Outubro é, para toda a Igreja, o Mês das Missões. Para nós, da Família Salesiana, é também tempo de redescobrir o coração missionário do carisma de Dom Bosco: lançar-se na aventura da fé e da educação como quem semeia no escuro, acreditando que a semente, mais cedo ou mais tarde, encontrará solo fértil.
O Reitor-Mor, padre Fabio Attard, convida-nos a olhar a parábola do semeador como ícone de nossa ação educativa e pastoral: educar, acompanhar, anunciar o Evangelho não é cálculo de eficiência, mas ato de esperança. A missão nasce da gratuidade e da confiança em Deus, que faz germinar a Palavra e o amor oferecidos com generosidade.
Este espírito ousado moveu Dom Bosco. O fundador não hesitou em enviar seus filhos salesianos a horizontes desconhecidos: em 1875, dez jovens liderados por padre João Cagliero partiram rumo à Argentina, iniciando a Primeira Expedição Missionária Salesiana. Pouco depois, em 1877, as Filhas de Maria Auxiliadora também cruzaram o oceano, levando o carisma de Madre Mazzarello e de Dom Bosco até o Uruguai. Desde então, o anúncio salesiano alcançou mais de 130 países.
Neste mês, celebramos ainda a canonização de Santa Maria Troncatti, missionária FMA no Equador, chamada de “Mãe, missionária, artesã da paz e da reconciliação”. Seu testemunho de fé e coragem entre os povos Shuar recorda-nos que a missão se constrói no serviço humilde, no cuidado com os mais fracos e no amor que reconcilia.
O espírito missionário deu frutos abundantes: jovens santos como Laura Vicuña e Zeferino Namuncurá, o testemunho de Akash Bashir no Paquistão e de Simão Bororo no Brasil; novas congregações e grupos que nasceram do ardor missionário salesiano; e a continuidade de uma presença que, em nosso País desde 1883, se enraizou em escolas, obras sociais, missões indígenas e paróquias.
À medida que nos aproximamos do 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária (11 de novembro 1875–2025), o lema proposto pela Congregação ressoa como programa para todos nós: “Agradecer, Repensar, Relançar”. Agradecer o dom missionário que fecundou a Igreja; repensar os desafios de hoje; e relançar, com ardor renovado, a presença salesiana entre os jovens, sobretudo os mais pobres.
Semear no escuro, sonhar o futuro, servir com amor: este é o convite missionário que outubro nos deixa. O futuro pertence a Deus, mas Ele o constrói conosco, quando temos a coragem de doar o coração sem reservas.
P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano – Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Ale R. Jaouhari
Foto de capa
Imagem criada com uso de IA/ Tarcizio Odelli
Foto editorial
Imagem criada com uso de IA/ Tarcizio Odelli
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.