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Projetos tratam sobre a importância do voto

No dia 6 de outubro, 152 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher seus representantes no Executivo e no Legislativo municipais. A importância do voto consciente é um dos aspectos da formação para a cidadania trabalhados nas escolas salesianas, como nos projetos desenvolvidos no Colégio Salesiano Aracaju e no Colégio Salesiano de Belo Horizonte.
Com informações: Assessoria de imprensa ISJB e Comunicação Colégio Salesiano Aracaju

Protagonismo juvenil na eleição de representantes de turma

Neste contexto das eleições municipais de 2024, o Colégio Salesiano Aracaju, SE, desenvolveu o Projeto Eleições de Líderes de Turmas, estimulando o engajamento político e a busca do bem comum entre os alunos.

Neste ano, 100 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) até a 3ª série do Ensino Médio concorreram aos cargos de Líder e Vice-líder de turma. O projeto teve como objetivos exercitar a cidadania plena, o protagonismo juvenil e o voto consciente. Assim, a Pastoral Salesiana articulou toda a organização para eleição, votação, visita técnica e diplomação em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

De acordo com o coordenador da Pastoral, Felipe Bastos, os candidatos foram escolhidos por meio do voto secreto, em urnas eletrônicas do TRE/SE. “O processo eleitoral do Salesiano é conduzido com lisura e proporciona aos alunos uma experiência da escolha cidadã dos seus representantes. Escolher um bom líder é essencial para o andamento do ano letivo. Os representantes das turmas devem ser empáticos, tomar boas decisões e possuir um excelente rendimento escolar”, explicou.

Segundo a secretária-geral da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/SE, Lídia Cunha Mendes de Matos, as eleições de líderes de turma do Salesiano são indispensáveis para a formação de eleitores conscientes. “Essa parceria com o Colégio Salesiano é fundamental para o programa Eleitor do Futuro. Porque esse trabalho cuida da conscientização do jovem em relação à vivência do processo eleitoral. Nós estamos em ano de eleições municipais e os candidatos a prefeito e vereador circulam nas comunidades. Por isso, é muito importante conscientizar os jovens da importância da cidadania”, afirmou.

É significativo ressaltar que a eleição de líderes em 2024 contou com o apoio de 18 ex-alunos, que realizaram a função de mesários. O ex-aluno Gabriel Henrique retornou à escola para contribuir no processo de eleição escolar e afirmou: “É uma alegria retornar ao Salesiano e colaborar nesse projeto tão importante. Ano passado, eu fui o líder da minha turma, por isso, sei dos desafios e da responsabilidade que é ocupar esse cargo. Desejo um excelente desempenho e mandato para os líderes eleitos”, disse.

Candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte participam de evento sobre infância e juventude

No dia 16 de setembro, o Colégio Salesiano de Belo Horizonte, MG, foi o espaço escolhido para que os jovens da capital mineira pudessem conhecer e discutir com os candidatos à Prefeitura as propostas para atender as crianças e os adolescentes. O evento foi organizado pela Agenda 227 e contou com a apresentação musical do Projeto Cariúnas.

Todos os candidatos foram convidados, mas compareceram ao evento: Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT), Paulo Brant (vice de Gabriel Azevedo - PSB) e Wanderson Rocha (PSTU). Eles responderam às perguntas feitas pelos adolescentes presentes sobre temas como acolhimento institucional, trabalho infantil, educação, saúde mental e espaços públicos. O evento foi transmitido pelo canal YouTube da Inspetoria São João Bosco (ISJB).

O que é o Projeto Cariúnas? É um projeto sociocultural que, desde 1997, tem como missão “integrar música, dança, esporte, educação, humanização e cidadania”. A coordenadora do projeto, Adriana Alves, fez um apelo aos candidatos para que o projeto possa continuar realizando suas atividades. O contrato com a Prefeitura de BH termina em janeiro de 2025 e corre o risco de não ser renovado.

O que é a Agenda 227? É uma iniciativa que busca inserir a temática da infância e adolescência como prioridade nas discussões eleitorais e políticas do Brasil, promovendo o diálogo entre gestores públicos e a sociedade civil em prol de um futuro mais inclusivo e promissor para as novas gerações.

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