Em 29 de março, um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora da Inspetoria São João Bosco (SLK), com os Salesianos Cooperadores, orientados pela Inspetora Jana Kurkinová, visitou a Comunidade São João Bosco de Pogrzebien, Polônia, da Inspetoria Nossa Senhora de Jasna Góra (PLI), para se encontrar com a Irmã Teresa Czekala.
Tratava-se de uma “peregrinação de gratidão” no âmbito dos festejos do 85º aniversário da chegada das FMA à Eslováquia. A Irmã Teresa Czekala, ex-Inspetora polonesa, foi uma figura de referência significativa durante a história da Inspetoria eslovaca. Na década de 1980, durante o regime comunista (1950-1990), Irmã Teresa, como vigária inspetorial, visitou secretamente muitas vezes as FMA na Eslováquia, em trajes civis e com grande risco pessoal, para ajudá-las na difícil situação de perseguição.
Naqueles anos, era impossível ir da Polônia à Eslováquia sem um convite oficial pessoal de alguém da Eslováquia. Por este motivo, dois Salesianos Cooperadores empenharam-se em convidar Irmã Teresa da parte deles como madrinha para os batizados de seus filhos. Ambos participaram da peregrinação, e foi uma grande emoção se reencontrarem com Irmã Teresa depois de muitos anos.
Fonte: Portal FMA
No dia 18 de abril de 2025 celebrou-se o 156º aniversário da ADMA, a Associação de Maria Auxiliadora fundada por Dom Bosco para promover a veneração ao Santíssimo Sacramento e a devoção a Maria Auxílio dos Cristãos, e ereta canonicamente no Santuário de Maria Auxiliadora de Turim em 18 de abril de 1869, pelo Beato Pio IX.
Respondendo às urgências e aos sinais dos tempos, Dom Bosco deu vida a várias forças apostólicas e a um vasto movimento de pessoas que, de diversos modos, trabalham em favor dos jovens e das classes populares. Hoje, os membros da ADMA realizam a sua missão trabalhando em comunhão e fidelidade aos pastores da Igreja e em colaboração com outros grupos eclesiais, especialmente os da Família Salesiana, na qual sublinham e difundem a devoção popular mariana como instrumento de evangelização e promoção das classes populares e da juventude necessitada.
Fonte: Portal FMA
Em 1º de abril de 2025, no 91º aniversário da Canonização de São João Bosco (1934-2025), em Valdocco, Turim, realizou-se a inauguração oficial da Praça Maria Auxiliadora, renovada com uma intervenção de requalificação urbana, e a bênção dos trabalhos nas duas torres dos sinos da Basílica de Maria Auxiliadora restauradas.
Na Praça, festivamente colorida pela presença das crianças da Escola Maria Auxiliadora, o momento inaugural aconteceu na presença do recém-eleito Reitor-Mor da Congregação Salesiana, padre Fábio Attard, que deu a bênção; do Inspetor da Circunscrição especial do Piemonte e Vale de Aosta, padre Leonardo Mancini; dos Salesianos de Dom Bosco participantes do Capítulo Geral 29, do Reitor da Basílica, padre Miguel Viviano, do Prefeito da Cidade de Turim, Stefano Lo Russo, entre outras autoridades civis, religiosas, militares, fieis e membros da Família Salesiana. Também estavam presentes a Conselheira Geral para a Formação do Instituto das FMA, irmã Nilza Fátima de Moraes, representando a Madre Geral, a Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora (IPI), irmã Emma Bergandi, e diversas Filhas de Maria Auxiliadora.
Fonte: Portal FMA
Em 24 de fevereiro completaram-se três anos de conflito na Ucrânia, guerra que deixou mais de 6,5 milhões de pessoas como refugiadas; mais de 3,5 milhões de deslocados; e mais de 14,6 milhões precisando de ajuda humanitária. Os salesianos continuam a apoiar as crianças e os jovens ucranianos.
“Nossa vida foi interrompida há três anos. Ela foi interrompida pelo som dos canhões e pelo apito dos mísseis. Não há mais normalidade: o cheiro do café da manhã, o beijo antes da escola, a noite segura em nossa cama... Hoje, ao nosso redor, tudo é pesadelo, insegurança, violência... A vida parou!”, conta um dos salesianos residentes no país.
“É muito importante para nós continuarmos a apoiar as crianças e os jovens. Nós os procuramos, indo até as áreas ocupadas, buscando criar um vínculo com eles e, é claro, tentamos fazer todo o possível para que eles possam continuar a estudar. Nestes anos de conflito, mais de 4.000 escolas, representando 13% da infraestrutura educacional do país, foram danificadas ou completamente destruídas. Completados três anos do início da guerra, há atualmente uma grande incerteza”, afirma o padre Luís Manuel Moral, diretor da Procuradoria Missionária Salesiana de Madri, Misiones Salesianas, uma das diversas entidades salesianas que estiveram diretamente envolvidas no apoio ao povo ucraniano nestes três anos de guerra.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Foi divulgada em 19 de março a mensagem do Papa Francisco para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado em 11 de maio, IV Domingo de Páscoa. A mensagem do Pontífice tem como tema “Peregrinos de esperança: o dom da vida” e nela o Papa afirma que “a vocação é um dom precioso que Deus semeia nos corações, um chamado a sair de si mesmo para trilhar um caminho de amor e serviço”.
Em sua mensagem, o Papa Francisco convida os jovens a “não ignorar o grito de tantos irmãos e irmãs que se sentem excluídos, feridos e abandonados”. “Toda vocação, sentida na profundidade do coração, faz germinar uma resposta como impulso interior ao amor e ao serviço, como fonte de esperança e caridade, e não como busca de autoafirmação. Vocação e esperança entrelaçam-se, portanto, no projeto divino pela alegria de cada homem e mulher, todos eles chamados em primeira pessoa a oferecer a sua vida pelos outros”, escreve o Papa.
Fonte: Vatican News
Uma pequenina flor para um grande gesto de solidariedade - esse é o significado do evento "A Violeta de Dom Bosco", promovido pela rede Salesianos pelo Social, da Itália. No final de semana de 15 e 16 de março de 2025, pelo terceiro ano consecutivo, os voluntários das obras sociais salesianas do país estiveram em 38 praças, oratórios e paróquias, oferecendo a tradicional muda de violeta para apoiar projetos educativos destinados a crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.
Com a compra de uma violeta de Dom Bosco, os apoiadores puderam contribuir com as atividades das mais de 80 obras sociais salesianas em toda a Itália, que acolhem mais de 1.300 menores todos os dias. Uma ajuda concreta para aqueles que vivem em condições difíceis, que correm o risco de abandonar a escola e que precisam de um ponto de referência seguro em seu caminho de crescimento. A iniciativa foi baseada em uma frase que Dom Bosco costumava dizer: “Fazer o bem é como a flor da violeta: uma flor que não se vê, mas cujo perfume todo mundo sente”.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS