Por ocasião do bicentenário do Sonho de Nove Anos de Dom Bosco, o Setor para a Pastoral Juvenil salesiana convocou jovens de todo o mundo salesiano para um encontro, que será realizado de 11 a 16 de agosto, em Turim-Valdocco e no Colle Dom Bosco, na Itália.
Este não é um simples encontro de jovens, mas trata-se de um processo já iniciado há algum tempo nas Inspetorias, com um convite aos jovens para caminharem juntos, ouvindo, falando e rezando com o objetivo de discernir juntos o seu futuro e o da Igreja. Trata-se de ouvir uns aos outros, aprender uns com os outros e projetar o Evangelho nas situações que descobrem na vida.
A metodologia do Sínodo da Juventude Salesiana foi inteiramente pensada para valorizar o protagonismo dos jovens, e não o dos adultos educadores. O Sínodo Salesiano dos Jovens conta com a participação de 372 pessoas (187 mulheres e 185 homens) de 83 países, das quais 293 são jovens com direito de voto na Assembleia. Outros participantes do Sínodo, mas sem direito a voto, são: o Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime e 41 salesianos (representantes das Regiões, responsáveis pelos conteúdos e espetáculos, logística, comunicação social, tradutores e pessoal de organização); 18 Filhas de Maria Auxiliadora; 15 músicos e 5 técnicos leigos.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS / Foto: istock - Rawpixel
Uma celebração simples e cheia de alegria, assim como o são as crianças de todo o mundo: assim foi a Primeira Jornada Mundial das Crianças (JMC), instituída pelo Papa Francisco por sugestão de uma criança, e realizada no fim de semana de 25 a 26 de maio de 2024, em Roma.
Nas duas etapas do evento - sábado à tarde no Estádio Olímpico e domingo de manhã na Praça de São Pedro - o Santo Padre falou com as crianças de forma carinhosa e sincera, confiando a elas a tarefa de cultivar a amizade e a paz e cuidar dos pobres, dos idosos, dos doentes e do mundo inteiro.
Um desfile de 101 delegações – do Afeganistão à Zâmbia – abriu o evento no Estádio Olímpico, dando uma ideia da real universalidade desta JMC, evento promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano. A parte da tarde contou com momentos de animação musical, testemunhos e esportes, e entre as apresentações de cantores famosos, queridos pelas crianças, e momentos de brincadeira com grandes campeões, uma criança de cada continente contou a sua história de vida e o que a preocupa.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS / Foto: istock - monkeybusinessimages
O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã de 23 de maio, o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, Card. Marcello Semeraro. O Pontífice autorizou a publicação de alguns decretos, entre os quais consta o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis.
Fiel leigo, Carlo nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra). Desde cedo, Carlo demonstrou uma grande habilidade para a informática, dom que utilizou no serviço aos outros e na divulgação de conteúdos de formação cristã, como a exposição sobre os milagres eucarísticos.
Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. Carlo Acutis foi um dos patronos da JMJ de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis.
Fonte: Vatican News
O Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana publicou o livro digital Diamantes Ocultos: 200 sonhos de jovens. Na obra, publicada por ocasião do bicentenário do Sonho dos 9 Anos de Dom Bosco, jovens de todos os continentes compartilham seus sonhos e perspectivas.
Entre os jovens de 94 países que contam como querem realizar o seu sonho e como pretendem superar os desafios para isso, estão nove brasileiros: Ana Caroline Nogueira Noleto, 18 anos, de Belo Horizonte, MG; Eduardo Andrade, 27 anos, de Recife, PE; Lucas Nistler, 22 anos; Maria Laís Sodré Juvenal, 20 anos, Manaus, AM; Marilia Guadalupe da Silva Melo, 21 anos, Paulo Afonso, BA; Nícolas Marson do Prado Frois Nícão, 24 anos, São José dos Campos, SP; Rafael Alexandre de Souza, 23 anos, São Paulo, SP; Sara Araújo Andrade, 16 anos, Ponte Nova, MG; e Wendel Bittencourt da Silva, 25 anos, Curitiba, PR.
Mais de 200 sonhos provenientes de todo o mundo salesiano enriquecem as páginas deste “tesouro”, que assumiu a forma de um “Livro de Mesa”, um volume para ser folheado e apreciado, como se essas histórias inspiradoras fossem diamantes a serem descobertos. O livro também será produzido na versão impressa, mas já é possível admirá-lo na versão digital.
Visando dar continuidade ao mandato do Capítulo Geral 28, respondendo de forma criativa, corajosa e educativa à cultura digital, e de acordo com o recente apelo do Papa Francisco sobre a importância da Inteligência Artificial para a Igreja, o Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana criou uma Comissão Salesiana Internacional para a Inteligência Artificial (ISCAI).
A ISCAI foi criada em um esforço para acompanhar os sinais dos tempos, colher os benefícios da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) em rápida evolução e também capacitar a Família Salesiana e seus beneficiários por meio do conhecimento das ferramentas e das implicações éticas e morais inerentes à IA. A comissão irá explorar: o potencial da IA para melhorar a comunicação e os esforços educativos; as implicações éticas do desenvolvimento e da utilização da IA e a utilização da IA na promoção da justiça social e da assistência aos marginalizados.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
No âmbito das comemorações do 30º aniversário da Escola Salesiana na América (ESA), no Instituto Salesiano Anáhuac Chapalita, de Guadalajara, Estado de Jalisco, no México, ocorreu, de 1 a 5 de maio, o V Encontro Continental da ESA, sob o lema: “Juntos pelo presente e pelo futuro da educação salesiana”.
O evento contou com a participação de 237 pessoas, de 47 Inspetorias – entre elas os Salesianos de Dom Bosco (SDB), as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), as Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria (HHSSCC) e as Filhas do Divino Salvador (HDS) – juntamente com membros da equipe organizadora central e alguns convidados especiais.
O encontro contou com diversas apresentações, palestras, mesas redondas, debates e aulas temáticas, nas quais foram explorados em profundidade os temas: confiança relacional para transformar a escola; cultura e educação juvenil; a identidade salesiana e o Pacto Educativo Global; as experiências do Sistema Preventivo; educomunicação como alfabetização à mídia e à informação e liderança pedagógica nas escolas salesianas na América. Estes temas, assim como as trocas informais e os debates em grupo e em assembleia, contribuíram para a reflexão dos educadores participantes.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS