Voluntariado

VIDES: um caminho para a cidadania e a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”

Os campos de formação promovido pelo VIDES – organização do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora voltado para o voluntariado – são importantes exemplos de prática e fortalecimento da cidadania.
Ir. Luana Oliveira, FMA

O VIDES (sigla em italiano para Voluntariado Internacional Mulher Educação e Desenvolvimento) da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) tem desempenhado um papel crucial na formação de jovens comprometidos com a construção de um mundo mais justo e solidário. Em três campos de formação programados e realizados em 2024, a missão do VIDES de formar “bons cristãos e honestos cidadãos” foi fortalecida por meio de experiências transformadoras que conectam o voluntariado com a prática da cidadania.

Campos de Formação
Nos dias 13 e 14 de abril, em Guaratinguetá, SP, o 1º Campo de Formação ao Voluntariado reuniu 15 jovens para vivenciar o voluntariado como uma forma de agir com responsabilidade social e política. Como ressaltou Vera Camerotti, uma das palestrantes, “ser voluntário VIDES” não se trata apenas de servir, mas de transformar a sociedade e a vida dos envolvidos.

Além disso, a participação, por videochamada, de Irmã Maria Grazia Caputo, fundadora do VIDES no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), conectou os jovens com a dimensão internacional do movimento, que busca promover a solidariedade em escala global. A atividade de revitalização de espaços do projeto social em que estava acontecendo o campo de formação, simbolizou o impacto direto que o voluntariado pode ter na comunidade, deixando uma marca visível e duradoura.

No 2º Campo de Formação, realizado entre os dias 14 e 16 de junho em Água Clara, MS, 16 jovens de diferentes presenças FMA tiveram a oportunidade de se engajar em ações práticas de voluntariado em prol das crianças e dos jovens atendidos pelo Centro Juvenil Nossa Senhora Auxiliadora. Além de atividades recreativas e de formação pessoal, os jovens participaram da pintura da fachada do Centro Juvenil, uma ação que demonstrou o poder do trabalho em grupo e o compromisso com a cidadania responsável. O encontro também foi marcado por momentos formativos que incentivaram os participantes a sonharem e a alinharem seus projetos de vida com o serviço ao próximo, promovendo direitos humanos e solidariedade.

Encerrando os campos de formação, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o 3º Campo de Formação ao Voluntariado ocorreu em Guarapuava, PR. Com o tema “Sonhos que nos unem: Cultivando esperança por meio do voluntariado”, o encontro consolidou a missão do VIDES: gerar vida e esperança.

Além de reflexões profundas sobre sonhos e projetos pessoais de vida, os jovens foram desafiados a colorir o mundo com esperança, tanto em sentido literal, com a pintura das paredes do projeto social Instituto João Paulo II, quanto em sentido figurado, ao refletirem sobre como suas ações podem ser transformadoras para a sociedade. Como resultado, saíram do encontro mais engajados e conscientes de sua responsabilidade como cidadãos comprometidos com o bem comum.

O grupo busca não apenas entender o voluntariado em sua dimensão teórica, mas também praticá-lo de maneira efetiva.

Impactos sociais
Os impactos sociais gerados por esses campos de formação são significativos, não apenas para as comunidades atendidas, mas também para os próprios jovens voluntários. A participação dinâmica em atividades práticas de voluntariado, como revitalização de espaços públicos e envolvimento em projetos sociais, criou laços mais fortes com a comunidade, incentivando uma cultura de responsabilidade e solidariedade. Além disso, os jovens desenvolveram habilidades de liderança, escuta e trabalho em equipe, essenciais para a construção de uma cidadania ativa e transformadora.

Além dos campos de formação, o VIDES está consolidado no Centro Universitário Teresa D’Ávila, onde um grupo de jovens universitários se reúne semanalmente sob a orientação de irmã Luana Oliveira (FMA). Esses encontros são momentos de estudo e reflexão sobre o voluntariado, bem como oportunidades para planejar e desenvolver ações concretas em suas comunidades locais. O grupo busca não apenas entender o voluntariado em sua dimensão teórica, mas também praticá-lo de maneira efetiva, fortalecendo a cidadania e os valores nas realidades em que atuam.

