CF-2022

istock / Sasiistock

Fraternidade e educação nas casas salesianas

A Campanha da Fraternidade deste ano trata sobre a educação, tema que fala diretamente às escolas e paróquias salesianas do Brasil.

A Campanha da Fraternidade (CF-2022) traz como tema “Fraternidade e Educação” e, como lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Iniciada na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a CF é um chamado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos católicos e às pessoas de boa vontade para que se debrucem sobre a questão educacional brasileira.

Todos os anos, as escolas, obras, comunidades e paróquias salesianas se integram à Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema e o lema propostos levam a um engajamento ainda maior de todos os que seguem o exemplo de Dom Bosco e se dedicam à educação e à evangelização da juventude. Em todo o Brasil, são inúmeros os exemplos de ações relacionadas à CF-2022, inclusive algumas já iniciadas nos meses de janeiro e fevereiro.

Escolas
No Colégio Salesiano Dom Luís Lasagna de Araçatuba, SP, as reuniões pedagógicas do início do ano trataram sobre a CF-2022 e a Estreia do Reitor-mor para a Família Salesiana, “Fazei tudo por amor, nada por força”. Segundo o coordenador de Pastoral, José Valentim da Silva Filho, o conteúdo foi exposto nas reuniões pedagógicas para ser multiplicado na comunidade escolar. “Estará nos eventos, nos murais e onde for possível mostrar que a educação se promove com amor”, frisou.

Em Salvador, BA, os dois colégios salesianos (unidades Nazaré e Paralela) vão desenvolver momentos formativos sobre o tema da CF-2022 para os colaboradores, tanto do setor Pedagógico como do Administrativo. Para o “Bom dia” com os estudantes, a equipe de Pastoral está produzindo vídeos semanais, que são exibidos no início das aulas e tocam nos aspectos relacionados ao tema da Campanha. Os vídeos têm linguagem adaptada para cada segmento educativo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. No Colégio Salesiano Dom Bosco de Salvador, a Pastoral conta com o apoio da Juventude Salesiana na promoção de atividades como a Semana Salesiana de Espiritualidade, com todos os segmentos da escola, com reflexão em torno dos temas da CF e da Estreia 2022.

istock / Tom Wang
Em Salvador, BA, os dois colégios salesianos desenvolvem momentos formativos sobre o tema da CF-2022

Paróquias e centros universitários
Desde 2015, o grupo de jovens Juventude Solidária Cristã (JSC) do Santuário São José Operário em Manaus, AM, realiza o Projeto Educação Solidária, com a finalidade de contribuir para o ensino e aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Este ano, o grupo JSC potencializa suas ações, realizando encontros formativos sobre a CF no decorrer do ano. “A abordagem e a reflexão propostas pela CF para a Igreja e os leigos será mais um instrumento de evangelização para o grupo, bem como para ampliar sua atuação e percepções sobre as práticas educacionais no contexto da Igreja e da sociedade”, afirma Andrew Ericles, do Santuário São José.

Já a Paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora de Ponta Grossa, PR, promoveu três noites de formação para os catequistas das oito comunidades que integram a paróquia, tendo como uma das temáticas a Campanha da Fraternidade 2022. A coordenadora da CF na Diocese, Márcia Simões, conduziu a reflexão no dia 27 de janeiro, contando com a participação de 74 catequistas que agora serão multiplicadores em suas comunidades. Em Campinas, SP, a Paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora realizou um momento de formação e apresentação da CF-2022 no dia 12 de fevereiro, com assessoria da Arquidiocese. Além dos paroquianos, participaram do evento os alunos e famílias das três instituições educacionais salesianas na cidade: Liceu Salesiano, Escola Salesiana São José e UNISAL – Campinas.

A Pastoral do Centro Universitário Salesiano (UniSales) de Vitória, ES, também está envolvida com as propostas da Campanha da Fraternidade. De acordo com a referente de Pastoral, Nataly Barraqui, “as propostas da CF-2022 estão em sintonia com as atividades pastorais, principalmente as relacionadas a acolhida, integração, diálogo cultural, políticas públicas, inclusão, ambiente de escuta, acompanhamento e integração tecnológica”. No decorrer do ano, o UniSales realiza atividades voltadas para a CF-2022, tais como: motivação de projetos de extensão e iniciação científica sobre a elaboração de políticas públicas na área da educação, realização de um Seminário sobre o Pacto Educativo Global e integração do tema da CF na Semana Pastoral e na Semana Salesiana.

Com informações: Alysson Nogueira - Assessoria de Comunicação Salesiana INSG/Castelo; Monique Bueno – Colégio Salesiano Dom Luís Lasagna; Emanuelle Santos e Felipe Lima Teixeira – Salesianos Bahia; Andrew Ericles – Santuário São José; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Ponta Grossa; Nataly Barraqui – Pastoral UniSales.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil