Com o objetivo de promover a formação permanente dos diretores das comunidades salesianas do Brasil, traçar ações concretas e eleger prioridades no que tange ao acompanhamento e serviço dos diretores em suas respectivas comunidades e inspetorias, realizou-se em Aparecida, SP, o Encontro Nacional dos Diretores Salesianos 2023.
Promovido pela CISBRASIL por meio da Comissão Nacional de Formação, 75 diretores reuniram-se na capital Mariana do país, nos dias 30 de julho a 4 de agosto. Estavam presentes também os inspetores de Porto Alegre, São Paulo, Campo Grande, Belo Horizonte e Manaus.
Padre Silvio Roggia foi o assessor do encontro, que teve como temática o Documento “Animação e governo da Comunidade Salesiana - o serviço do diretor salesiano”.
Fonte: Pe. Tarcizio Paulo Odelli, SDB
A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), segundo ramo da Família Salesiana, fundada pelo próprio São João Bosco, realizou no UNISAL – Campus Pio XI, em São Paulo, o 5º Encontro das Conselhos Inspetoriais. O encontro, ocorrido entre os dias 28 e 30 de julho, buscou reavivar a espiritualidade salesiana e contou com 19 participantes. Estiveram presentes os membros e animadores dos conselhos ADMA das seguintes inspetorias: São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande e Manaus. Também participaram três irmãs Filhas de Maria Auxiliadora: de São Paulo, Recife e Minas Gerais, que estão somando forças com os Salesianos para a animação da ADMA.
Padre Justo Piccinini, inspetor de São Paulo, e representando a Conferência dos Inspetores (CISBRASIL), presidiu a missa inaugural do encontro e animou todos a continuar o apostolado mariano, tão querido por Dom Bosco. Padre Alejandro Guevara, delegado do Reitor-mor para a ADMA, também mandou sua mensagem de incentivo, bem como a irmã Carmen Lucrécia Uribe, animadora da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA-Primaria) para as FMA.
O encontro correu num clima de fraternidade e encerrou-se com o propósito de que o Brasil participe expressivamente do Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que será realizado em Fátima, Portugal, em agosto de 2024.
Fonte: Pe. Sérgio Lúcio Alho da Costa, SDB
Fundado em 27 de julho de 1963, durante inauguração que reuniu autoridades políticas, membros da Igreja Católica e a comunidade educativa, o Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, na cidade de Macaé, no RJ, surgiu com o objetivo de proporcionar uma educação para adolescentes e jovens, fundamentado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, fundador da obra salesiana pelo mundo.
O avançar das gerações fez com que o Castelo se tornasse referência no ensino da cidade, marcando a trajetória acadêmica de muitos macaenses que hoje fazem a diferença por onde passam, como médicos, políticos, arquitetos, engenheiros, artistas, atletas e empresários.
Neste ano de 2023, a instituição de ensino celebra 60 anos em meio às transformações na educação. O jubileu é vivenciado diariamente por todos os alunos e educadores que constroem a história do colégio, motivando a formação de bons cristãos e honestos cidadãos. "Desde o início do ano, em todas as oportunidades, nossos educandos respiram a história do Castelo. As acolhidas, os eventos, as festividades têm como viés o aniversário da instituição. Para nós, é muito significativo ter uma escola presente na vida das nossas famílias e de toda a sociedade macaense", explica a diretora geral do INSG/Castelo, irmã Carmelita Agrizzi.
Fonte: Alysson Nogueira
A cidade de João Pessoa, PB, sede da Arquidiocese da Paraíba, foi a anfitriã do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação (MutiCom), que aconteceu de 13 a 16 de julho. Com o tema "Comunicar para a cultura do encontro", o evento teve como objetivo discutir a importância de uma abordagem comunicativa que valoriza a empatia, a escuta ativa e o diálogo.
A Rede Salesiana Brasil (RSB), junto com a equipe da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, levou um stand para o evento, que permitiu aos participantes do MutiCom conhecerem um pouco sobre a dimensão da missão salesiana no Brasil, abrangendo as escolas, obras sociais, Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de comunicação; além de entender mais sobre alguns dos projetos encabeçados pela RSB: Educomunicação em Ação Social, Identitá, PróRede e Mundo Aprendiz. Também conheceram as iniciativas salesianas como o Centro Salesiano de Formação (CSF), a Editora Edebê e o Boletim Salesiano, iniciado por Dom Bosco e que se perpetua até hoje.
O stand foi ainda um espaço para a gravação de podcasts e entrevistas realizadas pelo coordenador de Comunicação da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, padre João Carlos, em parceria com a Associação Amanhecer (AMA).
Fontes: Equipe de Comunicação da RSB e Felipe Padilha-PASCOM Nacional
Neste ano, o Nordestão Salesiano foi realizado em Recife, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, e contou com a participação de 1.300 alunos-atletas. Ao todo, 16 obras salesianas do Nordeste participaram de disputas nas modalidades Dança, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquete, Futsal e Handebol.
