Ação Social

Um futuro melhor, com inclusão social, passa pela educação!

Pe. Antídio Carvalho, SDB
Conheça o trabalho do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco de Palmas, TO, e como ele contribui para o sucesso escolar dos educandos.

Um dos impactos negativos da pandemia da Covid-19 foi no aprendizado e socialização de crianças e adolescentes que se viram repentinamente sem ir à escola e aos projetos de contraturno escolar, sem contato com os amigos e professores; muitos, sem acesso e condições de acompanhar as atividades escolares. Essa foi uma das falas do presidente do CONANDA no Encontro Nacional da Ação Social da Rede Salesiana Brasil, realizado em outubro de 2022, que suscitou muitas reflexões para os educadores do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco de Palmas, TO.  

No Centro Juvenil, atendemos a um público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social e sem acesso às novas tecnologias. Em suas residências, as crianças e os adolescentes não têm computadores, smartphone e internet, e seus pais têm limitações para poder orientá-los nos estudos, mesmo quando a escola ainda disponibilizava algum material impresso nesse tempo da pandemia.

Segundo o estudo “Impactos da pandemia na educação do país”, do Instituto Data Senado (2021), a principal percepção da amostra dos participantes em todos os grupos realizados no país é que 2020 e 2021 foram anos perdidos para a educação, resultando em consequências graves a longo prazo. Também de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB (2021) -– subiu de 15% para 34% o índice dos alunos no segundo ano do ensino fundamental que não sabem ler e escrever.

A conquista de melhoria da aprendizagem de nossos educandos é um indicador para a equipe de educadores do Centro Juvenil de que estamos no caminho certo na missão de educar evangelizando e evangelizar educando.

Reestruturação
Dentro desse cenário, com o retorno das aulas presenciais das escolas e nos Projetos Educativos do Centro Juvenil, a equipe de educadores sentiu a necessidade de reestruturar a sua metodologia de trabalho, para que pudéssemos ser parceiros na melhoria da aprendizagem dos nossos educandos. Afinal, desde os tempos de Dom Bosco, sabemos que é preciso estar atentos às realidades de nossas crianças para darmos respostas concretas.

Na organização do Centro Juvenil, os educandos são atendidos no período de contraturno de sua escola formal. Assim, em nosso planejamento, foi reservado um horário, em cada turno, para que eles pudessem estudar com assessoria dos educadores leigos e salesianos: fazer as tarefas, preparar-se para as avaliações, treinar caligrafia, leitura e interpretação de textos etc.

Parceria com a escola
Para a Professora Cleidia Pereira de Oliveira, da Escola Municipal Professora Sávia Fernandes Jácome, uma escola muito frequentada pelos nossos educandos, “o Centro Juvenil é um espaço de resgate social dos meninos do bairro que ficam ociosos em sua casa ou na rua, enquanto os pais saem para trabalhar. Isso envolve várias questões como a socialização, a interação com outros colegas, a prática de esporte, que eles adoram, tem o lanche que fortalece a sua base nutricional e com um momento dedicado para que possam fazer as suas demandas escolares. Nós, professores, sentimos que nessa instituição há um incentivo para os estudos que, somado ao trabalho desenvolvido pela escola, colabora para o êxito da aprendizagem”.

A professora Cleidia Oliveira dá exemplos concretos de alunos que tinham dificuldades de aprendizado e que, ao frequentarem a obra social salesiana, conseguiram se desenvolver na escola e, inclusive, apresentaram melhoras no comportamento: “A maioria deles (dos alunos que frequentam o Centro Juvenil) tem uma melhora no comportamento na sala, na postura dentro da escola e ficam mais interessados nos estudos”, considera ela.

Resultados concretos
É preciso sonhar, plantar, cuidar e depois colher. No mês de outubro de 2022, fomos informados pelos pais de dois dos nossos educandos, Silas Araújo dos Santos e Juan Evangelista de Macedo, que seus filhos receberam o Certificado de Honra ao Mérito como alunos destaque e revelação de excelência nos resultados acadêmicos da Escola Municipal Professora Sávia Fernandes Jácome.

A conquista de melhoria da aprendizagem de nossos educandos é um indicador para a equipe de educadores do Centro Juvenil de que estamos no caminho certo na missão de educar evangelizando e evangelizar educando.

Assim, continuamos caminhando no desafio de nos aproximar mais das escolas e na criação de uma cultura com os pais e/ou responsáveis sobre a importância do acompanhamento escolar na vida de seus filhos. Um futuro melhor, com inclusão social, passa pela educação!

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil