A Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA) divulgou o calendário de eventos comemorativos dos 150 anos do primeiro envio missionário dos Salesianos (1875) e das Filhas de Maria Auxiliadora (1877). As celebrações serão articuladas em diferentes partes do mundo, com atividades voltadas para aprofundar a história e promover a espiritualidade missionária salesiana.
O planejamento da ACSSA para o quinquênio 2023-2027 inclui a realização de cinco seminários continentais em 2025, uma Conferência Internacional também em 2025 e um Congresso Mundial em 2027. Essas iniciativas visam promover o conhecimento sobre as missões salesianas, fortalecer a pesquisa histórica e incentivar a reflexão sobre os desafios contemporâneos da ação missionária.
A Argentina terá um papel central nas comemorações da América do Sul, com eventos como o Seminário Continental da ACSSA em Buenos Aires, de 4 a 7 de junho de 2025, e o Congresso Missionário Salesiano Americano, de 19 a 22 de maio do ano que vem.
Fonte: Euclides Fernandes – MSMT / Foto: Arquivo MSMT
A nova Presença salesiana na Grécia começou oficialmente no dia 6 de outubro de 2024, na Eucaristia presidida pelo P. Alfred Maravilla, Conselheiro Geral para as Missões, na Capela da Residência dos Irmãos Maristas, em Atenas. Porém, o P. Rodil Lladones, das Filipinas, e o P. Jean-Paul Mutombo Matala, da República Democrática do Congo, já haviam ali chegado alguns dias antes; enquanto o P. Oscar Tuscano, da Índia, se juntou ao grupo alguns dias mais tarde. Eles constituem a comunidade pioneira no país.
Ao explicar o motivo desta nova presença, o P. Maravilla disse que se trata de uma resposta ao convite de dom Petros Stefanou, bispo de Siros, Santorini e Creta. Em 2023, o Reitor-Mor e o seu Conselho acolheram o pedido de pastoral da paróquia de Pagos, em Siros, a partir do próximo mês de setembro de 2025, realidade que conta com estruturas que tornam possível a organização de atividades juvenis. Há também o desafio da pastoral dos jovens turistas que frequentam as ilhas, especialmente durante o verão. E, depois de um período de necessária integração, será possível à Comunidade Salesiana assumir a responsabilidade da Pastoral Juvenil e Vocacional nas três Dioceses (Siros, Santorini, Creta).
Fonte: Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora – ISSP
“É com grande prazer que lhes dou as boas-vindas a Valdocco, lugar onde começou a nossa história, espaço sagrado onde nos reunimos para sonhar e ancorar a esperança no nosso caminho ao lado dos jovens”. Foi com estas palavras que Bryan Magro, Presidente da Confederação, anunciou oficialmente a abertura da Assembleia Geral Extraordinária Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco (EXA-DB), que ocorreu de 2 a 6 de outubro de 2024, em Turim-Valdocco, com o tema: “Caminhar juntos: mudar para continuar”.
Com 200 participantes, provenientes de todo o mundo, a assembleia foi uma oportunidade para aprofundar a reflexão sobre alguns passos fundamentais, entre os quais: transformar a sinodalidade em ação, caminhando juntos numa abordagem sinodal para fortalecer a missão com os jovens por meio da escuta aprofundada; reconectar-se ao patrimônio histórico, abraçando a missão; nutrir a pessoa como um todo, pois a missão dos Ex-Alunos são os jovens; o discernimento, pedra angular do caminho sinodal; e ouvir o clamor dos jovens pobres.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Em 24 de outubro, o Papa Francisco lançou a sua quarta encíclica: Dilexit nos (Amou-nos). O documento percorre a tradição e a atualidade da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e convida “a renovar sua autêntica devoção para não esquecer a ternura da fé, a alegria de colocar-se a serviço e o fervor da missão: porque o Coração de Jesus nos impele a amar e nos envia aos irmãos”.
Francisco explica que, ao encontrar o amor de Cristo, “tornamo-nos capazes de tecer laços fraternos, de reconhecer a dignidade de cada ser humano e de cuidar juntos da nossa casa comum”, como ele nos convida a fazer em suas encíclicas sociais Laudato si' e Fratelli tutti (217).Diante do Coração de Cristo, pede mais uma vez ao Senhor “que tenha compaixão desta terra ferida” e derrame sobre ela “os tesouros da sua luz e do seu amor”, para que o mundo, “que sobrevive entre guerras, desequilíbrios socioeconômicos, consumismo e o uso anti-humano da tecnologia, recupere o que é mais importante e necessário: o coração” (31).
Ao anunciar a preparação do documento, em junho, o Pontífice deixou claro que este ajudaria a meditar sobre os aspectos “do amor do Senhor que podem iluminar o caminho da renovação eclesial; mas também que podem dizer algo significativo a um mundo que parece ter perdido seu coração”..
Fonte: Alessandro Di Bussolo – Vatican News
De 2 a 27 de outubro de 2024, aconteceu em Roma, no Vaticano, a 2ª Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Como na Primeira Sessão, os trabalhos foram precedidos por dois dias de retiro, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Na noite de 1º de outubro, na Basílica de São Pedro, o retiro foi concluído com uma missa aberta, presidida pelo Santo Padre. Também este ano se repetiu a experiência da oração ecumênica com uma vigília, na noite de 11 de outubro, junto ao Papa Francisco, aos 16 Delegados Fraternos e a vários outros representantes de Igrejas e Comunidades Eclesiais presentes em Roma.
Além dos cardeais e bispos salesianos que participaram desta Segunda Sessão do Sínodo, também esteve presente a Madre emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Yvonne Reungoat, como facilitadora.
Fonte: Portal FMA
“A oração desta assembleia é uma ação de graças a Deus e de gratidão pela ação do Espírito em seus corações, irmãos e irmãs, por sua vocação, na Família Salesiana e na Igreja”. Com estas palavras, o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, iniciou a homilia da missa da 155ª Expedição Missionária Salesiana. Na Basílica de Maria Auxiliadora de Turim-Valdocco, repleta de fiéis, o P. Martoglio presidiu a concelebração de envio para os três institutos participantes desta Expedição Missionária: Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e Comunidade da Missão de Dom Bosco (CMB).
No final da breve homilia houve a emocionante entrega das Cruzes Missionárias. O P. Martoglio, como guia da Congregação até a eleição do próximo Reitor-Mor, entregou-as aos 27 Salesianos; a Ir. Chiara Cazzuola, Madre-Geral das FMA, as entregou às Irmãs; e o Diácono permanente Guido Pedroni as entregou aos missionários leigos da Associação que fundou.
Nesta 155ª Expedição Missionária, três salesianos foram enviados ao Brasil: o S. Clovis Muhindo Tsongo, da República Democrática do Congo, o S. Donatien Martial Balezou, da República Centro Africana, e o S. Rafael Gaspar, da Croácia.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS