O Papa Francisco nos convida, com insistência, a abraçar um novo humanismo. Vivemos em um mundo marcado por guerras, incertezas, crises ambientais e consideráveis desafios. Contudo, mesmo em meio a essas adversidades, a esperança de dias melhores nunca deixa de surgir. Por isso, o tema do Ano Santo é "Peregrinos de Esperança". Isso significa que não apenas falaremos de esperança, mas que a cultivaremos em nossos corações. Seremos a própria esperança!
É nessa esperança que se fundamente e “habita” o humanismo. Sem a esperança não conseguiremos construir o ser humano que caminha para o futuro, e que por isso precisa de esperança para nutrir a sua vida. Como nos recorda o Papa Francisco, para viver essa esperança, precisamos recuperar “a importância do coração”, principalmente nesse tempo de superficialidades, de pressa, de consumismo. Precisamos voltar a falar do coração, lembrando que “a verdadeira aventura pessoal é aquela que se constrói a partir do coração”.
O Boletim Salesiano desse mês enfatiza o Ano Jubilar que iremos vivenciar em 2025, como “Peregrinos de Esperança.” Como diz o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, “um tempo novo nos é dado: do coração de Deus ao coração da humanidade, no espelho do grande coração de Dom Bosco”.
O leitor também encontrará nessas páginas um resumo da última encíclica do Papa Francisco, “Dilexit nos”, que nos ajudará a meditar sobre a importância do coração. Nela, o Papa dá um destaque todo especial a São Francisco de Sales, como aquele que contribuiu, nos tempos modernos, para a difusão da espiritualidade do coração, que é a nossa espiritualidade salesiana. É importante se abandonar “no Coração de Cristo, onde se encontra repouso, consolação e força”. Mas, lembre-se que tudo isso deve ser vivido de forma ordinária, “no meio das atividades, tarefas e dos deveres cotidianos”.
Prezado leitor, chegamos ao final de mais um ano. Por isso, o Conselho Editorial do Boletim Salesiano Brasil quer desejar um Feliz Natal com Jesus Cristo no coração, e um novo ano, Santo e Jubilar, cheio de muitas alegrias e repleto das bênçãos de Deus. Que sejamos, como Família Salesiana, portadores de esperança!
P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano – Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Foto de capa
istock.com / Shannon Fagan
Foto editorial
istock.com / ASIFE
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.