União Pela Vida

A transformação de vida das juventudes por meio do esporte

Equipe de Comunicação Salesiana e União Pela Vida (UPV)

Transformação é a essência do projeto Oratório promovido pela Obra Social Salesiana Centro Juvenil Jesus Adolescente, em Três Lagoas, MS. Com o foco no esporte, cerca de 180 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos de idade, estão experimentando uma mudança significativa em suas trajetórias. Além do esporte, a Obra Social enriquece a jornada dos atendidos com atividades culturais, educativas e recreativas, proporcionando um ambiente completo para a formação integral dos jovens.

Os atendidos participam de atividades esportivas disponibilizadas em seis modalidades: futebol, futsal, vôlei, capoeira, jiu-jitsu e xadrez, com grupos de 20 a 23 participantes por modalidade. Para as atividades culturais, as crianças e os adolescentes participam de aulas de violão e dança (jazz); nas atividades formativas, que acontecem uma vez por semana, são trabalhadas as competências socioemocionais com ênfase no Evangelho; e nas atividades recreativas, o espaço fica aberto para receber a comunidade e o Oratório Festivo.

“Aos 14 anos, comecei a participar do oratório e sempre senti a necessidade de ajudar as crianças dessa área tão vulnerável da qual eu também fazia parte.”

As primeiras ações do Centro Juvenil foram iniciadas por meio do esporte, o que favoreceu a integração de grupos, promoveu ações de disciplina e organização, compreensão do agir coletivo e de pertença ao espaço. “O Fundador do Centro Juvenil Jesus Adolescente, Mestre Armando Catrana, antes de construir o espaço físico da instituição realizou o 1º Torneio de Futebol para crianças de 10 a 13 anos. O regulamento priorizava mais a boa conduta e disciplina dos jogadores. Naquela época, a área de realização do torneio era considerada como o bairro mais violento do município, mas, com esse regulamento, algumas equipes que não ganharam nenhuma partida e por pontuação ficavam entre os últimos colocados, recebiam premiações especiais como roupas, calçados e medalhas, em destaque, pelo fato de serem as equipes mais disciplinadas. Para esses meninos, as premiações alegravam a alma, um presente que as famílias não tinham condições de oferecer. Apareciam crianças que não tinham habilidades, mas entendiam que era possível participar e até ser premiado”, diz o professor de Educação Física do Centro Juvenil, Rodrigo Santos.

De ex-atendido a colaborador, hoje, também por meio do esporte, Rodrigo relembra a ação transformadora da obra social salesiana em sua vida e como contribuir para a transformação de outras crianças e adolescentes faz toda a diferença em sua jornada: “Aos 14 anos, comecei a participar do oratório e sempre senti a necessidade de ajudar as crianças dessa área tão vulnerável da qual eu também fazia parte. Busquei referências em um aprendizado diferenciado, fui voluntário desta obra e coloco a figura do salesiano que me motivou e, com muita paciência e amor, me ensinou não só o início de minha vida profissional, como também me mostrou como posso ser um bom cidadão, com responsabilidades e compromissos para com o outro”, comenta Rodrigo.

Você também pode fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil sem sair de casa. Acesse upv.org.br e torne-se um doador

Ou faça a sua doação por PIX pelo QR code.

Faça sua doação por PIX
Baixe esta matéria em PDF
© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil