Experiências

O acampamento na vida da juventude indígena do Rio Negro

S. Gustavo da Silva Sousa, SDB
Em Santa Isabel do Rio Negro, AM, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) realizou no ano passado dois acampamentos para atender às demandas da juventude rionegrina.

O acampamento é uma experiência relativamente nova dentro da metodologia educativa salesiana. Entretanto, ganhou um grande espaço dentro do calendário das obras das inspetorias São Domingos Sávio (SDB) e Nossa Senhora da Amazônia (FMA). A atividade se caracteriza em se retirar para um lugar próximo à natureza, em que os próprios campistas realizam toda a logística. Esse ambiente ecológico e salesiano possibilita aos jovens se conectarem com o cosmo, trabalharem em equipe, superarem desafios, repensarem as suas atitudes e conhecerem novos amigos.

Nesse contexto, em Santa Isabel do Rio Negro, AM, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) realizou no ano passado dois acampamentos para atender às demandas da juventude rionegrina. A ideia surgiu do estudo da realidade do município. O conselho da AJS percebeu que os jovens estavam com diversos conflitos familiares, psicológicos e religiosos.

A partir dessa realidade, os jovens conselheiros, com os seus assessores, resolveram estabelecer para ambos os acampamentos o tema “A espiritualidade e o sentido da vida” e o lema “Somente em ti colocarei a minha esperança”.

Protagonismo e acompanhamento
Vale ressaltar que, durante as duas edições do acampamento, a prática esportiva, as gincanas, noites culturais e as demais dinâmicas foram essenciais para os jovens potencializarem as suas energias e exercerem seu protagonismo. O espírito lúdico e a competição saudável os auxiliam a estar mais atentos aos momentos formativos.

Outro elemento importante de se destacar nos acampamentos foi a presença dos assessores no meio dos jovens. Eles auxiliaram o conselho local a fazer um acompanhamento personalizado junto à juventude. Esta equipe é formada por oito leigos, pela Ir. Nazaré, FMA, e pelo jovem salesiano Gustavo Sousa. A presença de um educador salesiano é fonte geradora do espírito de família, pois “a familiaridade gera afeto e o afeto produz confiança” (Constituições SDB, 2015, p. 284). Quando se tem confiança entre o educador e o jovem, há a possibilidade de um caminho de descobertas e maturação.

Nesta edição, os campistas refletiram sobre o sentido da vida, a espiritualidade no cotidiano e a importância da esperança.

O ACAMP BOSCO
O ACAMP BOSCO em Santa Isabel do Rio Negro teve algumas características próprias devido aos desafios geográficos e à riqueza cultural da região. Confira a seguir os principais momentos dos dois acampamentos:

ACAMP BOSCO – edição Cidade: aconteceu com 110 jovens, de19 a 21 de agosto de 2022. A programação iniciou com a oração de abertura, que destacava a importância de se retirar para o monte e se encontrar com Deus. Os jovens tiveram a assessoria do padre José Ivanildo, SDB, que abordou diversos subtemas, tais como: projeto de vida, esperança, feridas e perdão e a importância dos laços familiares.

Na noite de adoração, momento ápice do encontro, os jovens foram surpreendidos com a presença dos seus pais e responsáveis. A assessoria da AJS resolveu levá-los ao encontro para que eles pudessem fazer a experiência do perdão familiar. Foi um momento marcante e inesquecível na família dos jovens campistas. Durante o domingo, dia do Senhor, os jovens vivenciaram o sacramento da Reconciliação e da Eucaristia.

ACAMP BOSCO – edição Interior: o segundo acampamento foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na comunidade do Cartucho, interior de Santa Isabel do Rio Negro. Lá se reuniram mais de 120 jovens de cerca de 15 comunidades que ficam às margens do Rio Negro. A distância da sede até essa localidade é de aproximadamente 6 horas de barco. O conselho da AJS sempre teve o sonho de incluir os jovens ribeirinhos que estavam nos lugares mais remotos do munícipio, entretanto, sabia do desafio de reunir esses jovens em um só lugar devido à distância geográfica e ao alto custo de combustível. À vista disso, a comissão coordenada pela jovem Geovanna Rodrigues realizou diversas campanhas para custear a alimentação e a logística necessária do encontro.

Nesta edição, os campistas refletiram sobre o sentido da vida, a espiritualidade no cotidiano e a importância da esperança. As temáticas foram conduzidas pela psicóloga Mariene Ferreira, pelo salesiano Gustavo Sousa e pelo médico veterinário Ivyson Epifânio, todos assessores do conselho da AJS do município. Na última reflexão, tratando sobre o projeto de vida, foi proposto aos jovens escreverem os seus sonhos para serem colocados em uma cápsula do tempo que será aberta em 2033. A finalidade dessa dinâmica foi motivar os jovens a sonharem e escreverem uma carta para o futuro. O acampamento foi encerrado com a Eucaristia celebrada pelo padre Adail Juvêncio e pelo padre José Jacinto.

Agradecemos a todos os benfeitores que apostaram nesta iniciativa pastoral, pois, sem eles, não seria possível realizar grandes feitos na vida desses jovens.

Gustavo da Silva Sousa, SDB, é coordenador de Pastoral da Missão Salesiana de Santa Isabel do Rio Negro, AM.

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil