Em maio, participei do Encontro de Diretores do Boletim Salesiano, que aconteceu na Casa Geral dos Salesianos, em Roma, Itália. Participando deste evento, percebi como Dom Bosco teve grande intuição ao criar esse meio de comunicação para a sua Família Salesiana. São sessenta edições em trinta línguas, com tiragens mensais, bimensais e trimestrais.
Há um envolvimento muito grande, tanto técnico como afetivo, de salesianos, salesianas e de profissionais na elaboração e impressão da revista. Atualmente, há um esforço também grande para fazer edições digitais e divulgá-lo nas diversas mídias.
Um dos temas do encontro foi o da identidade do Boletim Salesiano. Por meio dele, as pessoas conhecem Dom Bosco e o seu carisma, criam opinião e ele atrai colaboradores. O Reitor-mor diz que todos os dias acontecem “milagres educativos”: jovens têm a oportunidade de serem resgatados da rua, de serem acolhidos em casas salesianas onde encontram educadores e educadoras que os amam e educam. É sobre temas como este que trata o BS.
O Boletim Salesiano também é uma revista institucional. Assim nasceu e assim era na mente de Dom Bosco. Procura mostrar a todos o imenso trabalho que a Família Salesiana faz em todo o mundo. Por isso nosso empenho será para dar continuidade a essa revista que tanto bem faz no mundo inteiro, nos diversos países onde a Família Salesiana de Dom Bosco está presente.
Quantas experiências de vida são narradas nas diversas edições! Procuramos apresentar a espiritualidade salesiana vivida no dia a dia, das mais variadas formas. Segundo o Reitor-mor, existem “educadores, religiosos, religiosas e leigos que consomem todos os dias da sua vida para que os jovens mais desfavorecidos tenham futuro e esperança”. E ele pede que este seja o compromisso da Família Salesiana no mundo.
Assim, o Boletim Salesiano não é uma mera revista, mas uma Obra, porque, como tal, contribui para que o carisma salesiano seja conhecido, avaliado, estimado; e para que as pessoas envolvidas possam engajar-se nesse belo trabalho em prol de um futuro melhor para tantos jovens. Como desejava seu fundador, Dom Bosco.
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Cledson Martas Rodrigues (Vitória - ES)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
Jakeline Lira (Recife – PE)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Equipe Editorial
Sandra de Angelis e Camila Santos
Secretaria
Juliana Campos
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura e Sérgio Salme
Foto editorial
Imagem criada com uso de IA/ Tarcizio Odelli
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.