Na programação oficial, estão previstos diversos eventos de caráter cultural, artístico e espiritual em Roma, além da participação na Santa Missa presidida pelo Papa Francisco no domingo, dia 3 de julho. Durante o Jubileu dos Jovens, foi anunciada também a canonização do beato Pier Giorgio Frassati, exemplo atual de um jovem dedicado à oração e ao cuidado com os mais necessitados e vulneráveis. A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, através do Dicastério para a Evangelização, já iniciou os preparativos e convida todas as juventudes do Brasil para participarem deste grande evento – saiba mais clicando AQUI.
Para este evento estão especialmente convidados os missionários leigos e religiosos, além dos agentes da Pastoral Missionária e dos diversos organismos missionários da Igreja. Além das atividades relativas ao Jubileu do Mundo Missionário, no mesmo período será realizado, na Universidade Urbaniana, em Roma, o Encontro Missionário Internacional.
Os religiosos e as religiosas, de todas as congregações, terão uma programação especial em Roma no Ano Santo. As atividades incluem eventos culturais e religiosos, vigília de oração na noite de 8 de setembro e participação na missa presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, em 9 de setembro.
A devoção a Maria, Mãe e Mestra, também terá uma programação de destaque, para a qual estão convidados especialmente os membros de movimentos, irmandades e grupos de oração marianos. A Vigília de Oração, no dia 11, será na Basílica Sancta Maria Maggiore, uma das igrejas jubilares.
Todos os que trabalham como educadores, em instituições de ensino regulares e em obras sociais, são convidados para o Jubileu do Mundo Educativo. A programação no Vaticano inclui a peregrinação à Porta Santa e a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação nas igrejas jubilares, além da participação na missa presidida pelo Papa no dia 2 de novembro.