O Hino é uma das peças mais importantes da Campanha da Fraternidade. Este ano, a música escolhida após o concurso organizado pelo Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal para a Liturgia para tratar sobre o tema “Fraternidade e Moradia” tem letra de Crisógono Sabino e a melodia de Carlos Alberto Santos.
O material finalizado e gravado em vídeo contou com arranjo instrumental do maestro Antônio Karam. Já a produção artística, a direção musical, o arranjo vocal e a regência ficaram sob a responsabilidade do frei Telles Ramon.
A escolha da música
Para a definição do hino da CF 2026, os setores de Música Litúrgica e de Campanhas da CNBB realizaram um concurso, supervisionado pelo presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Hernaldo Pinto Farias, e pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Após a publicação de um edital amplamente divulgado, os compositores foram convidados a participar gratuitamente de formações on-line, nas quais foi possível conhecer o tema da Campanha da Fraternidade e as indicações para a composição da letra e da melodia.
Houve participação de 343 pessoas de todas as regiões do Brasil, que enviaram letras e/ou melodias. A letra escolhida para o hino 2026 é de autoria de Crisógono Sabino, de Vitória, ES; e a melodia é de Carlos Alberto Santos, de Lagoa Seca, PB.
Uso do Hino da CF na liturgia
“Este ano a equipe organizadora do concurso optou por uma letra mais curta, para facilitar a memorização e a utilização nos vários contextos, celebrativos e formativos. Através de várias imagens poéticas, a letra vai desenhando o caminho que todos os cristãos necessitamos trilhar. E a melodia, com a extensão de uma oitava, sequência de graus conjuntos com pequenos saltos, facilita o aprendizado e o canto em comum”, explicou o assessor do Setor Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Jair Costa.
Padre Jair também falou sobre o uso do Hino da CF na liturgia: “Recordamos que a Quaresma tem seu repertório próprio. O Hino da CF pode ser usado ao fim das celebrações e nos momentos de catequese e reuniões de formação dos diversos grupos, pastorais e movimentos”, explicou.
Hino da CF 2026: baixe AQUI a partitura e a letra!