União Pela Vida

Promovendo a vida através da educação

RSB-Comunicação

Desde o início da missão salesiana no Brasil, as obras sociais da congregação trabalham na transformação das vidas de incontáveis crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todo esse trabalho é possível por meio da educação pautada no Sistema Preventivo, ensinado por Dom Bosco, que se alicerça na razão, na religião e no amor (amorevollezza) para a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Hoje, só no Brasil, a Congregação Salesiana conta com mais de 100 obras que trazem a educação como ponto de partida para a criação de oportunidades e proteção dos direitos das juventudes atendidas nas casas salesianas do país. Exemplo disso é Rodrigo Santos de Oliveira, de 34 anos, que foi um atendido da Obra Social Salesiana Centro Juvenil Jesus Adolescente, em Três Lagoas, MS, e hoje é professor de Educação Física, pedagogo e especialista em Treinamento Desportivo, prestando serviço como responsável pelas atividades esportivas e culturais do Centro Juvenil que o acolheu no passado.

“Fui morador da Vila Piloto, uma comunidade periférica da cidade com alto índice de vulnerabilidade social e que tinha poucas opções de lazer. Até que, em 2002, apareceu no bairro um senhor salesiano com o nome de Armando Catrana, que carinhosamente todos chamavam de ‘Mestre’. Todos os finais de semana ele organizava jogos de futebol e, no final, servia um delicioso lanche e nos convidava a rezar. Algum tempo depois, iniciou o oratório na Capela Nossa Senhora de Fátima. A Instituição Salesiana é a base da minha profissão, sou grato aos ensinamentos e aprendizagens e esse ano vão se completar 20 anos que sou colaborador da obra onde fui oratoriano, voluntário, monitor, estagiário, professor e atualmente responsável pelas atividades esportivas e culturais”, diz Rodrigo.

“Acredito que, se não fosse o Centro Juvenil Salesiano oferecer atividades socioeducacionais, cursos, oficinas, formações etc., o bairro seria bem diferente, pois é difícil encontrar um morador da comunidade que não agradeça a obra ou que não participou de alguma ação idealizado pela instituição. Eu e minha família agradecemos muito ao Centro Juvenil, uma obra que não mede esforços para ajudar o próximo e que hoje atende vários bairros de Três Lagoas, principalmente os mais necessitados”, completa.

Assim como Rodrigo, você também pode apoiar as obras sociais salesianas e ajudar a transformar a vida de muitos jovens. Acesse upv.org.br e torne-se um doador ou uma doadora.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil