Peregrinação aos lugares santos da Patagônia
No período de 27 de abril a 04 de maio de 2025 aconteceu a Peregrinação aos lugares santos da Patagônia, na Argentina, tendo em vista a comemoração dos 150 anos da 1ª Expedição Missionária. A peregrinação foi organizada pela Inspetoria Ceferino Namuncurá, da Argentina Sul.
Participaram 32 pessoas, entre salesianos padres, salesianos Irmãos e leigos das várias presenças salesianas da América do Sul, da América Central e do setor das Missões de Roma. A Inspetoria São João Bosco de Belo Horizonte enviou dois salesianos: Irmão José Pereira de Carvalho, da comunidade Salesiana de Vitória, ES, e Pe. Sedney Manja, da comunidade Salesiana de Palmas, TO.
Exposição virtual do patrimônio cultural salesiano
No Dia Internacional dos Museus 2025, celebrado em 18 de maio sob o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida mudança”, organizado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, em inglês) e em consonância com o 150º Aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, foi aberta a Primeira Exposição Virtual dos Museus Missionários Salesianos.
A iniciativa lançada pela Dra. Nataly Orbe, do Museu Abya Yala, do Equador, em parceria com a Universidade Politécnica Salesiana, com sede em Quito, e os integrantes do ‘Advisory Team’ para os Museus Salesianos, reuniu museus da Congregação Salesiana, da Itália, Espanha, Chile, Argentina, Brasil e Equador, numa ocasião singular, para explorar a riqueza do patrimônio cultural, missionário e espiritual salesiano, conservado pelos museus salesianos em torno do Mundo.
Congresso Missionário Salesiano
Entre os dias 19 e 22 de maio, a comunidade de Pilar, em Buenos Aires, Argentina, recebeu o Congresso Missionário Salesiano Latino-Americano. O evento marcou o início das comemorações pelos 150 anos da Primeira Expedição Missionária enviada por Dom Bosco. Setenta pessoas participaram, entre jovens e adultos. Metade do grupo era formada por salesianos e salesianas, e a outra metade, por leigos e leigas envolvidos nas obras salesianas. A mesma proporção se observou entre os palestrantes.
Seminário Americano
Com uma intensa programação de cunho histórico, foi realizado de 3 a 7 de junho em Buenos Aires, Argentina, o Seminário Americano promovido pela Associação dos Cultores da História Salesiana (ACSSA). O evento, que fez parte das comemorações pelos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, teve 45 membros participando presencialmente, provenientes de vários países, além de cerca de 90 participantes on-line. Foi uma bela experiência de leitura crítica da presença salesiana e de sua contribuição para a sociedade, não só na Argentina, como também em outros países da América.
Setor para as Missões produz o livro “Bosco Food”
Como parte do Projeto Bosco Food, foi publicado, em 4 de junho, o livro de receitas salesianas, que traz, em suas 331 páginas, pratos de todos os países onde os Salesianos de Dom Bosco estão presentes. A obra, editada pelo Setor para as Missões e coordenada pelo padre Pavel Ženíšek, SDB, apresenta a enorme riqueza e variedade de culturas a partir da arte culinária.
De 2022 a 2024, o Cagliero 11, boletim de animação missionária dos salesianos, divulgou uma receita semanal de cada um dos 137 países onde a presença salesiana está presente, junto com dados sobre o país e o contexto religioso, além de um resumo da história da presença salesiana. O conteúdo foi organizado e publicado em livro bilíngue, italiano-inglês.
BS da Argentina lança documentários
O Boletim Salesiano da Argentina lançou, no dia 16 de agosto, o curta-metragem: “Aquí nos Quedamos (Aqui Estamos) - O sonho missionário chega à Patagônia”. A produção apresenta a chegada dos primeiros missionários à terra sonhada por Dom Bosco através da história do salesiano Néstor Zubeldía, em um jogo que combina ficção e realidade.
O BS já havia produzido, no início do ano, outro curta-metragem, intitulado “Estamos Todos – O sonho salesiano chega à América”. Os dois filmes estão disponíveis, gratuitamente e com legendas em português, no canal do Youtube do Boletim Salesiano da Argentina.
Fórum Missionário Salesiano
O Brasil salesiano também preparou ações especiais para celebrar os 150 anos da Primeira Expedição Missionária. Entre os destaques, está o Fórum Missionário Salesiano, realizado em Goiânia, GO, entre os dias 14 e 17 de novembro de 2024.
O Fórum recebeu jovens, assessores, catequistas, diretores espirituais e guias dos grupos missionários da Inspetoria São João Bosco e teve como objetivo promover o aprofundamento de temas centrais para a missão salesiana, além de ser o palco para o lançamento oficial do projeto da Infância Missionária Salesiana (IMS) no âmbito inspetorial.
Formação sobre Patrimônio Histórico
Outro destaque foi a Formação sobre o Patrimônio Histórico, com ênfase em Educação Patrimonial e Transformação Digital, promovida pela ACSSA Brasil (Associação de Cultivadores da História Salesiana), com apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB) por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF). Realizada entre 7 de abril e 29 de agosto, o curso teve como objetivo capacitar e sensibilizar os participantes quanto à importância da preservação da memória salesiana, alinhando tradição e inovação no contexto da transformação digital.
Missionários planejam ações em encontro
No Brasil, os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana foram lembrados também nas reuniões e eventos feitos pelos salesianos e salesianas que estão hoje nas presenças missionárias entre os indígenas. De 1º a 3 de setembro, por exemplo, um grupo de 30 missionários se reuniu na presença de São Marcos, em Barra do Garças, MT, para avaliar os desafios e planejar novas ações missionárias.
O encontro contou com a presença de representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIME) de Mato Grosso, da Operação Mato Grosso, de Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, entre eles a irmã Amélia Castro, que representou a Inspetoria Madre Mazzarello, e o padre Ademir Lima de Oliveira, vice-inspetor, que representou o inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso.
Também estiveram presentes os missionários de Nova Xavantina, Campinápolis, Sangradouro, Meruri e São Marcos, além da irmã Olímpia, da Congregação das Claretianas, as irmãs Lauritas Martha Genoveva e Rosa Milagros e o diácono José Alves, salesiano animador missionário.