"O sonho que vos faz sonhar” — Um coração que transforma “lobos” em “cordeiros” é a proposta de tema para a Estreia 2024, divulgada pelo Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernàndez Artime.
A reflexão é centrada no Sonho dos Nove Anos, que em 2024 completará o seu 200º aniversário. Trata-se de uma recordação importante para a Família Salesiana, pois celebra o dia em que São João Bosco conheceu a missão para a qual Deus o chamou. O texto divulgado, como cita na introdução, é apenas um primeiro esboço do que será a orientação da Estreia que, por tradição, é apresentada ao final do ano.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Os Salesianos da Inspetoria África Grandes Lagos distribuíram itens de emergência às pessoas afetadas pelo transbordamento do Rio Sebeya, do Distrito de Rubavu, em Ruanda, na África. A iniciativa foi possível graças ao apoio das ONGs Don Bosco Mondo e Missões Dom Bosco, da Procuradoria Missionária Salesiana de Turim, Itália.
As cheias, ocorridas em maio, tiveram um impacto devastador em várias infraestruturas, principalmente escolas, igrejas e casas, provocando uma crise humanitária que envolveu muitas pessoas. O auxílio arrecadado e fornecido pelos Salesianos foi entregue à Caritas da Diocese de Nyundo, ao Pequeno Seminário de Nyundo, às religiosas de Abahire ba Jambo e aos cristãos da Paróquia de Muhato. O apoio oferecido consistia principalmente em alimentos, itens de higiene, material esportivo e bíblias.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, aprovou o início de uma nova presença salesiana na República do Botsuana, África. O anúncio foi feito no dia 18 de julho pelo padre Alfred Maravilla, conselheiro geral para as Missões.
Tudo começou quando dom Anthony Pascal Rebello, SVD, bispo de Francistown, na República do Botsuana, convidou o padre Eustace Siame, salesiano do Zâmbia, para pregar um retiro para os católicos da sua diocese, em 2022. Sucessivamente convidou também o superior da Visitadoria da ZMB para iniciar uma casa na diocese.
“A República do Botsuana é um país africano economicamente abastado: e o pedido de dom Rebello aos Salesianos é sobretudo de cuidar dos jovens marginalizados, iniciando um centro juvenil, porque também no Botsuana há meninos pobres e marginalizados”, explicou o padre Maravilla.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Um grupo de 80 artesãs indígenas das comunidades de Salinas, Simiatug e Facundo Vela, no Equador, aderiram a uma iniciativa de capacitação profissional para aprimorar os processos artesanais, a gestão e o empreendedorismo de suas atividades econômicas.
A iniciativa integra um projeto promovido pela ONG Salesiana Bosco Global, financiado pela Cabildo de Gran Canaria, na Espanha. “O objetivo é acompanhá-las nos processos de produção e comercialização de produtos artesanais que elas próprias já administram, e contribuir para a promoção de novas oportunidades de renda, visando melhorar a qualidade de vida das mulheres rurais e indígenas da região”, explicam os Salesianos do Equador que dirigem o projeto no local.
Segundo os Salesianos, na base do projeto estão conceitos como a promoção do associativismo, o uso sustentável dos recursos naturais e o respeito pela identidade cultural das organizações de mulheres.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Uma relíquia de São João Bosco está passando por várias localidades da Austrália, entre os meses de julho e setembro de 2023, por ocasião das celebrações do centenário de presença salesiana no país. Trata-se de uma estátua de cera que representa Dom Bosco em tamanho natural e que contém um pequeno osso do santo.
A estátua, disposta em caixa de vidro, vem de Hong Kong. Ela foi feita por Gianpiero Zoncu em 1929, na época da beatificação de Dom Bosco. No período, um osso do braço direito do santo foi removido e inserido na réplica de cera.
A relíquia chegou ao Centro Inspetorial Salesiano de Melbourne no dia 4 de julho; e, entre os dias 8 a 9 de julho, completou a primeira etapa de sua peregrinação, ao chegar na igreja de São José, em Collingwood. A igreja, recém-reformada, estava lotada de peregrinos, principalmente de origem vietnamita, que foram dar as boas-vindas a São João Bosco.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
A irmã Yvonne Reungoat, Madre Geral Emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), está no elenco de participantes da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cuja primeira sessão será realizada no Vaticano de 4 a 29 de outubro de 2023.
Na lista de participantes estão 378 membros com direito de voto: designados ex officio – isto é, para a sua função, como, por exemplo, os chefes dos Dicastérios e os Patriarcas -, ex electione – eleitos pelas Conferências Episcopais ou pelos Sínodos das Igrejas Orientais Católicas e depois ratificados pelo Santo Padre-, ou ex nominatione pontificia, ou seja, diretamente nomeados pelo Santo Padre.
Da Assembleia participam também outras pessoas, que não têm direito de voto: 8 convidados especiais e 75 peritos e facilitadores. Entre os peritos e facilitadores, a serviço da dinâmica da assembleia sinodal, foi nomeada a irmã Yvonne Reungoat, que foi a 9ª Superiora Geral do Instituto das FMA (2008-2021). Desde 2019, Madre Yvonne é membro da Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Em 13 de julho de 2022, o Santo Padre nomeou-a membro do Dicastério para os Bispos.
Fonte: Portal FMA