Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens é o tema da Estreia 2025, que guiará toda a Família Salesiana durante este ano. O tema foi escolhido em conjunto pelo Reitor-Mor emérito, cardeal Ángel Fernández Artime, e pelo seu Vigário, o padre Stefano Martoglio, que está à frente da Congregação Salesiana, até a eleição do próximo Reitor-Mor, no Capítulo Geral 29, que será realizado de fevereiro a abril.
Os elementos fundamentais que motivaram a escolha do tema são duas celebrações importantes que se realizam este ano: o Jubileu Ordinário, que o Santo Padre Francisco proclamou com a Bula Spes non confundit (A esperança não engana); e o 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, enviada por Dom Bosco à Argentina.
“Tudo isso levou-nos a pensar que a Estreia para 2025 deveria centrar-se na esperança e no caminho que percorreremos com os jovens. Isso justifica o lema que criamos”, escreveu o X sucessor de Dom Bosco, cardeal Ángel Fernández Artime.
Jovens que sonham com esperança
Na apresentação do tema da Estreia para 2025, o cardeal Artime e o padre Martoglio já oferecem diversos pontos sobre como preparar-se para viver, cristã e salesianamente, este ano, sendo peregrinos de esperança junto aos jovens de todo o mundo. “Os jovens têm grandes sonhos, mas devem ser encorajados a sonhar! E nós, educadores e educadoras, temos a missão de acompanhá-los pelo verdadeiro caminho da vida. Os jovens têm o direito de sonhar com um amanhã melhor, eles têm em suas mãos a chance de renascer e recomeçar, de estudar e trabalhar, de construir um futuro de humanidade e esperança”, afirmam no documento.
Em seguida, são listados alguns dos sonhos compartilhados por jovens de casas salesianas de todo o mundo, publicados no livro digital Diamantes Ocultos, lançado no ano passado. “Entre centenas de sonhos dos jovens, apresentamos alguns a título de exemplo. Como eles, precisamos continuar a nossa peregrinação cotidiana, percorrendo um caminho que leve os jovens a viverem a partir da esperança, porque eles sabem que é possível sonhar e que, se os sonhos forem afiançados pelo Senhor que os sustenta, então serão uma realidade”.
Agradecer, repensar, relançar
A Estreia 2025 destaca a celebração dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, com o tema “Agradecer, repensar, relançar”: “Agradecer, repensar e relançar reavivam e alimentam a esperança que impele a Congregação e a Família Salesiana a novas fronteiras missionárias, especialmente aos jovens mais pobres e marginalizados”, explicam o cardeal Ángel Artime e o padre Stefano Martoglio.
A Estreia também reforça a participação no Ano Santo convocado pelo Papa Francisco, convidando todos os membros da Família Salesiana a viver esse momento “ancorados na esperança”. “Precisamos que ‘a esperança transborde’ (cf. Rm 15,13), e neste Ano Jubilar queremos e precisamos fazê-lo com os jovens, como Família Salesiana que somos, para que eles e com eles possamos testemunhar de modo mais crível e atraente a nossa fé”.
A Estreia é uma mensagem que o Reitor-Mor divulga a cada ano para motivar e nortear as ações e o trabalho pastoral de toda a Família Salesiana. Esse conteúdo é publicado em vários idiomas para alcançar todos aqueles ligados ao carisma salesiano. Trata-se de uma tradição iniciada por Dom Bosco, que se mantém viva ainda hoje.
Segundo consta nas Memórias Biográficas de São João Bosco, as primeiras mensagens surgiram ainda na década de 1850. Naquela época, Dom Bosco costumava, no final de cada ano, entregar aos jovens do Oratório de Valdocco, na Itália, algumas diretrizes para o ano que estava para começar.
Seguindo esta tradição, no final de cada ano o Reitor-Mor – o sucessor de Dom Bosco – apresenta um lema para guiar a Família Salesiana. O Reitor-Mor sempre entrega o primeiro texto da Estreia à Madre-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Depois, a mensagem é propagada para todas as casas dos Salesianos, das FMA e de outros ramos da Família Salesiana.