A espiritualidade salesiana abrange a formação integral do ser humano, considerando não apenas o aspecto espiritual, mas também o "civil". São Francisco de Sales aspirava a formar não apenas cidadãos fervorosos, mas também bons cidadãos da sociedade.
Francisco de Sales expressa essa devoção “civil” no livro “Introdução à Vida Devota”. Para João Pedro Camus, o grande mérito do bispo de Genebra foi ensinar a prática da devoção “no século”, isto é, na vida civil e popular. Assim, a devoção, antes percebida como exótica e distante, passou a ter uma face familiar e acessível.
Segundo Étienne-Jean Lajeunie, ele conseguiu associar “cultura e devoção, vida civil e religião, profissão e piedade”. Exemplos disso são a Santa Casa de Thonon, que formava jovens para as diversas profissões da época, e a Academia Florimontana, onde se reunia a elite intelectual para tratar de temas ligados à ciência, à religião e à vida civil. Dom Bosco compreendeu profundamente essa visão do bispo de Genebra, aplicando-a na fórmula do “bom cristão e honesto cidadão”.
Nesta edição, o Boletim Salesiano aborda temas relacionados à política e à cidadania. A Família Salesiana no Brasil realiza diversas ações que contribuem para a construção de um mundo melhor, não apenas do ponto de vista religioso, mas também social, promovendo a participação cidadã na política.
Neste mês, celebramos também o ideal missionário da Igreja. A Família Salesiana se espalhou pelo mundo graças ao empreendedorismo de nosso fundador. Como destacou o P. Martoglio em sua mensagem, Dom Bosco, em Valdocco, “alarga o coração para além de qualquer fronteira” e envia seus filhos para o mundo, mesmo sem os recursos adequados. Em todas as missões, os filhos e filhas de Dom Bosco levam consigo o ideal de formar bons cristãos e honestos cidadãos, uma preocupação que também permeia a Igreja no Brasil, que busca fornecer formação e orientação aos fiéis para que exerçam seu papel de cidadãos de maneira consciente e ética.
Uma das maneiras de viver como “honestos cidadãos” é por meio do voluntariado. José Cleudo Matos Cardoso, em seu artigo, ressalta que “Dom Bosco não estava sozinho em suas práticas educativas: sempre chamava colaboradores para ajudá-lo em sua missão”. Ele nos aponta o voluntariado como um meio essencial de compromisso humano e social, promovendo valores como cidadania e solidariedade, fundamentais para a construção de uma sociedade que rompa as barreiras da indiferença e do distanciamento, com foco na juventude.
Assim, somos chamados a dar continuidade à nossa missão de formar jovens que sejam bons cidadãos, capazes de interagir de maneira significativa na sociedade, vivenciando valores e práticas que promovam a igualdade, a solidariedade e a dignidade humana.
P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano – Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Foto editorial
istock.com / Wavebreakmedia
Foto de capa
istock.com / Yuri Arcurs - peopleimages.com
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.