Notícias Internacionais

Salesianos coordenam ações para ajudar milhares de deslocados de guerra

“Um gesto, uma vida” é o mote das ações urgentes que a coordenação salesiana da Delegação Leste da Inspetoria África Central (AFC-EST) realizaram no final de 2022 em colaboração com a ONG Salesiana Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS) para ajudar os deslocados da guerra em Goma, na República Democrática do Congo (RDC).

Desde o início de outubro, esses pequenos gestos foram importantes para ajudar as quase 28 mil pessoas que chegaram ao centro salesiano Don Bosco Ngangi, fugindo da violência e da guerra que assolam a região Leste do país. Entre os deslocados, estão cerca de cem crianças menores de cinco anos, incluindo 12 recém-nascidos e suas mães.

Durante sua última visita a Goma, no final de novembro, o padre Guillermo Basañes, superior dos Salesianos da Inspetoria Maria Santíssima Assunta, da África Central, fez um severo alerta: “A guerra mata, mas a indiferença também mata!”. Em seguida, encorajou os gestos de compaixão e apoio dos coirmãos que se encontram no campo de guerra de Kanyaruchinya, a cerca de dez quilômetros ao Norte de Goma, e no acampamento da Don Bosco Ngangi.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Argentina: lançado novo documentário sobre Artêmides Zatti

Foi lançado em 1º de dezembro, na Argentina, o primeiro episódio de um novo documentário intitulado "Artêmides Zatti, o enfermeiro dos pobres", uma produção do Boletim Salesiano da Argentina que contou com o apoio das duas inspetorias argentinas e de toda a Congregação Salesiana.

O documentário, disponível no canal do YouTube do Boletim Salesiano Argentino, inclui numerosas entrevistas e material histórico inédito. Filmado entre Bahía Blanca, Buenos Aires, Córdoba, Viedma e Boretto, a produção permite conhecer melhor o homem que se dedicou a cuidar dos mais pobres da Patagônia argentina, dirigindo um dos primeiros hospitais da região em uma época em que ainda não se falava em saúde pública.

A obra demonstra que a canonização de 9 de outubro foi apenas o início de um caminho, que possibilitou ao mundo conhecer este novo santo, que mostrou o seu modo de viver a fé e deixou um legado de ações concretas, para que todos possam seguir um caminho espiritual simples, centrado no cuidado dos mais pobres.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

FMA recebe prêmio Carlo Marchini 2022

Por seus relevantes trabalhos humanitários desenvolvidos junto aos povos originários do Brasil na Amazônia, irmã Rosalia Lapo, FMA, mais conhecida como irmã Rosy, foi agraciada com o 4º Prêmio concedido pela Associação Carlo Marchini, no auditório do Instituto Paulo VI, em Brescia, na Itália. Na impossibilidade de recebê-lo pessoalmente, se fez representar por sua sobrinha, irmã Franca Lapo, FMA.

De chapéu na cabeça, bengala e estilo salesiano no coração, irmã Rosy embarca periodicamente em barcos que percorrem as artérias da grande bacia hidrográfica, única via de comunicação da região. Depois, segue a pé para chegar às comunidades indígenas, cujos vários dialetos aprendeu ao longo do tempo. Leva remédios e cura para as doenças típicas da região: picadas de cobra e parasitoses, além das práticas habituais de higiene e profilaxia, decisivas para garantir a saúde de jovens e idosos.

“Quando chegamos nas aldeias, todos nos recebem com carinho. Levamos os remédios, cuidamos dos enfermos e compartilhamos tudo com eles, começando pela Palavra de Deus. Eles vivem com simplicidade e são felizes com o que têm; eu sou uma missionária de muita sorte, pensando no dom que Deus me deu de poder estar no meio da selva, no meio dessa gente querida. Sinto a presença de um Deus que está sempre próximo de nós e nunca nos abandona, juntamente com Maria que nos cobre com o seu manto”, afirma irmã Rosy em seu depoimento encaminhado para a Associação Carlo Marchini Onlus.

