Projeto Pessoal de Vida

Vocês são vasos cheios de boa semente

As palavras do título deste artigo foram ditas pelo Papa Pio IX no dia 31/10/1875 aos salesianos da primeira expedição missionária, numa audiência no Vaticano (MB. Vol. XI, 2022, p. 296).
Pe. João Mendonça, SDB / Foto: Casa Geral Salesiana

Por que trazer a expressão “Vocês são vasos de boa semente” para os dias atuais, em nosso Projeto Pessoal de Vida (PPV)? É tempo de agradecer pelos 150 anos desse primeiro envio missionário sim, mas também é tempo de repensar nossa ação missionária, que envolve cristãos leigos e leigas, jovens, membros da Família Salesiana. Aqueles primeiros missionários não escolheram deixar o Oratório de Valdocco e a presença física de Dom Bosco simplesmente para uma aventura missionária. Eles foram convocados. O próprio padre João Cagliero, chefe da expedição, quando Dom Bosco perguntou se ele aceitaria a missão, respondeu: “Estou pronto!” É interessante até reescrever aqui aquele diálogo:

“Gostaria de mandar alguns de nossos padres mais antigos para acompanhar os missionários na América e ficar por três meses com eles”, disse Dom Bosco.

Cagliero respondeu: “Se Dom Bosco não encontrar ninguém a quem confiar esta tarefa, e se acreditar que eu sou adequado, eu estou pronto”.

Depois de alguns meses, Dom Bosco retorna ao assunto: “Quanto a ir à América, você não mudou de opinião? Você disse brincando que iria”. “O Senhor sabe muito bem que com Dom Bosco não brinco nunca!”, respondeu Cagliero, para ouvir em seguida de Dom Bosco: “Está bom. Prepare-se, chegou a hora”. (Cf. MB, vol. XI, 2022, p. 293).

Certamente, o Evangelho de Jesus Cristo que precisa, antes de tudo, ser descoberto nestas terras e aqui regadas, protegidas e dinamizadas.

Cagliero estava pronto a deixar tudo pelo Reino. Eis a mística de quem confia na vontade de Deus. Portanto, o PPV não é uma estratégia de vida cômoda. Muito menos uma fuga dos problemas ou apenas desejo de aventura. Trata-se de um impulso para seguir Jesus, ser peregrino e deixar uma marca na história. Há 150 anos, aqueles primeiros salesianos escutaram o apelo para a missão em terras distantes. Hoje, o Senhor continua a convocar discípulos missionários para sair do sofá da comodidade, como sempre alerta o Papa Francisco.

Vocês são
Pio IX dirigiu este chamado para aqueles homens ousados, sonhadores com os pés no chão e o olhar fixos em Jesus (Cf. MB, vol XI, 2022, p. 294). Eram eles:

- Pe. João Cagliero, teólogo, músico (primeiro bispo salesiano e cardeal);

- Pe. José Fagnano, professor de literatura, ecônomo de Lanzo, foi o diretor de São Nicolás de Arroyos (nomeado prefeito apostólico da Patagônia meridional);

- Pe. Valentim Cassinis, professor;- Pe. Domingos Tomatis, professor de Letras;

- Pe. João Batista Baccino, professor;

- Pe. Tiago Allavena, professor;

- Coadjutor Bartolomeu Scavini, mestre em carpintaria;

- Coadjutor Vicente Gioia, cozinheiro e mestre em sapataria;

- Coadjutor Bartolomeu Molinari, professor de canto e instrumentista;

- Coadjutor Estevão Belmonte, músico e expert em economia doméstica;

Eram missionários que tinham gravada no coração a experiência familiar apostólica do Oratório de Valdocco. Fizeram a história salesiana a partir do PPV no seguimento de Jesus. Deixaram tudo para encontrar novos irmãos e irmãs, famílias, comunidades e, sobretudo, os jovens. Hoje, caro leitor, é você o chamado.

Vasos
O que quis dizer Pio IX como essa expressão? Certamente, a referência a serem vasos verdadeiros, discípulos de Jesus no carisma salesiano com o conteúdo da vivência oratoriana. Vasos repletos de sonhos que se realizariam no contato com novos povos. Foram desbravadores porque acreditaram no mandato missionário. Sentiram profundamente deixar Valdocco, as lágrimas não foram poupadas; porém, a voz de Deus os chamava a uma missão além-fronteiras para levarem a alegria do Evangelho com os elementos carismáticos salesianos. Vasos com o bom vinho, que souberam distribuir por onde passaram. Hoje, caro leitor, é você este vaso com o conteúdo da fé.

Cheios de boa semente
Aqueles primeiros missionários não chegaram à América desconhecida apenas movidos por um projeto de evangelizar, mas tinham no coração um projeto de vida a ser partilhado com os homens e mulheres da nova terra. Qual era a semente? Certamente, o Evangelho de Jesus Cristo que precisa, antes de tudo, ser descoberto nestas terras e aqui regadas, protegidas e dinamizadas. A boa semente do empenho missionário, da comunhão eclesial, da busca dos jovens e das classes populares. Assim chegaram esses missionários com o coração, a mente e a vontade, cheios de esperanças, e foram capazes de harmonizar, com a luz do Espírito Santo, um longo processo de evangelização inserido nas culturas que ainda hoje estamos resgatando.

A missão salesiana requer adultos sonhadores, comunidades animadoras de processos de evangelização e jovens que concretizem os sonhos com a energia e o dinamismo que os tempos exigem, numa Igreja evangelizadora sinodal.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Estreia 2025

A seguir
Publicidade RSE

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil