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Escolas salesianas incentivam participação em simulações da ONU

Em projetos que envolvem a simulação de debates da Organização das Nações Unidas (ONU), estudantes salesianos são incentivados a desenvolver a consciência política, a pesquisa, a argumentação e a negociação.
Com informações: Bruno de Souza Santos (Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana), Jeremyas Silva (Colégio Dom Bosco de Santa Rosa) e Alysson Nogueira (INSG/Castelo).

Os alunos do Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana, SP, tiveram destaque no último Fórum Acadêmico Modelo das Nações Unidas (FAMUN 2024), realizado de 5 a 8 de setembro em Campinas, SP. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais das Faculdades de Campinas (FACAMP), o evento é uma das principais simulações de debates da Organização das Nações Unidas (ONU) realizadas no Brasil, e envolve estudantes de Ensino Médio de todo o país.

Durante o evento deste ano, três estudantes do Instituto Salesiano receberam prêmios de grande prestígio: Alyssa Tomiyama foi reconhecida com o prêmio de Melhor Position Paper, demonstrando domínio sobre o tema proposto e capacidade de sintetizar informações de forma clara e objetiva. Além dela, Gonçalo Gonçalves e Murilo Scabora foram premiados como destaques diplomáticos em suas respectivas conferências, evidenciando não só a habilidade de negociação, mas também o profundo conhecimento geopolítico e argumentativo.

Esses resultados são reflexos do comprometimento dos alunos, mas também da preparação sólida proporcionada pela disciplina eletiva preparatória para o FAMUN oferecida pelo colégio e ministrada pelo professor Bruno Souza. Durante as aulas, os estudantes têm a oportunidade de mergulhar no estudo de temas globais, simular debates e, sobretudo, desenvolver habilidades cruciais para seu crescimento acadêmico e profissional.

Outro fator essencial para o sucesso dos alunos foi a supervisão atenta e a motivação contínua da coordenadora Claudia Presotto e da diretora Patrícia Guidolin, cujo trabalho foi fundamental para o desenvolvimento desse projeto, assim como dos demais professores envolvidos, que inspiram os alunos a buscarem a excelência.

A FAMUN, mais do que uma simulação, funciona como um verdadeiro laboratório de aprendizado. Os participantes são desafiados a sair de suas zonas de conforto, aprimorando habilidades fundamentais como: argumentação, pesquisa, oratória e negociação, além da prática de conversação em língua inglesa. Todos esses elementos são essenciais não apenas para o desempenho no evento, mas também para a vida profissional dos alunos, que saem mais confiantes e preparados para enfrentar situações que exigem postura crítica, resolução de problemas e visão estratégica.

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa, RS, realizou este ano um projeto interdisciplinar de simulação da ONU que teve como tema central “Mudanças climáticas”.

Durante o desenvolvimento do projeto, no primeiro semestre de 2024, os estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental foram orientados pelos professores do colégio por meio de aulas expositivas, textos e vídeos disponibilizados, além das pesquisas realizadas pelos próprios jovens. A simulação da ONU foi realizada no dia 9 de maio, quando os estudantes, divididos em grupos, representaram algumas delegações de países que compõem as Nações Unidas e debateram soluções para as alterações do clima já apresentadas em reuniões da ONU.

De acordo com o professor de História, Jeremyas Silva, além de aprofundar os conhecimentos dos estudantes, o evento foi também “um exercício de cidadania e salesianidade, porquanto a atividade relacionou o conhecimento teórico com uma praxis ética e humanizada”. O professor destaca ainda que o projeto contou com a participação de alunos, professores, equipe diretiva e grêmio estudantil, promovendo um movimento muito positivo e reflexivo que envolveu toda a escola.

Projeto ONU destaca desafios que envolvem as crises climáticas
O Projeto ONU, realizado anualmente com os alunos do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, voltou a se destacar em 2024 ao tratar de um tema de urgente relevância global: as crises climáticas.

Este ano, o projeto centrou-se nos impactos dos desastres ambientais ao redor do mundo, promovendo uma análise crítica sobre as ações necessárias para mitigar esses problemas. Os estudantes foram desafiados a representar países que enfrentaram desastres ambientais significativos. Além de explorarem o relevo e o clima dessas nações, investigaram e relataram eventos como furacões, secas, inundações e incêndios florestais.

A atividade expos dados concretos, gráficos sobre a emissão de gases e os níveis de desmatamento, ampliando a discussão para questões de ordem global. Ao final, cada grupo propôs estratégias que pudessem ser aplicadas em seus respectivos países representados, com o objetivo de enfrentar os desafios ambientais. “Os discursos elaborados incluíram propostas de sustentabilidade, apresentações com imagens impactantes, além de trechos de textos jornalísticos e literários, e charges”, destacou a professora Juliana Darós.

A atividade pedagógica envolveu as disciplinas de História, Geografia, Linguagens e as Trilhas de Aprendizagem para as turmas da 1ª série. O evento exigiu que os grupos vestissem trajes formais, representando as vestimentas típicas de seus países. Além do conhecimento adquirido, a atividade foi importante por ressaltar as competências desenvolvidas. “Oratória, pesquisa crítica e responsabilidade social foram alguns dos pontos trabalhados. Colocando nossos alunos em um contexto diplomático e ambiental, o Projeto ONU reforça a importância de uma educação voltada para a formação de cidadãos conscientes e atuantes”, concluiu a docente.

Texto: Alysson Nogueira / Fotos: Paolla Itagiba / Assessoria de Comunicação Salesiana

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