De acordo com a Unicef, apenas 37% das famílias do Equador têm acesso à internet. Isto significa que mais de seis, em cada dez crianças, atualmente não podem estudar. Essa situação é ainda mais grave nas regiões rurais, onde apenas 16% das famílias estão conectadas à rede. Diante desta realidade, a Inspetoria Salesiana do Equador, junto com a Misión Don Bosco e a Universidade Politécnica Salesiana (UPS), de Quito, lançou a campanha nacional “Doe seu computador”, que visa dotar de ferramentas tecnológicas (tablets, laptops, PCs, teclados, mouses, telas, alto-falantes e cabos elétricos) a população vulnerável de 12 cidades do país.
A proposta nasceu da iniciativa de 30 alunos da Faculdade de Informática da Universidade Politécnica de Quito que desde, o dia 20 de julho, já consertaram mais de 100 equipamentos eletrônicos, todos enviados à obra salesiana de Esmeraldas. Segundo o padre Francisco Sánchez, inspetor do Equador, desde março a campanha “Pelo pão de cada dia” já beneficiou mais de quatro mil famílias com vales mensais para a compra de produtos de primeira necessidade. “Hoje queremos dar um passo à frente, com uma iniciativa de solidariedade que tem como lema ‘Ninguém está excluído’ e pretende garantir que crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social possam estudar nas mesmas condições dos que estão conectados”.
Fonte: Agência Info Salesiana
Neste difícil momento causado pela pandemia da Covid-19, as Filhas de Maria Auxiliadora da Comunidade São João Bosco de Hlaing Thar Yar, no Mianmar, colocaram em prática numerosas iniciativas para ajudar a população em necessidade. Entre elas, visitar os refugiados e ajudar as famílias pobres por meio da distribuição de alimentos, fornecimento de água potável e orientação para a prevenção ao coronavírus.
Uma nova iniciativa é o cultivo de horta em terrenos próximos à casa das FMA, para o autossustento da comunidade e compartilhamento de produtos com as crianças e as famílias que moram próximas. As crianças do oratório ajudaram as FMA a preparar um terreno fértil, a semear na hora certa, a colher os produtos: pepino, feijão, hortelã, abóbora, berinjela, banana e outros vegetais nutritivos. Junto com as irmãs, elas coletam os vegetais e os preparam para distribuição às famílias pobres.
Durante a distribuição, as irmãs ficaram impressionadas com as palavras de gratidão dos atendidos, principalmente budistas: “Queridas irmãs, vocês são como nossas mães. Vocês sempre se lembram de nós, encontram várias formas de responder às nossas necessidades e compartilham conosco tudo o que têm. Obrigado pelo seu amor e pelo seu carinho, por meio dos quais sentimos a bênção de Deus”.
Fonte: Portal das FMA
A Santa Sé apresentou oficialmente no domingo, 4 de outubro, a encíclica Fratelli tutti, a terceira do pontificado do Papa Francisco, subtitulada “Sobre a fraternidade e a amizade social”. O Santo Padre assinou a encíclica no Convento de São Francisco de Assis, em 3 de outubro, junto à tumba do santo cuja festa a Igreja celebra na mesma data.
Na apresentação, o secretário de estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, explicou que o Papa Francisco põe em relevo em sua encíclica que “a fraternidade não é uma moda que se desenvolve no tempo, mas a manifestação de atos concretos”.
O cardeal, em sua exposição, fez um chamado a pôr as “relações internacionais ao serviço da fraternidade” e “favorecer o desenvolvimento de uma cultura da fraternidade”. O secretário de estado contrapôs a guerra ao diálogo e argumentou que “se as armas destroem vidas humanas, destroem o ambiente, destroem a esperança; o diálogo destrói as barreiras do coração e da mente, abre espaço ao perdão e favorece a reconciliação”.
Também destacou que o Papa na encíclica não é alheio aos desafios que expõe a atual pandemia do coronavírus. De fato, o Papa emprega como argumento “a experiência da pandemia, que pôs em evidência nossas carências”. O texto completo da encíclica está disponível no site do Vaticano.
