautada no amor, na justiça e na solidariedade, como nos pede o Papa Francisco, é outro ponto destacado pela Estreia. Uma tarefa que cabe a leigos e consagrados e a pessoas de diferentes gerações. “Não podemos deixar para amanhã o bem que devemos fazer hoje! Somos chamados, como Família de Dom Bosco, a ser fermento na Família Humana. Guiados por esta visão – da dinâmica evangélica do fermento – queremos aprofundar e reconhecer a riqueza da vocação espiritual, religiosa e cristã dos nossos leigos em todas as presenças do mundo, e dos leigos da Família de Dom Bosco, valorizando nas diferentes culturas e sociedades, o dom da sua vida, a força da sua fé, a beleza da sua família, a sua experiência de vida e de trabalho”, considera o padre Artime.

O texto da Estreia reforça a complementaridade das vocações dos diferentes grupos da Família Salesiana e a comunhão que deve guiar o vasto movimento criado por Dom Bosco em favor dos jovens, especialmente os mais carentes. Ressalta, ainda, que a Família Salesiana, como uma grande árvore, gerou muitos frutos de santidade, que devem servir de modelo para os educadores e os jovens de hoje.

O Reitor-mor conclui com um convite a toda a Família Salesiana e, especialmente, aos leigos, homens e mulheres desta família, “a responderem de forma criativa, colaborativa e concreta, da maneira que puderem, a esta humilde proposta da Estreia 2023 para que sejam verdadeiramente o fermento semelhante ao do Evangelho ao qual se referia Jesus, nosso Senhor”.

O que é a Estreia?
Seguindo uma tradição que vem desde os tempos de Dom Bosco, no final de cada ano o Reitor-mor apresenta um tema para guiar as ações e o trabalho pastoral da Família Salesiana no decorrer do ano seguinte. O Reitor-mor sempre entrega o primeiro texto da Estreia à Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Depois, a mensagem é traduzida para vários idiomas e propagada para todas as casas dos Salesianos, das FMA e de outros 30 grupos, congregações e institutos que fazem parte da Família Salesiana.

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil