Família Salesiana

Igreja do Brasil se despede do Monsenhor Jonas Abib

Redação Boletim Salesiano, com informações do portal Canção Nova

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, um dos grupos da Família Salesiana, faleceu em São Paulo, em 12 de dezembro de 2022, aos 85 anos. Ele foi um dos religiosos que mais se destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina, através dos meios de comunicação e pela realização de grandes encontros de evangelização.

Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936, na cidade de Elias Fausto, SP. Aos 12 anos, mudou-se para o município de Lavrinhas, SP, para iniciar os estudos na Congregação Salesiana. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena, SP, e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo, SP. Foi ordenado sacerdote em 1964 e adotou o lema “Feito tudo para todos”.

Iniciou seus trabalhos com os jovens promovendo encontros e retiros em São Paulo. Depois de ingressar na Renovação Carismática Católica (RCC), em 1971, empenhou-se ainda mais no trabalho com a juventude.

No dia 2 de fevereiro de 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar comunicando Jesus e a vida nova que Ele veio trazer, por meio de encontros e meios de comunicação social. Dois anos depois, inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP, e, em 1989, a TV Canção Nova.

Em 2002, encontrou-se com o Papa João Paulo II, o que foi, para ele, a confirmação de sua missão. No dia 17 de outubro de 2007, recebeu do Vaticano o título de monsenhor, um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus.

O nosso trabalho é levar Cristo a uma multidão de jovens.

Uma obra de Dom Bosco
Em janeiro 2009, a Comunidade Canção Nova foi oficialmente reconhecida como grupo da Família Salesiana. A admissão à Família Salesiana tem um grande significado para a Comunidade Canção Nova, que o próprio monsenhor Jonas afirmava ser “uma obra de Dom Bosco”.

Em 2015, monsenhor Jonas Abib concedeu uma entrevista ao Boletim Salesiano, na qual falou sobre as influências de Dom Bosco em sua vida e missão; e afirmou que a Canção Nova vive o carisma de Dom Bosco em sua totalidade: “Primeiro, porque nosso grande trabalho é com os jovens. O nosso trabalho é levar Cristo a uma multidão de jovens. Com os encontros que realizamos aqui em Cachoeira Paulista, com os encontros que nós fazemos por todo o Brasil, com os livros e também com os nossos programas de televisão. Nós estamos totalmente inseridos no trabalho com a juventude. Outro trabalho muito especial que fazemos é o social. Como Dom Bosco, nós trabalhamos diretamente com a juventude mais pobre que precisa realmente promover-se, que precisa se profissionalizar, que precisa conhecer a Deus, voltar à Igreja”.

A Comunidade Canção Nova reúne hoje mais de mil membros entre sacerdotes, seminaristas e leigos de diferentes idades, profissões e nacionalidades. Ela possui 25 casas de missão em várias regiões do Brasil e está presente em países da Europa, Ásia, África e na América do Norte.

Leia aqui a entrevista completa de monsenhor Jonas Abib ao Boletim Salesiano

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil