No Sonho dos 9 Anos de Dom Bosco, me chamam a atenção duas frases que gostaria de ressaltar neste Boletim Salesiano que ora chega às suas mãos. A primeira frase é dita pelo personagem luminoso: “Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos”. “Amigos” é a palavra que destaco. No Evangelho, Jesus chama, num determinado momento, seus apóstolos e discípulos de amigos. Não mais servos.
Na espiritualidade salesiana, a amizade é algo fundamental. São Francisco de Sales tinha convicção de que, no acompanhamento espiritual, a amizade era algo indispensável. Para ele era impossível acompanhar alguém sem que houvesse amizade entre o acompanhado e o acompanhador. Tanto para ele, como depois para Dom Bosco, o acompanhador é um “amigo fiel”, pois ele orienta as ações com advertências, conselhos e com conversas.
Nas páginas deste Boletim, José Cleudo Matos Cardoso, em seu artigo “As práticas afetuosas de Dom Bosco e o Oratório como forma de cuidado” nos fala disso. Dom Bosco era um pai responsável, acolhedor, amoroso e cuidadoso. No Jovem Instruído ele escreveu: “meus amigos, eu vos amo de todo o meu coração, e basta que sejais jovens, para que eu vos ame muito”.
A segunda palavra é tirada da frase dita a Joãozinho pela Mãe e Mestra que aponta para o menino sua missão: “Eis o teu campo, onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte, robusto; e o que agora vês acontecer a esses animais, deves fazê-lo aos meus filhos”. Sim, Maria chama a todos os meninos que aparecem no sonho e a todos nós, hoje e para sempre, de filhos, porque Jesus a deu por Mãe, quando estava aos pés da cruz.
Creio que é muito importante prestar atenção nessas duas palavras, que estão unidas por uma conexão, no sonho, entre o Filho Jesus e a Mãe Maria: os destinatários se tornam amigos e filhos. Além de considerar os jovens como amigos, Dom Bosco também os chama de filhos. São inúmeras as citações que encontramos nos seus escritos nas quais ele chama seus jovens, e depois os salesianos, de filhos. Pois esta é a ordem recebida, e a missão do educador-evangelizador é transformar a todos em amigos de Jesus e filhos de Maria.
Assim percebemos a beleza da nossa espiritualidade educativo-pastoral salesiana. A educação e a evangelização acontecem não meramente como uma formalidade, mas como um compromisso de criar relacionamentos de amizade entre pais, educadores e/ou evangelizadores, e os filhos, nossas crianças, adolescentes e jovens, e as demais pessoas com as quais nos relacionamos. Procuramos ser pais e mães amorosos e valorizamos os pequenos progressos, num amor que gera confiança um no outro. Daí a necessidade de nos conscientizarmos da nossa missão educativa e de sermos uma Família Salesiana com pessoas dedicadas e presentes, apresentando pluralidade de propostas de vida sempre de forma atraente.
P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano – Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Foto editorial
Envato.com / Konstantin Postumitenko
Foto de capa
istock.com - viafilms
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.