Exercício da cidadania
O trabalho do VIDES, inspirado pelos exemplos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, visa não apenas transformar a realidade social das comunidades atendidas, mas também formar jovens que entendem o voluntariado como um exercício prático de cidadania. Cada campo de formação e encontro semanal fortalece o compromisso dos participantes em serem agentes de mudança, utilizando os princípios como base para exercerem sua cidadania com ética, responsabilidade e amor ao próximo.

O sonho de Dom Bosco continua, assim, por meio do VIDES: incentivando os jovens a sonharem e a agirem por um mundo mais justo e fraterno, onde cada ato de voluntariado contribua para a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Outras ações de voluntariado educativo

Os campos de formação promovido pelo VIDES – organização do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora voltado para o voluntariado – são importantes exemplos de prática e fortalecimento da cidadania.

O VIDES também está presente na Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), com sede em Belo Horizonte, MG. Entre os dias 28 e 30 de junho, a Inspetoria BMM teve a alegria de realizar mais um significativo Campo de Formação ao Voluntariado. O evento reuniu mais de 50 voluntários de diversas regiões da Inspetoria, incluindo Campos dos Goytacazes, RJ, Rio das Ostras, RJ, Alegre, ES, Uberlândia, MG, Ponte Nova, MG, São João del Rei, MG e Belo Horizonte, MG. O encontro teve como cenário o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - INSA, obra social da BMM localizada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, MG.

Além dos momentos de descontração característicos dos encontros salesianos, os participantes mergulharam em temáticas essenciais para a formação de voluntários. Foram abordados temas como “O significado e os desafios do ser voluntário no contexto do VIDES”, “O diferencial do voluntariado educativo”, “O Sistema Preventivo de Dom Bosco”, “Autocuidado”, “Realidade local e políticas públicas”, “Direitos humanos e cidadania”, “Ecologia integral”, além de técnicas de trabalho em equipe.

Da Itália para o Brasil I
No final do mês de julho, os jovens italianos Luca Sabatini, Chiara Del Grande e Francesca Todescato completaram uma enriquecedora jornada de nove meses de voluntariado no Brasil, especificamente na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Esta experiência marcou profundamente tanto suas vidas quanto a das comunidades que serviram.

A iniciativa fez parte de uma parceria entre o VIDES Internacional, o governo italiano e o VIDES Inspetorial, que ofereceu aos jovens a oportunidade de dedicar um ano de suas vidas para conhecer novas realidades e contribuir com seus talentos na construção de um mundo melhor.

Durante esse período, Luca, Chiara e Francesca estiveram em cidades do interior de São Paulo, onde atuaram nas obras sociais da Casa do Puríssimo Coração de Maria e Casa Betânia, de Guaratinguetá, e no Cemari (Centro Social-Educacional Maria Rita Périllier), de Lorena. Com entusiasmo e dedicação, eles desenvolveram oficinas de esporte, podcasts, expressão corporal e educação ambiental, além de participar ativamente dos processos formativos das equipes de educadores e contribuir na assistência salesiana.

Da Itália para o Brasil II
A Inspetoria Salesiana de Campo Grande (BCG) recebeu com alegria, no início de agosto, um grupo de jovens voluntários da Inspetoria Salesiana da Itália – Nordeste “San Marco” (INE), que tem suas raízes na Inspetoria Veneziana de São Marcos, fundada em 1895. A acolhida ficou por conta dos salesianos da sede inspetorial, P. Ricardo Carlos (inspetor), P. Ademir Lima de Oliveira (vice-inspetor) e P. Aldir da Silva (delegado da Pastoral Juvenil e Animação Missionária e Vocacional).

O grupo veio acompanhado pelo Salesiano da inspetoria italiana, Rubin Elia, SDB, e seguiu para Corumbá, onde realizou por três semanas um trabalho voluntário na obra social da Cidade Dom Bosco, juntamente com o P. Jair Marques de Araújo, SDB.

Entre os voluntários estava o professor de matemática Simone David Biot, que falou sobre a motivação do grupo: “É um sentimento inspirado em São João Bosco, levar um pouco de conhecimento e alegria”.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Dom Bosco Hoje

A seguir
Missões

© 2024 Copyright - Boletim Salesiano Brasil