Fonte: ACI Digital
O Capítulo Geral 27 havia solicitado ao Reitor-mor e seu conselho que assumissem os lugares salesianos e fizessem deles algo especial para o mundo salesiano. Aquela solicitação deu origem a uma nova realidade: o Museu Casa Dom Bosco, inaugurado solenemente, com três dias de eventos, em Turim-Valdocco, na Itália.
No lugar das “Camerette di Don Bosco” (alojamentos de Dom Bosco), hoje os visitantes podem conhecer em detalhes a realidade da Casa Pinardi, primeira instalação do Oratório de Dom Bosco. “Por estes corredores passaram 11 pessoas que hoje a Igreja reconhece como veneráveis, bem-aventurados ou santos: significa que Valdocco foi uma escola de humanidade e de santidade, e queremos transmitir ao mundo essa herança”, disse o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, na coletiva de imprensa.
A cerimônia de inauguração oficial foi realizada no domingo, dia 4 de outubro, após solene concelebração eucarística na Basílica de Maria Auxiliadora. O Reitor-mor cortou a fita simbólica, acompanhado pela madre Yvonne Reungoat, superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e por seu antecessor à frente da Congregação, padre Pascual Chávez.
Fonte: Agência Info Salesiana
“Movidos pela esperança: ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap 21,5)” é o tema que o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, escolheu para a mensagem de sua Estreia para 2021. Como todos os anos, sua mensagem vem acompanhada por um pôster que traduz graficamente as intuições e orientações que o ‘pai e centro de unidade da Família Salesiana’ deseja oferecer a todos os seguidores de Dom Bosco.
Nesta edição, o Dicastério para as Comunicações Sociais quis privilegiar as percepções da América Latina, a fim de dar continuidade a uma diretriz seguida há alguns anos: a de atribuir a preparação do cartaz da Estreia a artistas de diversos contextos e origens geográficas, para captar as diferentes sensibilidades presentes no universo salesiano.
Entre os vários projetos propostos, o escolhido foi o do ilustrador argentino Gustavo Daguerre, 41 anos, e uma vida passada nos ambientes salesianos. Atualmente, Daguerre trabalha como coordenador pastoral de um instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, em 2019, já ilustrou as páginas do Boletim Salesiano do seu país.Fonte: Agência Info Salesiana
Beatificação
Em 11 de outubro foi aberto oficialmente o processo da causa de beatificação e canonização do padre Silvio Galli, SDB. Silvio nasceu em 10 de setembro de 1927 em Milão, Itália, e faleceu na Casa Salesiana São Bernardino, de Chiari, em 12 de junho de 2012.
Direitos da infância
O Don Bosco International (DBI) participou da 13ª edição do Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu em formato on-line, de 29 de setembro a 1º de outubro. O fórum é uma conferência anual que proporciona uma plataforma para um diálogo entre as instituições da União Europeia e outras instituições interessadas sobre os direitos da criança e do adolescente.
“Vinde ver”
Este é o tema da mensagem do Papa Francisco para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Santo Padre escolheu este tema para lembrar que a comunicação pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o que é essencial e compreender realmente o significado das coisas.
Formação
Uma série de dez vídeos curtos para serem usados como ‘pequenas sementes’ e promover a reflexão sobre o texto Jovens Salesianos e acompanhamento - Orientações e diretrizes é a nova proposta que o Dicastério para a Formação lança às casas salesianas de formação inicial. A sequência de vídeos, lançados todo dia 10, pretende ilustrar mês a mês o caminho proposto, até junho de 2021.
Oratório on-line
Um grupo de meninos de uma favela perto de Mumbai, na Índia, com o celular de um dos pais, fome no estômago e entusiasmo no coração, recriou o oratório de Dom Bosco em tempos de Covid-19. Os cinco jovens deram origem ao “E-Oratório”, que reúne todos os dias cerca de 250 crianças e adolescentes que estão a milhares de quilômetros uns dos outros, em diversos estados da Índia.
Filme raro
Entre os arquivos fotográficos salesianos que foram enviados ao Museu do Cinema de Turim e ao Arquivo Nacional do Cinema Corporativo-CSC para restauração, surgiu um pequeno tesouro: um comovente filme mudo, em preto e branco, que exibe os momentos marcantes do funeral do padre Miguel Rua, ocorrido de 6 a 9 de abril de 1910.