Durante cinco dias, de 26 a 30 de junho, atletas, familiares, treinadores esportivos, estudantes e ex-alunos vivenciaram o carisma salesiano por meio do esporte que forma, fecunda e fomenta. O evento desportivo e cultural promoveu tanto o intercâmbio quanto a fraternidade entre todos os membros da comunidade educativa salesiana do Nordeste.
“Em nome das comunidades educativas salesianas do Recife, o Colégio Salesiano Sagrado Coração sente-se orgulhoso e feliz em poder agradecer a todos vocês educandos, educadores, familiares e amigos que fizeram deste 36º Nordestão uma verdadeira festa”, agradeceu o diretor do Colégio Sagrado Coração, padre Francisco Eliano Queiroz.
“Estamos felizes, porque o objetivo do Nordestão não é apenas premiar os atletas com medalhas. Mas, mostrar a importância do respeito, bom comportamento e companheirismo…”, afirmou José Carlos Cunha, coordenador de esportes do Salesiano de Aracaju, que já participou de 11 edições da competição.
O Nordestão Salesiano é o maior evento esportivo da Rede Salesiana Brasil e ocorre desde 1984.
Fontes: Jamili Vasco e Nordeste Hoje.
Durante o recesso de julho, a equipe do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes, PE, realizou um mutirão de limpeza, separação, organização e doação de livros de literatura salesiana, infantil e infanto-juvenil, para o programa de extensão da Universidade Federal de Pernambuco – Bibliotecas Comunitárias na UFPE.
A escola recebeu a visita da formadora pedagógica Maria Helena Dubeux, do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal do Pernambuco, e da colaboradora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Fátima Dutra, para auxiliar na separação das obras que seriam encaminhadas para doação.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que há dois anos tem ocupação territorial no bairro da Torre em Recife, está implementando uma biblioteca comunitária dentro de sua cozinha solidária. A biblioteca visa atender ao público local da periferia, bem como as “formiguinhas” (crianças), jovens, adultos e idosos. O objetivo deste espaço é formar leitores e trabalhar o eixo garantidor da leitura e da literatura.
Fontes: Lyvia Gabrielle e Rebeka Cecília
A diretora-executiva do Centro Salesiano do Jovem Aprendiz do Distrito Federal (CESAM-DF), Tatiana Furtado Gomes, participou de um encontro com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para debater questões relacionadas à aprendizagem profissional e à inserção de jovens no mercado de trabalho. A reunião ocorreu nas dependências do Ministério.
Durante o encontro, o ministro Luiz Marinho ressaltou a importância da parceria com organizações como o CESAM-DF para promover a inclusão e o desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho. O CESAM-DF apresentou ao ministro os resultados positivos alcançados por meio de seus programas de aprendizagem. Dados recentes mostram que mais de 80% dos jovens formados pela instituição conseguem inserção no mercado de trabalho, seja por meio da efetivação nas empresas onde foram aprendizes ou pela indicação do CESAM-DF para outras oportunidades.
Na reunião, também foram discutidas estratégias para ampliar o alcance dos programas de aprendizagem e fortalecer a relação com as empresas. O ministro destacou a importância de sensibilizar o setor empresarial sobre os benefícios da contratação de aprendizes, ressaltando que a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) estabelece a obrigatoriedade às empresas de médio e grande porte de contratarem um número mínimo de aprendizes.
Fonte: Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria São João Bosco
Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, RJ, participaram, no dia 29 de junho, de uma ação social junto ao grupo que realiza o projeto “Quentinhas do Bem”, da Paróquia Santo Cristo dos Milagres, no Fonseca, também em Niterói.
O projeto existe desde 2019 e realiza, atualmente, a entrega de 120 quentinhas por semana, destinadas a pessoas que vivem nas ruas do centro de Niterói e no entorno. Como parte da atividade, os alunos participaram da produção dos alimentos, montaram e embalaram as marmitas e também ajudaram na organização da cozinha. Através dessa atividade, os jovens conheceram na prática como funciona um trabalho voluntário e como essa ação influencia a vida de várias pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Ruan Costa – Inspetoria São João Bosco
Crianças e jovens da aldeia xavante de Sangradouro, em um gesto de cuidado pela Casa Comum, uniram forças para recolher materiais recicláveis em uma ação planejada pelos missionários salesianos da paróquia São José de Sangradouro, MT. O objetivo da atividade, realizada em 5 de agosto, foi envolver a juventude xavante na causa ambiental e, ao mesmo tempo, prepará-los para a celebração dos 25 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS).
A iniciativa foi um exemplo de engajamento cívico e conscientização ambiental, mostrando que a juventude xavante está disposta a contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente em sua comunidade. Com a coleta de materiais recicláveis, os jovens demonstraram seu compromisso com práticas sustentáveis e a busca por soluções para os desafios ambientais enfrentados por sua aldeia.
O papel dos missionários salesianos nesse evento é essencial, uma vez que eles têm trabalhado diretamente com a juventude xavante, oferecendo apoio e educação sobre questões ambientais e sociais. A parceria entre os líderes da comunidade e os missionários cria um ambiente propício para o desenvolvimento de ações coletivas em favor da sustentabilidade e da preservação dos recursos naturais.
Fonte: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grosso