Fonte: RSB-Comunicação

Estudo reflete sobre as condições de menores depois da pandemia

Em 7 de dezembro de 2022, foi apresentado na sede da União Internacional das Superioras Gerais (UISG) o resultado de uma pesquisa com o tema “Qual futuro para as meninas depois da pandemia?”. A pesquisa foi realizada por quatro congregações religiosas: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmãs do Bom Pastor, Irmãs Missionárias Combonianas e Irmãs de Nossa Senhora das Missões.

Madre Chiara Cazzuola, Superiora-geral do Instituto das FMA, esteve no evento. Além dela também participaram: a irmã Runita Borja, conselheira do Âmbito da Pastoral Juvenil, a Madre-geral emérita, irmã Yvonne Reungoat, e a irmã Annecie Audate, FMA, diretora-geral do VIDES Internacional.

Desde quando o mundo foi atingido pela pandemia da Covid 19, em março de 2020, estima-se que mais de 110 milhões de estudantes abandonaram as escolas nos países em desenvolvimento. Os efeitos negativos da pandemia afetaram as pessoas com diversa intensidade, com maiores repercussões sobre as faixas sociais e nos países mais vulneráveis. Diante de tal situação crítica sem precedentes, essas quatro congregações religiosas internacionais femininas continuaram na sua missão de proteger os mais fracos, tutelar e garantir os direitos especialmente das mulheres, jovens e crianças.

Fontes: Portal das FMA com VIDES e UISG

Luke Kelly: “a corrida da minha vida”

Os desafios desportivos sempre marcaram a vida de Luke Kelly, maratonista alemão de 22 anos. No entanto, a corrida de Nairóbi, Quênia, foi especial para o jovem: 350 crianças e jovens correram com ele, incluindo diversas crianças em situação de rua que encontraram um novo lar e uma nova vida graças aos Salesianos.

"O entusiasmo com que as crianças correram foi incrível. Foi realmente a corrida da minha vida”, disse o jovem. Em outubro de 2022, Luke Kelly visitou a capital do Quênia, Nairóbi, para conhecer o trabalho dos Salesianos de Dom Bosco com as crianças em situação de rua. “Todos deveriam ter a oportunidade de viver uma vida digna. Me tocou e foi uma fonte de inspiração para mim ver como a ajuda salesiana é eficaz e próxima das crianças necessitadas”.

No futuro, Luke Kelly gostaria de ser ele mesmo uma fonte de inspiração para meninos e meninas alemães, seja no esporte, seja no empenho de solidariedade com Dom Bosco. Neste sentido, já estão previstas algumas visitas escolares na Alemanha em 2023.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Pacto Educativo Global e Sistema Preventivo são temas de seminário

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, cerca de 1.500 Educadores do Continente Americano participaram da webinar organizada pela Escola Salesiana da América (ESA), com a colaboração da Equipe inspetorial de comunicação do Chile. O momento formativo foi ministrado nas quatro línguas faladas no continente: espanhol, português, inglês e francês, e refletiu sobre a herança carismática do Sistema Preventivo em harmonia com o Pacto Educativo Global desejado pelo Papa Francisco.

O encontro começou com as saudações do padre Miguel Ángel García, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, da irmã Runita Borja, conselheira geral da Pastoral Juvenil das FMA, da Madre-geral FMA, irmã Chiara Cazzuola, e do padre Héctor Gabriel Romero, conselheiro regional para a América Cone Sul. Logo depois, contou com duas importantes apresentações: da irmã Yvonne Reungoat, Madre-geral emérita das FMA, e do padre Fábio Attard, responsável pela Formação dos Salesianos e Leigos na Europa.

Durante o encontro on-line também foram compartilhadas algumas boas práticas pedagógicas realizadas em alguns países do Continente Americano, que podem ser replicadas em diferentes contextos.

Fontes: Portal das FMA e Agência Info Salesiana – ANS

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil