União Pela Vida

Um movimento de promoção dos direitos humanos

RSB-Comunicação

As mais de 100 obras pertencentes à Rede Salesiana Brasil de Ação Social têm suas atuações alinhadas com os Compromissos Fundamentais da ação social salesiana no Brasil. A partir desta proposta, destaca-se a grande presença de representantes das obras sociais salesianas nos órgãos públicos de promoção dos direitos humanos, em especial de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Assim, trabalha-se buscando mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para assegurar o respeito e a efetivação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto da Juventude, às leis que deles emanam e aos demais marcos normativos nacionais e internacionais que os complementam.

Exemplo disso é a obra social salesiana Cidade Dom Bosco, de Corumbá, MS, que, além do atendimento à juventude local, também conta com representantes em órgãos públicos que atuam na defesa dos direitos humanos das crianças, adolescentes e jovens. Confira:

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representada pelo coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Henrique Melgar, e pela assistente social, Vania Cristina Rocha Neiva;

Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), representada pela instrutora do Programa Adolescente Aprendiz, Vania da Silva Chalega, e pela psicóloga, Priscila de Jesus Silgueiros;

Conselho Municipal da Juventude, representada pela coordenadora do Núcleo de Pastoral, Ana Claudia de Almeida Reinaldi, e pelo comunicador e educador de Pastoral, Romario Correa Ramos;

Comitê do Fundo Municipal de Investimento Social, representada pelo coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Henrique Melgar.

Crédito: RSB-Social / freepik.com

“É através desses Conselhos que defendemos a atuação da ação social para a garantia do trabalho em rede com os dinásticos sociais. Outro fator importante é que é também através desses conselhos que conseguimos recursos para a continuidade de nosso trabalho”, diz o coordenador da Cidade Dom Bosco e também presidente voluntário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Corumbá, Fernando Henrique Melgar.

Assumindo o compromisso de agir proativamente no território para promover, proteger e defender os direitos humanos das crianças, adolescentes e jovens, a presença de integrantes das obras sociais salesianas em órgãos públicos fortalece a ideia de construção de uma sociedade com comportamento de bem-viver, que reconheça as condições peculiares das juventudes e promova igualdade de oportunidades para o desenvolvimento integral das novas gerações, concebida e sustentada por virtudes cristãs e pelo seu protagonismo enquanto sujeitos de direito.

Sobre sua participação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Corumbá, Fernando diz: “Sou representante da Missão Salesiana nesse conselho pois entendo que meu papel como educador é capaz de transformar vidas através da prática de promoção do bem de nossas crianças e adolescentes. Tenho como missão buscar a garantia dos direitos e da dignidade humana de pessoas que sofrem pelo fato de não ter uma oportunidade. E isso não tem valor financeiro. O que eu ganho é a oportunidade de transmitir o amor que tenho pelo próximo da mesma forma que nosso fundador nos ensinou”.

Para se tornar um benfeitor ou uma benfeitora das obras sociais salesianas, conheça o movimento União Pela Vida (UPV) e saiba como apoiar o trabalho das mais de 100 instituições sociais da congregação pelo Brasil sem sair de casa. Acesse upv.org.br

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano