Igreja

Padre Ángel Fernández Artime é nomeado cardeal

Com informações: Vatican News e ANS

Padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos, é um dos cardeais nomeados pelo Papa Francisco no Consistório realizado no Vaticano, em 30 de setembro. O anúncio foi feito em 9 de julho. Após rezar o Angelus, o Papa anunciou a realização do Consistório, o nono de seu pontificado:

“Queridos irmãos e irmãs, tenho o prazer de anunciar que no próximo dia 30 de setembro realizarei um Consistório para a criação de novos cardeais. A sua proveniência exprime a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. Além disso, a inclusão de novos cardeais na Diocese de Roma demonstra o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”, afirmou o Pontífice, antes de anunciar os nomes dos 18 novos cardeais.

Padre Artime
Ángel Fernández Artime nasceu em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco, Espanha. Sua ordenação sacerdotal foi em 4 de julho de 1987. Ele é graduado em Teologia Pastoral e licenciado em Filosofia e Pedagogia.

Em sua inspetoria de origem, na Espanha, foi delegado da Pastoral Juvenil, diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, inspetor. Em 2009, foi nomeado Superior da Inspetoria da Argentina Sul (ARS), onde teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

Padre Artime é Reitor-mor dos Salesianos desde março de 2014, sendo o 10º sucessor de Dom Bosco.

Várias foram as expressões de afeto e apoio ao décimo sucessor de Dom Bosco

Carta aberta
Após o anúncio de sua nomeação como cardeal, o Reitor-mor enviou uma carta aberta à Família Salesiana, na qual enfatiza que a notícia lhe chegou absolutamente “inesperada”, e que a recebeu como um presente do Papa Francisco à Família Salesiana. “É muito grande o afeto que nos dedica o Papa”, afirma o Reitor-mor.

“O Papa Francisco me convocou no Vaticano em 11 de julho, para um encontro que, com paterna atenção, desejou para concordar os tempos necessários do meu serviço como Reitor-mor, para o bem, antes de tudo, da Congregação”, conta o sucessor de Dom Bosco.

Terminado o diálogo com o Reitor-mor, o Santo Padre estabeleceu que o padre Fernández Artime continue a servir como Reitor-mor e cardeal por mais um ano, e que apresente a sua demissão do governo da Congregação em 31 de julho de 2024. Desse momento em diante, o seu atual vigário, padre Stefano Martoglio, assumirá interinamente a Congregação e presidirá o Capítulo Geral 29, que será antecipado de um ano, realizando-se em fevereiro de 2025.

Repercussão
Em matéria publicada pelo Vatican News, a jornalista Elisa Molinari aponta a emoção da Família Salesiana com o anúncio do nome do Reitor-mor entre os cardeais criados no consistório de 30 de setembro: “Foi uma verdadeira descarga de adrenalina para as realidades salesianas do mundo, que acompanhavam o Angelus do Papa Francisco, ao ouvir o nome do padre Ángel Fernández Artime na lista dos futuros cardeais que serão criados no Consistório de 30 de setembro. Desde as Filhas de Maria Auxiliadora aos Ex-alunos de Dom Bosco, dos Salesianos Cooperadores aos jovens nas redes sociais, várias foram as expressões de afeto e apoio ao décimo sucessor de Dom Bosco, ‘Pai e Centro de Unidade’ dos 32 grupos que formam as realidades salesianas”.

Baixe esta matéria em PDF
© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil